A inserção da temática agrotóxicos nas pesquisas em ensino de ciências no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mezalira, Sandra Mara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pansera-de-Araújo, Maria Cristina G., Soares, Jeferson Rosa, Bracagioli Neto, Alberto, Robaina, Jose Vicente Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253231
Resumo: Os agrotóxicos são substâncias usadas no controle de pragas e doenças de plantas, dispersas no ar, água, solo e alimentos, que afetam o ambiente e saúde dos seres vivos. As escolas e as universidades são espaços para ensino e apropriação dos conceitos científicos relacionados aos agrotóxicos. Buscou-se analisar e sistematizar as pesquisas sobre Agrotóxicos no Ensino de Ciências, publicadas de 2008 a 2018, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, na Scientific Electronic Library online, no Google Acadêmico, na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, na Revista Ciências & Ideias, na Revista Electrónica Enseñanza de las Ciências e nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Esta investigação é de natureza quali-quantitativa, do tipo bibliográfica. Para as buscas, utilizaram-se os descritores “Agrotóxicos” e “Agrotóxicos AND Ensino”, aplicando-os ao título, resumo e palavras-chave. Foram encontrados cerca de 25000 trabalhos, com o descritor Agrotóxicos, dos quais 60 foram elegíveis para este estudo, por tratarem do ensino. A disciplina de Química foi abordada em 24 textos. O Ensino Médio, prevaleceu, constando em 37 dos trabalhos. Os instrumentos mais utilizados pelos pesquisadores nessas produções foram: questionários, entrevistas, diário de campo, observação, sequência didática, resolução de problemas e os três momentos pedagógicos. O Ensino e Aprendizagem foi o foco mais evidente, perfazendo 61% dos textos. O ano de 2016 foi o que representou maior número de produções envolvendo o tema Agrotóxicos, publicadas em periódicos e eventos científicos e encontradas no Google Acadêmico.
id UFRGS-2_9b54b47bd4df09b70044cfb24201976d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253231
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mezalira, Sandra MaraPansera-de-Araújo, Maria Cristina G.Soares, Jeferson RosaBracagioli Neto, AlbertoRobaina, Jose Vicente Lima2022-12-24T05:06:39Z20202238-8079http://hdl.handle.net/10183/253231001149841Os agrotóxicos são substâncias usadas no controle de pragas e doenças de plantas, dispersas no ar, água, solo e alimentos, que afetam o ambiente e saúde dos seres vivos. As escolas e as universidades são espaços para ensino e apropriação dos conceitos científicos relacionados aos agrotóxicos. Buscou-se analisar e sistematizar as pesquisas sobre Agrotóxicos no Ensino de Ciências, publicadas de 2008 a 2018, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, na Scientific Electronic Library online, no Google Acadêmico, na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, na Revista Ciências & Ideias, na Revista Electrónica Enseñanza de las Ciências e nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Esta investigação é de natureza quali-quantitativa, do tipo bibliográfica. Para as buscas, utilizaram-se os descritores “Agrotóxicos” e “Agrotóxicos AND Ensino”, aplicando-os ao título, resumo e palavras-chave. Foram encontrados cerca de 25000 trabalhos, com o descritor Agrotóxicos, dos quais 60 foram elegíveis para este estudo, por tratarem do ensino. A disciplina de Química foi abordada em 24 textos. O Ensino Médio, prevaleceu, constando em 37 dos trabalhos. Os instrumentos mais utilizados pelos pesquisadores nessas produções foram: questionários, entrevistas, diário de campo, observação, sequência didática, resolução de problemas e os três momentos pedagógicos. O Ensino e Aprendizagem foi o foco mais evidente, perfazendo 61% dos textos. O ano de 2016 foi o que representou maior número de produções envolvendo o tema Agrotóxicos, publicadas em periódicos e eventos científicos e encontradas no Google Acadêmico.Pesticides are substances used for pests and plant diseases control, dispersed in the air, water, soil and food, affecting the environment and health of living beings. The school is a place for teaching and appropriation of scientific concepts related to pesticides. We sought to analyze and systematize the research on Pesticides in Science Education, published from 2008 to 2018, in the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, in the Catalog of Theses and Dissertations from CAPES, in Scientific Electronic Library online, in Google Scholar, in the Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, in the Revista Ciências e Ideias, in the Revista Electrónica Enseñanza de las Ciências, and in the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. The study is of a qualitative and quantitative nature, of the bibliographic type. For the searches, the descriptors "Pesticides" and "Pesticide AND education" were used, applying them to the title, abstract, and keyword. About 25000 works were found with the “Pesticide” descriptor, of which only 60 were selected for this study, as they deal with teaching. Chemistry was covered in 24 texts. As for the level of education, high school prevailed, comprising 37 of the works. The research instruments most used were: Questionnaires, Interviews, Field Diary, Observation, Didactic Sequence, Problem Solving, Three Pedagogical Moments. Teaching and Learning was the most evident focus, making up 61% of the texts. The year of 2016 was the one that represented the largest number of productions involving the theme Pesticides, published in journals and scientific events and found on Google Scholar.application/pdfporTear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Vol. 9, n. 1 (2020), p. 1-22PesticidaAgrotóxicoPesticidesState of artControversial issuesTeaching-LearningNatural SciencesA inserção da temática agrotóxicos nas pesquisas em ensino de ciências no BrasilThe insertion of the pesticide theme in science teaching research in Brazil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149841.pdf.txt001149841.pdf.txtExtracted Texttext/plain70041http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253231/2/001149841.pdf.txt28ae0577148078dbd2a9cb9ae020c00fMD52ORIGINAL001149841.pdfTexto completoapplication/pdf470034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253231/1/001149841.pdfd119083cc829052de7f27d4a16a5b1ddMD5110183/2532312022-12-25 05:56:55.829355oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253231Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-25T07:56:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A inserção da temática agrotóxicos nas pesquisas em ensino de ciências no Brasil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The insertion of the pesticide theme in science teaching research in Brazil
title A inserção da temática agrotóxicos nas pesquisas em ensino de ciências no Brasil
spellingShingle A inserção da temática agrotóxicos nas pesquisas em ensino de ciências no Brasil
Mezalira, Sandra Mara
Pesticida
Agrotóxico
Pesticides
State of art
Controversial issues
Teaching-Learning
Natural Sciences
title_short A inserção da temática agrotóxicos nas pesquisas em ensino de ciências no Brasil
title_full A inserção da temática agrotóxicos nas pesquisas em ensino de ciências no Brasil
title_fullStr A inserção da temática agrotóxicos nas pesquisas em ensino de ciências no Brasil
title_full_unstemmed A inserção da temática agrotóxicos nas pesquisas em ensino de ciências no Brasil
title_sort A inserção da temática agrotóxicos nas pesquisas em ensino de ciências no Brasil
author Mezalira, Sandra Mara
author_facet Mezalira, Sandra Mara
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina G.
Soares, Jeferson Rosa
Bracagioli Neto, Alberto
Robaina, Jose Vicente Lima
author_role author
author2 Pansera-de-Araújo, Maria Cristina G.
Soares, Jeferson Rosa
Bracagioli Neto, Alberto
Robaina, Jose Vicente Lima
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mezalira, Sandra Mara
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina G.
Soares, Jeferson Rosa
Bracagioli Neto, Alberto
Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Pesticida
Agrotóxico
topic Pesticida
Agrotóxico
Pesticides
State of art
Controversial issues
Teaching-Learning
Natural Sciences
dc.subject.eng.fl_str_mv Pesticides
State of art
Controversial issues
Teaching-Learning
Natural Sciences
description Os agrotóxicos são substâncias usadas no controle de pragas e doenças de plantas, dispersas no ar, água, solo e alimentos, que afetam o ambiente e saúde dos seres vivos. As escolas e as universidades são espaços para ensino e apropriação dos conceitos científicos relacionados aos agrotóxicos. Buscou-se analisar e sistematizar as pesquisas sobre Agrotóxicos no Ensino de Ciências, publicadas de 2008 a 2018, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, na Scientific Electronic Library online, no Google Acadêmico, na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, na Revista Ciências & Ideias, na Revista Electrónica Enseñanza de las Ciências e nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Esta investigação é de natureza quali-quantitativa, do tipo bibliográfica. Para as buscas, utilizaram-se os descritores “Agrotóxicos” e “Agrotóxicos AND Ensino”, aplicando-os ao título, resumo e palavras-chave. Foram encontrados cerca de 25000 trabalhos, com o descritor Agrotóxicos, dos quais 60 foram elegíveis para este estudo, por tratarem do ensino. A disciplina de Química foi abordada em 24 textos. O Ensino Médio, prevaleceu, constando em 37 dos trabalhos. Os instrumentos mais utilizados pelos pesquisadores nessas produções foram: questionários, entrevistas, diário de campo, observação, sequência didática, resolução de problemas e os três momentos pedagógicos. O Ensino e Aprendizagem foi o foco mais evidente, perfazendo 61% dos textos. O ano de 2016 foi o que representou maior número de produções envolvendo o tema Agrotóxicos, publicadas em periódicos e eventos científicos e encontradas no Google Acadêmico.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-24T05:06:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253231
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001149841
identifier_str_mv 2238-8079
001149841
url http://hdl.handle.net/10183/253231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Vol. 9, n. 1 (2020), p. 1-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253231/2/001149841.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253231/1/001149841.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 28ae0577148078dbd2a9cb9ae020c00f
d119083cc829052de7f27d4a16a5b1dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447815780827136