Quando o vazio se faz presente : desvendando o ser-sensível de uma aula de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kettermann, Fernanda Michele
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31970
Resumo: Este trabalho se constrói a partir de minhas inquietações, de experiências das quais tiro 'algo‘ que transcende o momento. Esse 'algo‘ surge de um vazio presente nas aulas de matemática e pode manifestar-se em diferentes signos, dependendo da situação, do momento. Não podemos, no entanto, garantir a manifestação desse 'algo‘, pois ela constitui-se numa potência do acaso. Ela pode ocorrer através da simples presença de um 'chapéu mágico', ou de uma brincadeira com os números primos, no despertar de uma sensibilidade que possibilita o aprendizado.
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spelling Kettermann, Fernanda MicheleMoellwald, Francisco Egger2011-09-22T06:01:53Z2011http://hdl.handle.net/10183/31970000784033Este trabalho se constrói a partir de minhas inquietações, de experiências das quais tiro 'algo‘ que transcende o momento. Esse 'algo‘ surge de um vazio presente nas aulas de matemática e pode manifestar-se em diferentes signos, dependendo da situação, do momento. Não podemos, no entanto, garantir a manifestação desse 'algo‘, pois ela constitui-se numa potência do acaso. Ela pode ocorrer através da simples presença de um 'chapéu mágico', ou de uma brincadeira com os números primos, no despertar de uma sensibilidade que possibilita o aprendizado.This work is built from my uneasiness, from experiences of which I take 'something‘ that transcends the moment. This 'something‘ arises from an emptiness that is present in math classes and may manifest itself through different signs, depending on the situation, on the moment. However, we cannot guarantee the manifestation of such a'something‘, since it constitutes itself within the power of chance. It may hap-pen through the simple presence of a "magic hat" or from a play with prime numbers, in an awakening of sensitivity that makes learning possible.application/pdfporMatemática : Ensino : AprendizagemProfessores : FormacaoNúmeros primosTeaching prime numbersLearningDifferenceIncompletenessQuando o vazio se faz presente : desvendando o ser-sensível de uma aula de Matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000784033.pdf.txt000784033.pdf.txtExtracted Texttext/plain44770http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31970/2/000784033.pdf.txt53655cfe19f22cad2ad287aa19b033ffMD52ORIGINAL000784033.pdf000784033.pdfTexto completoapplication/pdf415745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31970/1/000784033.pdf45c57b5b5c4c53ca354f64e5bf98714bMD51THUMBNAIL000784033.pdf.jpg000784033.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31970/3/000784033.pdf.jpg5c018650415269b7ce0b911129f66434MD5310183/319702018-10-10 07:50:25.325oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31970Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-10T10:50:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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