Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1981 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235068 |
Resumo: | O presente estudo foi desenvolvido com dois grupos de alunos da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1. e 2. Graus, provenientes de diversas licenciaturas, e submetidos a diferentes modalidades de treinamento. O treinamento do primeiro grupo foi centrado na identificação de problemas e o do segundo grupo foi centrado na solução de problemas. Foram comparados os resultados dos desempenhos dos alunos na habilidade de tomar decisões, no domínio de conteúdo e na qualidade do processo de solução de problemas em estudos de caso. Os resultados evidenciados servem de alerta para que os responsáveis pelo treinamento de futuros professores preocupem-se em instrumentá-los não somente para solucionar problemas, mas, sobretudo, para reflexionar criticamente sobre a realidade e identificar as questões relevantes que precisam ser respondidas. |
id |
UFRGS-2_9bdad3a3e3f004da2e8aa4e753e7ea89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235068 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Franco, Maria Estela Dal Pai2022-02-12T04:50:47Z19810100-3143http://hdl.handle.net/10183/235068000065869O presente estudo foi desenvolvido com dois grupos de alunos da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1. e 2. Graus, provenientes de diversas licenciaturas, e submetidos a diferentes modalidades de treinamento. O treinamento do primeiro grupo foi centrado na identificação de problemas e o do segundo grupo foi centrado na solução de problemas. Foram comparados os resultados dos desempenhos dos alunos na habilidade de tomar decisões, no domínio de conteúdo e na qualidade do processo de solução de problemas em estudos de caso. Os resultados evidenciados servem de alerta para que os responsáveis pelo treinamento de futuros professores preocupem-se em instrumentá-los não somente para solucionar problemas, mas, sobretudo, para reflexionar criticamente sobre a realidade e identificar as questões relevantes que precisam ser respondidas.This study was developed with two groups of students from several training teacher programs. They were exposed to two different training modalities. The first treatment was problem identification centered and the second one was problem solving centerd. The dependent variables were: decision making ability, content mastery and quality of problem solving process in case studies. The main results suggest that prospective training programs must focus not only in problem solving situations. They must be directed toward criticaI thinking and search of unanswered questions.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 1981), p. 17-44ProfessorFormaçãoTomada de decisãoResolução de problemasModalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensinoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065869.pdf.txt000065869.pdf.txtExtracted Texttext/plain66980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235068/2/000065869.pdf.txt3ffcd7765be830c34aa4adb5c9608306MD52ORIGINAL000065869.pdfTexto completoapplication/pdf612886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235068/1/000065869.pdf066043d588d55f03eb1dd2533a770c4fMD5110183/2350682022-02-22 04:43:53.726931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235068Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:43:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino |
title |
Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino |
spellingShingle |
Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino Franco, Maria Estela Dal Pai Professor Formação Tomada de decisão Resolução de problemas |
title_short |
Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino |
title_full |
Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino |
title_fullStr |
Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino |
title_full_unstemmed |
Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino |
title_sort |
Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino |
author |
Franco, Maria Estela Dal Pai |
author_facet |
Franco, Maria Estela Dal Pai |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Maria Estela Dal Pai |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação Tomada de decisão Resolução de problemas |
topic |
Professor Formação Tomada de decisão Resolução de problemas |
description |
O presente estudo foi desenvolvido com dois grupos de alunos da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1. e 2. Graus, provenientes de diversas licenciaturas, e submetidos a diferentes modalidades de treinamento. O treinamento do primeiro grupo foi centrado na identificação de problemas e o do segundo grupo foi centrado na solução de problemas. Foram comparados os resultados dos desempenhos dos alunos na habilidade de tomar decisões, no domínio de conteúdo e na qualidade do processo de solução de problemas em estudos de caso. Os resultados evidenciados servem de alerta para que os responsáveis pelo treinamento de futuros professores preocupem-se em instrumentá-los não somente para solucionar problemas, mas, sobretudo, para reflexionar criticamente sobre a realidade e identificar as questões relevantes que precisam ser respondidas. |
publishDate |
1981 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1981 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-12T04:50:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/235068 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0100-3143 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000065869 |
identifier_str_mv |
0100-3143 000065869 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/235068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 1981), p. 17-44 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235068/2/000065869.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235068/1/000065869.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3ffcd7765be830c34aa4adb5c9608306 066043d588d55f03eb1dd2533a770c4f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225050188152832 |