Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Maria Estela Dal Pai
Data de Publicação: 1981
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/235068
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido com dois grupos de alunos da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1. e 2. Graus, provenientes de diversas licenciaturas, e submetidos a diferentes modalidades de treinamento. O treinamento do primeiro grupo foi centrado na identificação de problemas e o do segundo grupo foi centrado na solução de problemas. Foram comparados os resultados dos desempenhos dos alunos na habilidade de tomar decisões, no domínio de conteúdo e na qualidade do processo de solução de problemas em estudos de caso. Os resultados evidenciados servem de alerta para que os responsáveis pelo treinamento de futuros professores preocupem-se em instrumentá-los não somente para solucionar problemas, mas, sobretudo, para reflexionar criticamente sobre a realidade e identificar as questões relevantes que precisam ser respondidas.
id UFRGS-2_9bdad3a3e3f004da2e8aa4e753e7ea89
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235068
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Franco, Maria Estela Dal Pai2022-02-12T04:50:47Z19810100-3143http://hdl.handle.net/10183/235068000065869O presente estudo foi desenvolvido com dois grupos de alunos da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1. e 2. Graus, provenientes de diversas licenciaturas, e submetidos a diferentes modalidades de treinamento. O treinamento do primeiro grupo foi centrado na identificação de problemas e o do segundo grupo foi centrado na solução de problemas. Foram comparados os resultados dos desempenhos dos alunos na habilidade de tomar decisões, no domínio de conteúdo e na qualidade do processo de solução de problemas em estudos de caso. Os resultados evidenciados servem de alerta para que os responsáveis pelo treinamento de futuros professores preocupem-se em instrumentá-los não somente para solucionar problemas, mas, sobretudo, para reflexionar criticamente sobre a realidade e identificar as questões relevantes que precisam ser respondidas.This study was developed with two groups of students from several training teacher programs. They were exposed to two different training modalities. The first treatment was problem identification centered and the second one was problem solving centerd. The dependent variables were: decision making ability, content mastery and quality of problem solving process in case studies. The main results suggest that prospective training programs must focus not only in problem solving situations. They must be directed toward criticaI thinking and search of unanswered questions.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 1981), p. 17-44ProfessorFormaçãoTomada de decisãoResolução de problemasModalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensinoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065869.pdf.txt000065869.pdf.txtExtracted Texttext/plain66980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235068/2/000065869.pdf.txt3ffcd7765be830c34aa4adb5c9608306MD52ORIGINAL000065869.pdfTexto completoapplication/pdf612886http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235068/1/000065869.pdf066043d588d55f03eb1dd2533a770c4fMD5110183/2350682022-02-22 04:43:53.726931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235068Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T07:43:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino
title Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino
spellingShingle Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino
Franco, Maria Estela Dal Pai
Professor
Formação
Tomada de decisão
Resolução de problemas
title_short Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino
title_full Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino
title_fullStr Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino
title_full_unstemmed Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino
title_sort Modalidades de aplicação de sistemas decisórios no treinamento de futuros professores : uma experiência de ensino
author Franco, Maria Estela Dal Pai
author_facet Franco, Maria Estela Dal Pai
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Maria Estela Dal Pai
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação
Tomada de decisão
Resolução de problemas
topic Professor
Formação
Tomada de decisão
Resolução de problemas
description O presente estudo foi desenvolvido com dois grupos de alunos da disciplina Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1. e 2. Graus, provenientes de diversas licenciaturas, e submetidos a diferentes modalidades de treinamento. O treinamento do primeiro grupo foi centrado na identificação de problemas e o do segundo grupo foi centrado na solução de problemas. Foram comparados os resultados dos desempenhos dos alunos na habilidade de tomar decisões, no domínio de conteúdo e na qualidade do processo de solução de problemas em estudos de caso. Os resultados evidenciados servem de alerta para que os responsáveis pelo treinamento de futuros professores preocupem-se em instrumentá-los não somente para solucionar problemas, mas, sobretudo, para reflexionar criticamente sobre a realidade e identificar as questões relevantes que precisam ser respondidas.
publishDate 1981
dc.date.issued.fl_str_mv 1981
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-12T04:50:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/235068
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000065869
identifier_str_mv 0100-3143
000065869
url http://hdl.handle.net/10183/235068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 6, n. 1 (jan./abr. 1981), p. 17-44
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235068/2/000065869.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235068/1/000065869.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ffcd7765be830c34aa4adb5c9608306
066043d588d55f03eb1dd2533a770c4f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225050188152832