A avaliação da efetividade do Programa Adolescente Aprendiz : o caso de uma instituição em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bruna Cristiane Dias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225393
Resumo: A inserção e formação de jovens para o primeiro emprego formal não é um fenômeno simples no Brasil, uma vez que a maioria tem seu primeiro contato com o mundo do trabalho através da informalidade. Por este e outros motivos, faz-se necessário que as políticas sociais e econômicas atendam a esta demanda de forma efetiva. O objetivo deste estudo é analisar o Programa Adolescente Aprendiz a partir da avaliação de efetividade. O foco da avaliação desta política foi a percepção dos jovens atendidos após a alteração da lei do trabalho que cria a figura do adolescente aprendiz. Este estudo foi desenvolvido junto a uma organização da sociedade civil: Movimento dos direitos das crianças e adolescentes (MDCA) em Porto Alegre no Rio Grande do Sul. O método utilizado teve caráter exploratório e qualitativo da Lei nº 10.097 de 2000 que regulamenta esta Política Pública. Este trabalho utiliza a fundamentação teórica sobre administração pública, políticas públicas, avaliação de políticas públicas e indicadores de avaliação. Entendendo que o Estado tem por objetivo promover o bem-estar social e atua através de ações governamentais que necessitam ser avaliadas, pois visa instrumentalizar os gestores públicos nas suas tomadas de decisão. Entende-se que a avaliação é um processo que pretende produzir informações acerca da política pública analisada, em que é necessário obter indicadores, neste caso se utilizou a efetividade, cujo entendimento é de ser uma medida de pontas, por um lado os objetivos e metas e, por outro os efeitos percebidos após a implementação do programa. Sendo assim, neste estudo, foi medida a percepção dos aprendizes beneficiados por esta política pública. Após a análise das categorias analíticas, concluiu-se que os indicadores apontam que os objetivos delineados pela política são atingidos e permitem inferir que a política pública é efetiva para os aprendizes, pois percebem de forma positiva que a Lei da aprendizagem alterou a sua trajetória de vida. Contudo, a política pública necessita de uma avaliação de nível nacional para sua permanência e aperfeiçoamento. Sendo assim, esta pesquisa pode contribuir para futuros estudos sobre avaliação de políticas públicas.
id UFRGS-2_9c47d63f782994e70c2b99cb698daeed
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225393
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Bruna Cristiane DiasBittencourt, Jaqueline Marcela Villafuerte2021-08-10T04:31:33Z2020http://hdl.handle.net/10183/225393001126857A inserção e formação de jovens para o primeiro emprego formal não é um fenômeno simples no Brasil, uma vez que a maioria tem seu primeiro contato com o mundo do trabalho através da informalidade. Por este e outros motivos, faz-se necessário que as políticas sociais e econômicas atendam a esta demanda de forma efetiva. O objetivo deste estudo é analisar o Programa Adolescente Aprendiz a partir da avaliação de efetividade. O foco da avaliação desta política foi a percepção dos jovens atendidos após a alteração da lei do trabalho que cria a figura do adolescente aprendiz. Este estudo foi desenvolvido junto a uma organização da sociedade civil: Movimento dos direitos das crianças e adolescentes (MDCA) em Porto Alegre no Rio Grande do Sul. O método utilizado teve caráter exploratório e qualitativo da Lei nº 10.097 de 2000 que regulamenta esta Política Pública. Este trabalho utiliza a fundamentação teórica sobre administração pública, políticas públicas, avaliação de políticas públicas e indicadores de avaliação. Entendendo que o Estado tem por objetivo promover o bem-estar social e atua através de ações governamentais que necessitam ser avaliadas, pois visa instrumentalizar os gestores públicos nas suas tomadas de decisão. Entende-se que a avaliação é um processo que pretende produzir informações acerca da política pública analisada, em que é necessário obter indicadores, neste caso se utilizou a efetividade, cujo entendimento é de ser uma medida de pontas, por um lado os objetivos e metas e, por outro os efeitos percebidos após a implementação do programa. Sendo assim, neste estudo, foi medida a percepção dos aprendizes beneficiados por esta política pública. Após a análise das categorias analíticas, concluiu-se que os indicadores apontam que os objetivos delineados pela política são atingidos e permitem inferir que a política pública é efetiva para os aprendizes, pois percebem de forma positiva que a Lei da aprendizagem alterou a sua trajetória de vida. Contudo, a política pública necessita de uma avaliação de nível nacional para sua permanência e aperfeiçoamento. Sendo assim, esta pesquisa pode contribuir para futuros estudos sobre avaliação de políticas públicas.En Brasil la inserción y formación de jóvenes para su primer empleo formal no es un fenómeno simple, la mayoría tiene su primer contacto con el mundo laboral a través de la informalidad. Por esta y otras razones, es necesario que las políticas sociales y económicas satisfagan esta demanda de manera efectiva. El objetivo de este estudio es analizar el Programa de Aprendizaje para Adolescentes a partir de la evaluación de la medida de efectividad. El foco de la evaluación de esta política fue la percepción de los jóvenes atendidos, después del cambio en la legislación laboral que crea la figura del adolescente aprendiz. Este estudio fue desarrollado en una organización de la sociedad civil: Movimiento por los Derechos de la Niñez y la Adolescencia (MDCA) de Porto Alegre en Rio Grande do Sul. El método utilizado fue exploratorio y cualitativo direccionado a la Ley N ° 10.097 de 2000 que regula esta Política Pública. Este trabajo utiliza la base teórica sobre administración pública, políticas públicas, evaluación de políticas públicas e indicadores de evaluación. Entendiendo que el Estado tiene como objetivo promover el bienestar social y actúa a través de acciones gubernamentales que necesitan ser evaluadas, ya que busca equipar a los gestores públicos en su toma de decisiones. Se entiende que la evaluación es un proceso que pretende producir información sobre la política pública analizada, en la cual es necesario obtener indicadores, en este caso se utilizó la efectividad, cuya comprensión debe ser de una medida de puntas, por un lado, los objetivos y metas y por otro lado, los efectos percibidos tras la implementación del programa. Por ello, en este estudio se midió la percepción de los aprendices beneficiados por esta política. Luego de analizar las categorías analíticas, se concluyó que los indicadores apuntan que los objetivos trazados por el Programa son logrados y permiten inferir que la política pública es efectiva para los aprendices, ya que perciben positivamente que la Ley del aprendizaje cambió su trayectoria de vida. Sin embargo, esta acción gubernamental necesita una evaluación a nivel nacional para su permanencia y mejora. Por tanto, esta investigación puede contribuir a futuros estudios sobre evaluación de políticas públicas.application/pdfporPolíticas públicasGeração de empregoJovens aprendizesAvaliaçãoPolíticas PúblicasEvaluación políticas públicasEfectividadPercepciónJoven aprendizA avaliação da efetividade do Programa Adolescente Aprendiz : o caso de uma instituição em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2020Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126857.pdf.txt001126857.pdf.txtExtracted Texttext/plain92910http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225393/2/001126857.pdf.txt313973da95ce0e24d87639fd6ddaa359MD52ORIGINAL001126857.pdfTexto completoapplication/pdf2753841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225393/1/001126857.pdf81b389a02398acd5760261631369561dMD5110183/2253932023-04-29 03:48:46.799691oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225393Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-29T06:48:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A avaliação da efetividade do Programa Adolescente Aprendiz : o caso de uma instituição em Porto Alegre
title A avaliação da efetividade do Programa Adolescente Aprendiz : o caso de uma instituição em Porto Alegre
spellingShingle A avaliação da efetividade do Programa Adolescente Aprendiz : o caso de uma instituição em Porto Alegre
Pereira, Bruna Cristiane Dias
Políticas públicas
Geração de emprego
Jovens aprendizes
Avaliação
Políticas Públicas
Evaluación políticas públicas
Efectividad
Percepción
Joven aprendiz
title_short A avaliação da efetividade do Programa Adolescente Aprendiz : o caso de uma instituição em Porto Alegre
title_full A avaliação da efetividade do Programa Adolescente Aprendiz : o caso de uma instituição em Porto Alegre
title_fullStr A avaliação da efetividade do Programa Adolescente Aprendiz : o caso de uma instituição em Porto Alegre
title_full_unstemmed A avaliação da efetividade do Programa Adolescente Aprendiz : o caso de uma instituição em Porto Alegre
title_sort A avaliação da efetividade do Programa Adolescente Aprendiz : o caso de uma instituição em Porto Alegre
author Pereira, Bruna Cristiane Dias
author_facet Pereira, Bruna Cristiane Dias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Bruna Cristiane Dias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bittencourt, Jaqueline Marcela Villafuerte
contributor_str_mv Bittencourt, Jaqueline Marcela Villafuerte
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas
Geração de emprego
Jovens aprendizes
Avaliação
topic Políticas públicas
Geração de emprego
Jovens aprendizes
Avaliação
Políticas Públicas
Evaluación políticas públicas
Efectividad
Percepción
Joven aprendiz
dc.subject.eng.fl_str_mv Políticas Públicas
dc.subject.spa.fl_str_mv Evaluación políticas públicas
Efectividad
Percepción
Joven aprendiz
description A inserção e formação de jovens para o primeiro emprego formal não é um fenômeno simples no Brasil, uma vez que a maioria tem seu primeiro contato com o mundo do trabalho através da informalidade. Por este e outros motivos, faz-se necessário que as políticas sociais e econômicas atendam a esta demanda de forma efetiva. O objetivo deste estudo é analisar o Programa Adolescente Aprendiz a partir da avaliação de efetividade. O foco da avaliação desta política foi a percepção dos jovens atendidos após a alteração da lei do trabalho que cria a figura do adolescente aprendiz. Este estudo foi desenvolvido junto a uma organização da sociedade civil: Movimento dos direitos das crianças e adolescentes (MDCA) em Porto Alegre no Rio Grande do Sul. O método utilizado teve caráter exploratório e qualitativo da Lei nº 10.097 de 2000 que regulamenta esta Política Pública. Este trabalho utiliza a fundamentação teórica sobre administração pública, políticas públicas, avaliação de políticas públicas e indicadores de avaliação. Entendendo que o Estado tem por objetivo promover o bem-estar social e atua através de ações governamentais que necessitam ser avaliadas, pois visa instrumentalizar os gestores públicos nas suas tomadas de decisão. Entende-se que a avaliação é um processo que pretende produzir informações acerca da política pública analisada, em que é necessário obter indicadores, neste caso se utilizou a efetividade, cujo entendimento é de ser uma medida de pontas, por um lado os objetivos e metas e, por outro os efeitos percebidos após a implementação do programa. Sendo assim, neste estudo, foi medida a percepção dos aprendizes beneficiados por esta política pública. Após a análise das categorias analíticas, concluiu-se que os indicadores apontam que os objetivos delineados pela política são atingidos e permitem inferir que a política pública é efetiva para os aprendizes, pois percebem de forma positiva que a Lei da aprendizagem alterou a sua trajetória de vida. Contudo, a política pública necessita de uma avaliação de nível nacional para sua permanência e aperfeiçoamento. Sendo assim, esta pesquisa pode contribuir para futuros estudos sobre avaliação de políticas públicas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-10T04:31:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225393
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126857
url http://hdl.handle.net/10183/225393
identifier_str_mv 001126857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225393/2/001126857.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225393/1/001126857.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 313973da95ce0e24d87639fd6ddaa359
81b389a02398acd5760261631369561d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224611046621184