Incidentes de segurança com acadêmicos de enfermagem durante os estágios hospitalares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nichele, Suelen Paiva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/135543
Resumo: A segurança do paciente, preocupação mundial, tem sido pouco estudada com relação ao ensino. O objetivo deste estudo foi analisar incidentes de segurança com pacientes durante as atividades práticas dos acadêmicos de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória, delineamento transversal. Acadêmicos do 5º, 6º e 7º semestre da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foram convidados a participar e responder um questionário. Dos convidados, 99 aceitaram e foram relatados 67 incidentes com pacientes. A amostra de 67 (100%) foi estratificada de acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde em: 24 (36%) quase falhas (QF), 42 (62%) incidentes sem dano (ISD) e um (2%) com dano (ICD). Dos 67 incidentes, 23 (34%) ocorreram com medicamentos, e 44 (66%), outras práticas. Erros com medicamentos chegaram significativamente menos nos pacientes (QF) do que os ISD relacionados a outras técnicas (χ²=22.0279 e p<0,05). Erros com medicamentos na maioria foram diluição (45%), dose (26%), além de outros. Outras práticas foram na maioria erros em técnica asséptica durante procedimentos (52%). Ocorreram incidentes de segurança com pacientes identificados, causados por erros e sem danos reconhecidos, provavelmente por estarem supervisionados. Novos estudos envolvendo professores poderão auxiliar na implementação de formas seguras de ensino desse tema.
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spelling Nichele, Suelen PaivaHoefel, Heloisa Helena Karnas2016-04-12T02:06:59Z2015http://hdl.handle.net/10183/135543000987903A segurança do paciente, preocupação mundial, tem sido pouco estudada com relação ao ensino. O objetivo deste estudo foi analisar incidentes de segurança com pacientes durante as atividades práticas dos acadêmicos de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória, delineamento transversal. Acadêmicos do 5º, 6º e 7º semestre da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foram convidados a participar e responder um questionário. Dos convidados, 99 aceitaram e foram relatados 67 incidentes com pacientes. A amostra de 67 (100%) foi estratificada de acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde em: 24 (36%) quase falhas (QF), 42 (62%) incidentes sem dano (ISD) e um (2%) com dano (ICD). Dos 67 incidentes, 23 (34%) ocorreram com medicamentos, e 44 (66%), outras práticas. Erros com medicamentos chegaram significativamente menos nos pacientes (QF) do que os ISD relacionados a outras técnicas (χ²=22.0279 e p<0,05). Erros com medicamentos na maioria foram diluição (45%), dose (26%), além de outros. Outras práticas foram na maioria erros em técnica asséptica durante procedimentos (52%). Ocorreram incidentes de segurança com pacientes identificados, causados por erros e sem danos reconhecidos, provavelmente por estarem supervisionados. Novos estudos envolvendo professores poderão auxiliar na implementação de formas seguras de ensino desse tema.Patient safety, a worldwide concern, has been little studied in relation to teaching. The objective of this study was to analyze security incidents with patients, during the clinical training of nursing students. It is an exploratory, cross-sectional research. Students from the 5th, 6th and 7th semesters of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul Nursing School were invited to participate and answer a questionnaire. Once asked to participate, 99 accepted and they reported 67 incidents with patients. The sample of 67 (100%) was stratified according to the World Health Organization classification, resulting in: 24 (36%) near misses (NM), 42 (62%) incidents without damage (IWD) and one (2%) damaging incident (DI). Of the 67 events, 23 (34%) occurred with medication, and 44 (66%), where other practices. Errors with medication hardly afected the patients (NM), in comparison with other the IWD related with other techniques (χ²= 22.0279 p <0.05). Errors with most drugs were mostly about dilution (45%) dose (26%), and others. Other practices were mostly errors in sterile technique during procedures (52%). There were security incidents with patients identified, caused by errors and without damages, probably because they were under supervision. New studies involving teachers can assist in the implementation of safe ways of teaching this subject.application/pdfporSegurança do pacienteEstudantes de enfermagemEstágioIncidentes de segurança : PacientesIncidentsPatient safetyNursing studentsInternshipIncidentes de segurança com acadêmicos de enfermagem durante os estágios hospitalaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2015Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000987903.pdf000987903.pdfTexto completoapplication/pdf284823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135543/1/000987903.pdf5be61ac33fffc27270e6828f9f07c936MD51TEXT000987903.pdf.txt000987903.pdf.txtExtracted Texttext/plain58124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135543/2/000987903.pdf.txte971d3ea974cec84519a604a0fa7977dMD52THUMBNAIL000987903.pdf.jpg000987903.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/135543/3/000987903.pdf.jpg1ebea707ebd11112d1d3a30a0c21c17aMD5310183/1355432018-10-11 09:16:28.704oai:www.lume.ufrgs.br:10183/135543Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-11T12:16:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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