ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ojeda, João Francisco Sebben
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/101370
Resumo: Este trabalho objetiva mostrar como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), enquanto dispositivo da avaliação contemporânea, operacionaliza relações de poder-saber. Para tanto, faz-se uma análise, inspirada no pensamento de Michel Foucault, do documento elaborado pelo INEP que trata dos eixos teóricos e metodológicos que estruturam o exame. Procura-se, na análise, dar ênfase às competências e habilidades atribuídas à disciplina de matemática, compreendida como parte da área da Matemática e Suas Tecnologias. Tomando contornos de conclusão, inspirado no pensamento de Gilles Deleuze, o trabalho apresenta reflexões acerca dos modos de pensar a docência: novos rumos para os caminhos do ensinar e do aprender.
id UFRGS-2_9c9a9631cb6403e68ecf53b2f8728c88
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101370
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ojeda, João Francisco SebbenBampi, Lisete Regina2014-08-19T02:10:37Z2014http://hdl.handle.net/10183/101370000931201Este trabalho objetiva mostrar como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), enquanto dispositivo da avaliação contemporânea, operacionaliza relações de poder-saber. Para tanto, faz-se uma análise, inspirada no pensamento de Michel Foucault, do documento elaborado pelo INEP que trata dos eixos teóricos e metodológicos que estruturam o exame. Procura-se, na análise, dar ênfase às competências e habilidades atribuídas à disciplina de matemática, compreendida como parte da área da Matemática e Suas Tecnologias. Tomando contornos de conclusão, inspirado no pensamento de Gilles Deleuze, o trabalho apresenta reflexões acerca dos modos de pensar a docência: novos rumos para os caminhos do ensinar e do aprender.This work aims to show how ENEM, while a rating “dispositif”, operationalize relations between power-knowledge. It is an analysis inspired by the Michel Foucault philosophy, the document prepared by INEP that deals with theoretical and methodological lines that structure the exam. It searches in this analysis, emphasis on skills and abilities attributed to the discipline of mathematics, understood as part of the area of Mathematics and Technology Center. Like a conclusion, inspired by the Gilles Deleuze philosophy, the work presents reflections on the ways of thinking about teaching: new directions for the trajectories of teaching and learning.application/pdfporEducação MatemáticaExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)ENEMPower-knowledgeDispositifENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saberinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000931201.pdf000931201.pdfTexto completoapplication/pdf455071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101370/1/000931201.pdfddde9e61bf23c2fb459e6bfdf4f42400MD51TEXT000931201.pdf.txt000931201.pdf.txtExtracted Texttext/plain78198http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101370/2/000931201.pdf.txtc5961826af0030f09d131004dfc0d663MD52THUMBNAIL000931201.pdf.jpg000931201.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101370/3/000931201.pdf.jpgd9e675f39f866c83356776dac809fb8fMD5310183/1013702018-10-22 09:19:15.566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101370Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:19:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber
title ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber
spellingShingle ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber
Ojeda, João Francisco Sebben
Educação Matemática
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
ENEM
Power-knowledge
Dispositif
title_short ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber
title_full ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber
title_fullStr ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber
title_full_unstemmed ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber
title_sort ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber
author Ojeda, João Francisco Sebben
author_facet Ojeda, João Francisco Sebben
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ojeda, João Francisco Sebben
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bampi, Lisete Regina
contributor_str_mv Bampi, Lisete Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
topic Educação Matemática
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
ENEM
Power-knowledge
Dispositif
dc.subject.eng.fl_str_mv ENEM
Power-knowledge
Dispositif
description Este trabalho objetiva mostrar como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), enquanto dispositivo da avaliação contemporânea, operacionaliza relações de poder-saber. Para tanto, faz-se uma análise, inspirada no pensamento de Michel Foucault, do documento elaborado pelo INEP que trata dos eixos teóricos e metodológicos que estruturam o exame. Procura-se, na análise, dar ênfase às competências e habilidades atribuídas à disciplina de matemática, compreendida como parte da área da Matemática e Suas Tecnologias. Tomando contornos de conclusão, inspirado no pensamento de Gilles Deleuze, o trabalho apresenta reflexões acerca dos modos de pensar a docência: novos rumos para os caminhos do ensinar e do aprender.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-19T02:10:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/101370
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000931201
url http://hdl.handle.net/10183/101370
identifier_str_mv 000931201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101370/1/000931201.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101370/2/000931201.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101370/3/000931201.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ddde9e61bf23c2fb459e6bfdf4f42400
c5961826af0030f09d131004dfc0d663
d9e675f39f866c83356776dac809fb8f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224469760442368