ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/101370 |
Resumo: | Este trabalho objetiva mostrar como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), enquanto dispositivo da avaliação contemporânea, operacionaliza relações de poder-saber. Para tanto, faz-se uma análise, inspirada no pensamento de Michel Foucault, do documento elaborado pelo INEP que trata dos eixos teóricos e metodológicos que estruturam o exame. Procura-se, na análise, dar ênfase às competências e habilidades atribuídas à disciplina de matemática, compreendida como parte da área da Matemática e Suas Tecnologias. Tomando contornos de conclusão, inspirado no pensamento de Gilles Deleuze, o trabalho apresenta reflexões acerca dos modos de pensar a docência: novos rumos para os caminhos do ensinar e do aprender. |
id |
UFRGS-2_9c9a9631cb6403e68ecf53b2f8728c88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101370 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ojeda, João Francisco SebbenBampi, Lisete Regina2014-08-19T02:10:37Z2014http://hdl.handle.net/10183/101370000931201Este trabalho objetiva mostrar como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), enquanto dispositivo da avaliação contemporânea, operacionaliza relações de poder-saber. Para tanto, faz-se uma análise, inspirada no pensamento de Michel Foucault, do documento elaborado pelo INEP que trata dos eixos teóricos e metodológicos que estruturam o exame. Procura-se, na análise, dar ênfase às competências e habilidades atribuídas à disciplina de matemática, compreendida como parte da área da Matemática e Suas Tecnologias. Tomando contornos de conclusão, inspirado no pensamento de Gilles Deleuze, o trabalho apresenta reflexões acerca dos modos de pensar a docência: novos rumos para os caminhos do ensinar e do aprender.This work aims to show how ENEM, while a rating “dispositif”, operationalize relations between power-knowledge. It is an analysis inspired by the Michel Foucault philosophy, the document prepared by INEP that deals with theoretical and methodological lines that structure the exam. It searches in this analysis, emphasis on skills and abilities attributed to the discipline of mathematics, understood as part of the area of Mathematics and Technology Center. Like a conclusion, inspired by the Gilles Deleuze philosophy, the work presents reflections on the ways of thinking about teaching: new directions for the trajectories of teaching and learning.application/pdfporEducação MatemáticaExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)ENEMPower-knowledgeDispositifENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saberinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2014Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000931201.pdf000931201.pdfTexto completoapplication/pdf455071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101370/1/000931201.pdfddde9e61bf23c2fb459e6bfdf4f42400MD51TEXT000931201.pdf.txt000931201.pdf.txtExtracted Texttext/plain78198http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101370/2/000931201.pdf.txtc5961826af0030f09d131004dfc0d663MD52THUMBNAIL000931201.pdf.jpg000931201.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1025http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101370/3/000931201.pdf.jpgd9e675f39f866c83356776dac809fb8fMD5310183/1013702018-10-22 09:19:15.566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/101370Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:19:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber |
title |
ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber |
spellingShingle |
ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber Ojeda, João Francisco Sebben Educação Matemática Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ENEM Power-knowledge Dispositif |
title_short |
ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber |
title_full |
ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber |
title_fullStr |
ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber |
title_full_unstemmed |
ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber |
title_sort |
ENEM como dispositivo da avaliação : competências e habilidades para poder-saber |
author |
Ojeda, João Francisco Sebben |
author_facet |
Ojeda, João Francisco Sebben |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ojeda, João Francisco Sebben |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bampi, Lisete Regina |
contributor_str_mv |
Bampi, Lisete Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) |
topic |
Educação Matemática Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ENEM Power-knowledge Dispositif |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
ENEM Power-knowledge Dispositif |
description |
Este trabalho objetiva mostrar como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), enquanto dispositivo da avaliação contemporânea, operacionaliza relações de poder-saber. Para tanto, faz-se uma análise, inspirada no pensamento de Michel Foucault, do documento elaborado pelo INEP que trata dos eixos teóricos e metodológicos que estruturam o exame. Procura-se, na análise, dar ênfase às competências e habilidades atribuídas à disciplina de matemática, compreendida como parte da área da Matemática e Suas Tecnologias. Tomando contornos de conclusão, inspirado no pensamento de Gilles Deleuze, o trabalho apresenta reflexões acerca dos modos de pensar a docência: novos rumos para os caminhos do ensinar e do aprender. |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-08-19T02:10:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/101370 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000931201 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/101370 |
identifier_str_mv |
000931201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101370/1/000931201.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101370/2/000931201.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/101370/3/000931201.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ddde9e61bf23c2fb459e6bfdf4f42400 c5961826af0030f09d131004dfc0d663 d9e675f39f866c83356776dac809fb8f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224469760442368 |