Teatro didático tecendo conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Robson Reinoso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206664
Resumo: A pesquisa Teatro didático tecendo conhecimento é um compartilhamento de vivências/relato de uma experiência. Ministrando oficinas de teatro em espaços não convencionais/não formais de ensino (territórios quilombolas, aldeias indígenas, ocupações urbanas, ambientes de conflito), procuro levantar o questionamento sobre como os fluxos e seus atravessamentos podem contribuir para a construção da identidade docente ou, em outras palavras, como o(s) fluxo(s) nesses “lugares periféricos” me fizeram “aprender a ensinar”.Posteriormente, narro a montagem do exercício cênico a partir do texto “Aquele que diz sim e aquele que diz não” de Bertolt Brecht, realizado com jovens da Lomba do Pinheiro, um dos bairros com maior mortalidade juvenil da cidade de Porto Alegre, integrantes do projeto Centro da Juventude. Nessa experiência, busco refletir sobre como acontece o processo de aprendizagem no sujeito participante da encenação, ou ainda, como acontece o processo didático/dialético que coloca em jogo a relação fazer/sentir/refletir/aprender, potencializando as habilidades e competências sensíveis do sujeito. Tento realizar essa reflexão partindo de premissas da pesquisadora e pedagoga Ingrid Koudela. Para tentar dar luz às reflexões no campo da experiência ancoro-me nos pensamentos de Walter Benjamim e, por fim, para elucidar a metodologia aplicada na sala de ensaios, lanço mão das teorias do pedagogo e dramaturgo Augusto Boal.
id UFRGS-2_9cb2036007b5bbb4f04c6bc2d0dcd4cc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206664
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Machado, Robson ReinosoMachado, João Carlos2020-03-12T04:13:04Z2019http://hdl.handle.net/10183/206664001112105A pesquisa Teatro didático tecendo conhecimento é um compartilhamento de vivências/relato de uma experiência. Ministrando oficinas de teatro em espaços não convencionais/não formais de ensino (territórios quilombolas, aldeias indígenas, ocupações urbanas, ambientes de conflito), procuro levantar o questionamento sobre como os fluxos e seus atravessamentos podem contribuir para a construção da identidade docente ou, em outras palavras, como o(s) fluxo(s) nesses “lugares periféricos” me fizeram “aprender a ensinar”.Posteriormente, narro a montagem do exercício cênico a partir do texto “Aquele que diz sim e aquele que diz não” de Bertolt Brecht, realizado com jovens da Lomba do Pinheiro, um dos bairros com maior mortalidade juvenil da cidade de Porto Alegre, integrantes do projeto Centro da Juventude. Nessa experiência, busco refletir sobre como acontece o processo de aprendizagem no sujeito participante da encenação, ou ainda, como acontece o processo didático/dialético que coloca em jogo a relação fazer/sentir/refletir/aprender, potencializando as habilidades e competências sensíveis do sujeito. Tento realizar essa reflexão partindo de premissas da pesquisadora e pedagoga Ingrid Koudela. Para tentar dar luz às reflexões no campo da experiência ancoro-me nos pensamentos de Walter Benjamim e, por fim, para elucidar a metodologia aplicada na sala de ensaios, lanço mão das teorias do pedagogo e dramaturgo Augusto Boal.application/pdfporTeatro : EducaçãoDidáticaArte-educaçãoTeatro : EnsinoTeatro didático tecendo conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112105.pdf.txt001112105.pdf.txtExtracted Texttext/plain115507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206664/2/001112105.pdf.txtef6048ac0db0201ac2de7c0835cf853dMD52ORIGINAL001112105.pdfTexto completoapplication/pdf651512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206664/1/001112105.pdf1c1514d11f7a294e136a79f3d353783aMD5110183/2066642020-03-13 04:15:52.762218oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206664Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-13T07:15:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teatro didático tecendo conhecimento
title Teatro didático tecendo conhecimento
spellingShingle Teatro didático tecendo conhecimento
Machado, Robson Reinoso
Teatro : Educação
Didática
Arte-educação
Teatro : Ensino
title_short Teatro didático tecendo conhecimento
title_full Teatro didático tecendo conhecimento
title_fullStr Teatro didático tecendo conhecimento
title_full_unstemmed Teatro didático tecendo conhecimento
title_sort Teatro didático tecendo conhecimento
author Machado, Robson Reinoso
author_facet Machado, Robson Reinoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Robson Reinoso
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, João Carlos
contributor_str_mv Machado, João Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro : Educação
Didática
Arte-educação
Teatro : Ensino
topic Teatro : Educação
Didática
Arte-educação
Teatro : Ensino
description A pesquisa Teatro didático tecendo conhecimento é um compartilhamento de vivências/relato de uma experiência. Ministrando oficinas de teatro em espaços não convencionais/não formais de ensino (territórios quilombolas, aldeias indígenas, ocupações urbanas, ambientes de conflito), procuro levantar o questionamento sobre como os fluxos e seus atravessamentos podem contribuir para a construção da identidade docente ou, em outras palavras, como o(s) fluxo(s) nesses “lugares periféricos” me fizeram “aprender a ensinar”.Posteriormente, narro a montagem do exercício cênico a partir do texto “Aquele que diz sim e aquele que diz não” de Bertolt Brecht, realizado com jovens da Lomba do Pinheiro, um dos bairros com maior mortalidade juvenil da cidade de Porto Alegre, integrantes do projeto Centro da Juventude. Nessa experiência, busco refletir sobre como acontece o processo de aprendizagem no sujeito participante da encenação, ou ainda, como acontece o processo didático/dialético que coloca em jogo a relação fazer/sentir/refletir/aprender, potencializando as habilidades e competências sensíveis do sujeito. Tento realizar essa reflexão partindo de premissas da pesquisadora e pedagoga Ingrid Koudela. Para tentar dar luz às reflexões no campo da experiência ancoro-me nos pensamentos de Walter Benjamim e, por fim, para elucidar a metodologia aplicada na sala de ensaios, lanço mão das teorias do pedagogo e dramaturgo Augusto Boal.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-12T04:13:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206664
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001112105
url http://hdl.handle.net/10183/206664
identifier_str_mv 001112105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206664/2/001112105.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206664/1/001112105.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ef6048ac0db0201ac2de7c0835cf853d
1c1514d11f7a294e136a79f3d353783a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447263649988608