Teatro didático tecendo conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206664 |
Resumo: | A pesquisa Teatro didático tecendo conhecimento é um compartilhamento de vivências/relato de uma experiência. Ministrando oficinas de teatro em espaços não convencionais/não formais de ensino (territórios quilombolas, aldeias indígenas, ocupações urbanas, ambientes de conflito), procuro levantar o questionamento sobre como os fluxos e seus atravessamentos podem contribuir para a construção da identidade docente ou, em outras palavras, como o(s) fluxo(s) nesses “lugares periféricos” me fizeram “aprender a ensinar”.Posteriormente, narro a montagem do exercício cênico a partir do texto “Aquele que diz sim e aquele que diz não” de Bertolt Brecht, realizado com jovens da Lomba do Pinheiro, um dos bairros com maior mortalidade juvenil da cidade de Porto Alegre, integrantes do projeto Centro da Juventude. Nessa experiência, busco refletir sobre como acontece o processo de aprendizagem no sujeito participante da encenação, ou ainda, como acontece o processo didático/dialético que coloca em jogo a relação fazer/sentir/refletir/aprender, potencializando as habilidades e competências sensíveis do sujeito. Tento realizar essa reflexão partindo de premissas da pesquisadora e pedagoga Ingrid Koudela. Para tentar dar luz às reflexões no campo da experiência ancoro-me nos pensamentos de Walter Benjamim e, por fim, para elucidar a metodologia aplicada na sala de ensaios, lanço mão das teorias do pedagogo e dramaturgo Augusto Boal. |
id |
UFRGS-2_9cb2036007b5bbb4f04c6bc2d0dcd4cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206664 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Machado, Robson ReinosoMachado, João Carlos2020-03-12T04:13:04Z2019http://hdl.handle.net/10183/206664001112105A pesquisa Teatro didático tecendo conhecimento é um compartilhamento de vivências/relato de uma experiência. Ministrando oficinas de teatro em espaços não convencionais/não formais de ensino (territórios quilombolas, aldeias indígenas, ocupações urbanas, ambientes de conflito), procuro levantar o questionamento sobre como os fluxos e seus atravessamentos podem contribuir para a construção da identidade docente ou, em outras palavras, como o(s) fluxo(s) nesses “lugares periféricos” me fizeram “aprender a ensinar”.Posteriormente, narro a montagem do exercício cênico a partir do texto “Aquele que diz sim e aquele que diz não” de Bertolt Brecht, realizado com jovens da Lomba do Pinheiro, um dos bairros com maior mortalidade juvenil da cidade de Porto Alegre, integrantes do projeto Centro da Juventude. Nessa experiência, busco refletir sobre como acontece o processo de aprendizagem no sujeito participante da encenação, ou ainda, como acontece o processo didático/dialético que coloca em jogo a relação fazer/sentir/refletir/aprender, potencializando as habilidades e competências sensíveis do sujeito. Tento realizar essa reflexão partindo de premissas da pesquisadora e pedagoga Ingrid Koudela. Para tentar dar luz às reflexões no campo da experiência ancoro-me nos pensamentos de Walter Benjamim e, por fim, para elucidar a metodologia aplicada na sala de ensaios, lanço mão das teorias do pedagogo e dramaturgo Augusto Boal.application/pdfporTeatro : EducaçãoDidáticaArte-educaçãoTeatro : EnsinoTeatro didático tecendo conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112105.pdf.txt001112105.pdf.txtExtracted Texttext/plain115507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206664/2/001112105.pdf.txtef6048ac0db0201ac2de7c0835cf853dMD52ORIGINAL001112105.pdfTexto completoapplication/pdf651512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206664/1/001112105.pdf1c1514d11f7a294e136a79f3d353783aMD5110183/2066642020-03-13 04:15:52.762218oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206664Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-13T07:15:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teatro didático tecendo conhecimento |
title |
Teatro didático tecendo conhecimento |
spellingShingle |
Teatro didático tecendo conhecimento Machado, Robson Reinoso Teatro : Educação Didática Arte-educação Teatro : Ensino |
title_short |
Teatro didático tecendo conhecimento |
title_full |
Teatro didático tecendo conhecimento |
title_fullStr |
Teatro didático tecendo conhecimento |
title_full_unstemmed |
Teatro didático tecendo conhecimento |
title_sort |
Teatro didático tecendo conhecimento |
author |
Machado, Robson Reinoso |
author_facet |
Machado, Robson Reinoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Robson Reinoso |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, João Carlos |
contributor_str_mv |
Machado, João Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro : Educação Didática Arte-educação Teatro : Ensino |
topic |
Teatro : Educação Didática Arte-educação Teatro : Ensino |
description |
A pesquisa Teatro didático tecendo conhecimento é um compartilhamento de vivências/relato de uma experiência. Ministrando oficinas de teatro em espaços não convencionais/não formais de ensino (territórios quilombolas, aldeias indígenas, ocupações urbanas, ambientes de conflito), procuro levantar o questionamento sobre como os fluxos e seus atravessamentos podem contribuir para a construção da identidade docente ou, em outras palavras, como o(s) fluxo(s) nesses “lugares periféricos” me fizeram “aprender a ensinar”.Posteriormente, narro a montagem do exercício cênico a partir do texto “Aquele que diz sim e aquele que diz não” de Bertolt Brecht, realizado com jovens da Lomba do Pinheiro, um dos bairros com maior mortalidade juvenil da cidade de Porto Alegre, integrantes do projeto Centro da Juventude. Nessa experiência, busco refletir sobre como acontece o processo de aprendizagem no sujeito participante da encenação, ou ainda, como acontece o processo didático/dialético que coloca em jogo a relação fazer/sentir/refletir/aprender, potencializando as habilidades e competências sensíveis do sujeito. Tento realizar essa reflexão partindo de premissas da pesquisadora e pedagoga Ingrid Koudela. Para tentar dar luz às reflexões no campo da experiência ancoro-me nos pensamentos de Walter Benjamim e, por fim, para elucidar a metodologia aplicada na sala de ensaios, lanço mão das teorias do pedagogo e dramaturgo Augusto Boal. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-12T04:13:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206664 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001112105 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206664 |
identifier_str_mv |
001112105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206664/2/001112105.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206664/1/001112105.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef6048ac0db0201ac2de7c0835cf853d 1c1514d11f7a294e136a79f3d353783a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447263649988608 |