Resolução de problemas e docência : uma entrevista com professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Jonathan da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220624
Resumo: O seguinte Trabalho de Conclusão de curso visa fazer uma análise entre a prática docente no cotidiano escolar e a metodologia de Resolução de Problemas, buscando encontrar nas informações apontadas por professores conceitos presentes na teoria que abrange a Resolução de Problemas. Essa pesquisa foi motivada pela minha percepção acerca das dificuldades do aluno em construir um pensamento estruturado e a busca de uma forma de trabalho que pudesse enfrentar e superar tal obstáculo. Portanto, elaborei uma entrevista na qual alguns professores, que atuam em diversos níveis, descreveram sua prática docente. Baseado no referencial teórico proposto por George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic e Norma Suely Gomes Allevato, entre outros autores, que pesquisam sobre a Resolução de Problemas, fiz a avaliação da produção de dados. Os resultados encontrados foram categorizados de acordo com o roteiro proposto pelo Grupo de Trabalho de Estudos de Resolução de Problemas - GTERP, e o intuito dessa pesquisa foi identificar a Resolução de Problemas dentro da prática docente e avaliar a viabilidade desta metodologia como maneira de melhorar as habilidades matemáticas dos estudantes sob ótica dos professores. A análise da pesquisa seguiu a metodologia da pesquisa qualitativa. Os resultados obtidos apontam que existem diversos elementos da metodologia de Resolução de Problemas presentes na prática dos professores, influenciando no aprendizado dos alunos.
id UFRGS-2_9ccfdca8f30cb097aea12d1161de2612
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220624
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Saraiva, Jonathan da SilvaSant'Ana, Marilaine de Fraga2021-05-08T04:40:32Z2020http://hdl.handle.net/10183/220624001125180O seguinte Trabalho de Conclusão de curso visa fazer uma análise entre a prática docente no cotidiano escolar e a metodologia de Resolução de Problemas, buscando encontrar nas informações apontadas por professores conceitos presentes na teoria que abrange a Resolução de Problemas. Essa pesquisa foi motivada pela minha percepção acerca das dificuldades do aluno em construir um pensamento estruturado e a busca de uma forma de trabalho que pudesse enfrentar e superar tal obstáculo. Portanto, elaborei uma entrevista na qual alguns professores, que atuam em diversos níveis, descreveram sua prática docente. Baseado no referencial teórico proposto por George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic e Norma Suely Gomes Allevato, entre outros autores, que pesquisam sobre a Resolução de Problemas, fiz a avaliação da produção de dados. Os resultados encontrados foram categorizados de acordo com o roteiro proposto pelo Grupo de Trabalho de Estudos de Resolução de Problemas - GTERP, e o intuito dessa pesquisa foi identificar a Resolução de Problemas dentro da prática docente e avaliar a viabilidade desta metodologia como maneira de melhorar as habilidades matemáticas dos estudantes sob ótica dos professores. A análise da pesquisa seguiu a metodologia da pesquisa qualitativa. Os resultados obtidos apontam que existem diversos elementos da metodologia de Resolução de Problemas presentes na prática dos professores, influenciando no aprendizado dos alunos.The following Undergraduate Thesis aims to make an investigation between the teaching practice in the teaching of Geometry and Problem Solving, identifying information pointed out by teachers and analyzing how they are inserted in the Problem Solving methodology. This research was motivated by my perception of the student's difficulties in building a structured thinking and the search for a working method that could face and overcome this obstacle. Therefore, I prepared an interview in which some teachers, who work at different levels, described their teaching practice. Based on the theoretical framework proposed by George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic and Norma Suely Gomes Allevato, among other authors, who research on Problem Solving, I made the assessment of data production. The results found were categorized according to the script proposed by the Grupo de Trabalho de Estudos de Resolução de Problemas - GTERP, and this research purpose was to identify Problem Resolution within the teaching practice and evaluate the viability of this methodology as a way to improve mathematical skills of students. The research analysis followed the qualitative research methodology.application/pdfporResolução de problemasPrática docenteSolving problemsTeaching practiceProblemsResolução de problemas e docência : uma entrevista com professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2020Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125180.pdf.txt001125180.pdf.txtExtracted Texttext/plain104053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220624/2/001125180.pdf.txtcbd0f48310440c406b21087650d0d334MD52ORIGINAL001125180.pdfTexto completoapplication/pdf487797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220624/1/001125180.pdf03d367ca37dfe4911da74966421b9e67MD5110183/2206242021-10-04 04:23:41.401224oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220624Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:23:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Resolução de problemas e docência : uma entrevista com professores
title Resolução de problemas e docência : uma entrevista com professores
spellingShingle Resolução de problemas e docência : uma entrevista com professores
Saraiva, Jonathan da Silva
Resolução de problemas
Prática docente
Solving problems
Teaching practice
Problems
title_short Resolução de problemas e docência : uma entrevista com professores
title_full Resolução de problemas e docência : uma entrevista com professores
title_fullStr Resolução de problemas e docência : uma entrevista com professores
title_full_unstemmed Resolução de problemas e docência : uma entrevista com professores
title_sort Resolução de problemas e docência : uma entrevista com professores
author Saraiva, Jonathan da Silva
author_facet Saraiva, Jonathan da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Jonathan da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
Prática docente
topic Resolução de problemas
Prática docente
Solving problems
Teaching practice
Problems
dc.subject.eng.fl_str_mv Solving problems
Teaching practice
Problems
description O seguinte Trabalho de Conclusão de curso visa fazer uma análise entre a prática docente no cotidiano escolar e a metodologia de Resolução de Problemas, buscando encontrar nas informações apontadas por professores conceitos presentes na teoria que abrange a Resolução de Problemas. Essa pesquisa foi motivada pela minha percepção acerca das dificuldades do aluno em construir um pensamento estruturado e a busca de uma forma de trabalho que pudesse enfrentar e superar tal obstáculo. Portanto, elaborei uma entrevista na qual alguns professores, que atuam em diversos níveis, descreveram sua prática docente. Baseado no referencial teórico proposto por George Polya, Lourdes de la Rosa Onuchic e Norma Suely Gomes Allevato, entre outros autores, que pesquisam sobre a Resolução de Problemas, fiz a avaliação da produção de dados. Os resultados encontrados foram categorizados de acordo com o roteiro proposto pelo Grupo de Trabalho de Estudos de Resolução de Problemas - GTERP, e o intuito dessa pesquisa foi identificar a Resolução de Problemas dentro da prática docente e avaliar a viabilidade desta metodologia como maneira de melhorar as habilidades matemáticas dos estudantes sob ótica dos professores. A análise da pesquisa seguiu a metodologia da pesquisa qualitativa. Os resultados obtidos apontam que existem diversos elementos da metodologia de Resolução de Problemas presentes na prática dos professores, influenciando no aprendizado dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-08T04:40:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220624
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125180
url http://hdl.handle.net/10183/220624
identifier_str_mv 001125180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220624/2/001125180.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220624/1/001125180.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cbd0f48310440c406b21087650d0d334
03d367ca37dfe4911da74966421b9e67
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447274247946240