Criação e uso de jogo educativo pelo professor propositor no ensino de Artes Visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206692 |
Resumo: | A importância do jogo e da ludicidade como facilitadores da aprendizagem vistos da perspectiva de um professor propositor e da criação de um objeto propositor, são abordados nessa monografia com a criação de um jogo chamado „Narrativas Mágicas‟, que foi aplicado no estágio obrigatório. A partir da pesquisa e reflexão sobre jogo e educação e professor/objeto propositor, e dos referenciais criativos de diferentes jogos, assim como os referenciais de narrativas visuais usados, é mostrado como o jogo foi produzido, desde seu protótipo até sua versão final, além de exemplificar-se cada peça e sua jogabilidade. Ao final, vemos como foi criado o Plano de Ensino ligado ao jogo, sua aplicação dentro de um Colégio Estadual de Ensino Regular e seus resultados, para com isso refletir sobre as possibilidades de um projeto lúdico e incentivar a criação de materiais didáticos, principalmente na área de Artes Visuais. |
id |
UFRGS-2_9ce1a86f4af0e443ad0e3acc5088c37f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206692 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cunha, Luciana AntunesHofstaetter, Andrea2020-03-12T04:13:44Z2019http://hdl.handle.net/10183/206692001112179A importância do jogo e da ludicidade como facilitadores da aprendizagem vistos da perspectiva de um professor propositor e da criação de um objeto propositor, são abordados nessa monografia com a criação de um jogo chamado „Narrativas Mágicas‟, que foi aplicado no estágio obrigatório. A partir da pesquisa e reflexão sobre jogo e educação e professor/objeto propositor, e dos referenciais criativos de diferentes jogos, assim como os referenciais de narrativas visuais usados, é mostrado como o jogo foi produzido, desde seu protótipo até sua versão final, além de exemplificar-se cada peça e sua jogabilidade. Ao final, vemos como foi criado o Plano de Ensino ligado ao jogo, sua aplicação dentro de um Colégio Estadual de Ensino Regular e seus resultados, para com isso refletir sobre as possibilidades de um projeto lúdico e incentivar a criação de materiais didáticos, principalmente na área de Artes Visuais.application/pdfporArtes visuaisJogoLúdicoNarrativas visuais : ArteProfessor propositorObjeto propositorCriação e uso de jogo educativo pelo professor propositor no ensino de Artes Visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2019Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112179.pdf.txt001112179.pdf.txtExtracted Texttext/plain86592http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206692/2/001112179.pdf.txt9a1a448f2a0d67773037dcc6f09f4cadMD52ORIGINAL001112179.pdfTexto completoapplication/pdf6099823http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206692/1/001112179.pdf2cf8e2896ddc19d069a8f42c6f99d38eMD5110183/2066922020-03-13 04:16:28.168512oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206692Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-03-13T07:16:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Criação e uso de jogo educativo pelo professor propositor no ensino de Artes Visuais |
title |
Criação e uso de jogo educativo pelo professor propositor no ensino de Artes Visuais |
spellingShingle |
Criação e uso de jogo educativo pelo professor propositor no ensino de Artes Visuais Cunha, Luciana Antunes Artes visuais Jogo Lúdico Narrativas visuais : Arte Professor propositor Objeto propositor |
title_short |
Criação e uso de jogo educativo pelo professor propositor no ensino de Artes Visuais |
title_full |
Criação e uso de jogo educativo pelo professor propositor no ensino de Artes Visuais |
title_fullStr |
Criação e uso de jogo educativo pelo professor propositor no ensino de Artes Visuais |
title_full_unstemmed |
Criação e uso de jogo educativo pelo professor propositor no ensino de Artes Visuais |
title_sort |
Criação e uso de jogo educativo pelo professor propositor no ensino de Artes Visuais |
author |
Cunha, Luciana Antunes |
author_facet |
Cunha, Luciana Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Luciana Antunes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hofstaetter, Andrea |
contributor_str_mv |
Hofstaetter, Andrea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais Jogo Lúdico Narrativas visuais : Arte Professor propositor Objeto propositor |
topic |
Artes visuais Jogo Lúdico Narrativas visuais : Arte Professor propositor Objeto propositor |
description |
A importância do jogo e da ludicidade como facilitadores da aprendizagem vistos da perspectiva de um professor propositor e da criação de um objeto propositor, são abordados nessa monografia com a criação de um jogo chamado „Narrativas Mágicas‟, que foi aplicado no estágio obrigatório. A partir da pesquisa e reflexão sobre jogo e educação e professor/objeto propositor, e dos referenciais criativos de diferentes jogos, assim como os referenciais de narrativas visuais usados, é mostrado como o jogo foi produzido, desde seu protótipo até sua versão final, além de exemplificar-se cada peça e sua jogabilidade. Ao final, vemos como foi criado o Plano de Ensino ligado ao jogo, sua aplicação dentro de um Colégio Estadual de Ensino Regular e seus resultados, para com isso refletir sobre as possibilidades de um projeto lúdico e incentivar a criação de materiais didáticos, principalmente na área de Artes Visuais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-12T04:13:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/206692 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001112179 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/206692 |
identifier_str_mv |
001112179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206692/2/001112179.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206692/1/001112179.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a1a448f2a0d67773037dcc6f09f4cad 2cf8e2896ddc19d069a8f42c6f99d38e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447263670960128 |