Políticas públicas de acesso ao ensino superior e a democratização da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Carina Kunze
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189097
Resumo: O presente estudo discute a concepção de democratização da educação, observada a partir da percepção de estudantes concluintes do Ensino Médio de duas escolas públicas no município de Poto Alegre sobre as políticas Públicas de acesso ao Ensino Superior (Cotas, ProUni e Fies), assim como, sobre a função social da etapa de educação que estão completando, e seus planos para o futuro. A partir dos dados obtidos, questionamos a capacidade de contribuir para a diminuição da desigualdade social de um ambiente escolar calcado no mérito e na noção de desigualdade legítima e de igualdade de oportunidades, a eficácia das políticas públicas de acesso supracitadas, tidas como democratizantes do Ensino Superior, mas pouco conhecidas e mobilizadas por seu público-alvo, assim como, a estrutura do Ensino Médio e seu caráter de terminalidade da educação, principalmente na rede pública.
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spelling Rosa, Carina KunzeVirgínio, Alexandre Silva2019-03-01T02:28:08Z2018http://hdl.handle.net/10183/189097001087100O presente estudo discute a concepção de democratização da educação, observada a partir da percepção de estudantes concluintes do Ensino Médio de duas escolas públicas no município de Poto Alegre sobre as políticas Públicas de acesso ao Ensino Superior (Cotas, ProUni e Fies), assim como, sobre a função social da etapa de educação que estão completando, e seus planos para o futuro. A partir dos dados obtidos, questionamos a capacidade de contribuir para a diminuição da desigualdade social de um ambiente escolar calcado no mérito e na noção de desigualdade legítima e de igualdade de oportunidades, a eficácia das políticas públicas de acesso supracitadas, tidas como democratizantes do Ensino Superior, mas pouco conhecidas e mobilizadas por seu público-alvo, assim como, a estrutura do Ensino Médio e seu caráter de terminalidade da educação, principalmente na rede pública.The present study discusses the conception of democratization of education, observed from the perception of high school students of two public schools in the city of Poto Alegre on the Public policies of access to Higher Education (Cotas, ProUni and Fies), as well as , about the social function of the stage of education they are completing, and their plans for the future. Based on the data obtained, we questioned the capacity to contribute to reducing the social inequality of a school environment based on merit and on the notion of legitimate inequality and equal opportunities, the effectiveness of the aforementioned public policies of access, considered as democratizing the Higher Education, but little are known and mobilized by its target audience, as well as the structure of High School and its character of education termination, mainly in the public network.application/pdfporDemocratização do ensinoPolíticas públicas de educaçãoAcesso ao ensino superiorCotasFundo de Financiamento ao Estudante de Ensino SuperiorProUni (Programa)EducationHigh schoolCollegeDemocratizationEqualityQuotasFiesProUniPolíticas públicas de acesso ao ensino superior e a democratização da educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087100.pdf.txt001087100.pdf.txtExtracted Texttext/plain99992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189097/2/001087100.pdf.txtf61180d04fd6858d3878777893bd65bbMD52ORIGINAL001087100.pdfTexto completoapplication/pdf1595279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189097/1/001087100.pdfb6b25c154f5d703b5f7cd192ce4a1c24MD5110183/1890972022-08-06 04:47:05.431228oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189097Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:47:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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