Políticas públicas de acesso ao ensino superior e a democratização da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Carina Kunze
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189097
Resumo: O presente estudo discute a concepção de democratização da educação, observada a partir da percepção de estudantes concluintes do Ensino Médio de duas escolas públicas no município de Poto Alegre sobre as políticas Públicas de acesso ao Ensino Superior (Cotas, ProUni e Fies), assim como, sobre a função social da etapa de educação que estão completando, e seus planos para o futuro. A partir dos dados obtidos, questionamos a capacidade de contribuir para a diminuição da desigualdade social de um ambiente escolar calcado no mérito e na noção de desigualdade legítima e de igualdade de oportunidades, a eficácia das políticas públicas de acesso supracitadas, tidas como democratizantes do Ensino Superior, mas pouco conhecidas e mobilizadas por seu público-alvo, assim como, a estrutura do Ensino Médio e seu caráter de terminalidade da educação, principalmente na rede pública.
id UFRGS-2_9d10511c5ca14f9642ecee4700bdd24a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189097
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Carina KunzeVirgínio, Alexandre Silva2019-03-01T02:28:08Z2018http://hdl.handle.net/10183/189097001087100O presente estudo discute a concepção de democratização da educação, observada a partir da percepção de estudantes concluintes do Ensino Médio de duas escolas públicas no município de Poto Alegre sobre as políticas Públicas de acesso ao Ensino Superior (Cotas, ProUni e Fies), assim como, sobre a função social da etapa de educação que estão completando, e seus planos para o futuro. A partir dos dados obtidos, questionamos a capacidade de contribuir para a diminuição da desigualdade social de um ambiente escolar calcado no mérito e na noção de desigualdade legítima e de igualdade de oportunidades, a eficácia das políticas públicas de acesso supracitadas, tidas como democratizantes do Ensino Superior, mas pouco conhecidas e mobilizadas por seu público-alvo, assim como, a estrutura do Ensino Médio e seu caráter de terminalidade da educação, principalmente na rede pública.The present study discusses the conception of democratization of education, observed from the perception of high school students of two public schools in the city of Poto Alegre on the Public policies of access to Higher Education (Cotas, ProUni and Fies), as well as , about the social function of the stage of education they are completing, and their plans for the future. Based on the data obtained, we questioned the capacity to contribute to reducing the social inequality of a school environment based on merit and on the notion of legitimate inequality and equal opportunities, the effectiveness of the aforementioned public policies of access, considered as democratizing the Higher Education, but little are known and mobilized by its target audience, as well as the structure of High School and its character of education termination, mainly in the public network.application/pdfporDemocratização do ensinoPolíticas públicas de educaçãoAcesso ao ensino superiorCotasFundo de Financiamento ao Estudante de Ensino SuperiorProUni (Programa)EducationHigh schoolCollegeDemocratizationEqualityQuotasFiesProUniPolíticas públicas de acesso ao ensino superior e a democratização da educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Sociais: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001087100.pdf.txt001087100.pdf.txtExtracted Texttext/plain99992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189097/2/001087100.pdf.txtf61180d04fd6858d3878777893bd65bbMD52ORIGINAL001087100.pdfTexto completoapplication/pdf1595279http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189097/1/001087100.pdfb6b25c154f5d703b5f7cd192ce4a1c24MD5110183/1890972022-08-06 04:47:05.431228oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189097Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:47:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas públicas de acesso ao ensino superior e a democratização da educação
title Políticas públicas de acesso ao ensino superior e a democratização da educação
spellingShingle Políticas públicas de acesso ao ensino superior e a democratização da educação
Rosa, Carina Kunze
Democratização do ensino
Políticas públicas de educação
Acesso ao ensino superior
Cotas
Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior
ProUni (Programa)
Education
High school
College
Democratization
Equality
Quotas
Fies
ProUni
title_short Políticas públicas de acesso ao ensino superior e a democratização da educação
title_full Políticas públicas de acesso ao ensino superior e a democratização da educação
title_fullStr Políticas públicas de acesso ao ensino superior e a democratização da educação
title_full_unstemmed Políticas públicas de acesso ao ensino superior e a democratização da educação
title_sort Políticas públicas de acesso ao ensino superior e a democratização da educação
author Rosa, Carina Kunze
author_facet Rosa, Carina Kunze
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Carina Kunze
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Virgínio, Alexandre Silva
contributor_str_mv Virgínio, Alexandre Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Democratização do ensino
Políticas públicas de educação
Acesso ao ensino superior
Cotas
Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior
ProUni (Programa)
topic Democratização do ensino
Políticas públicas de educação
Acesso ao ensino superior
Cotas
Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior
ProUni (Programa)
Education
High school
College
Democratization
Equality
Quotas
Fies
ProUni
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
High school
College
Democratization
Equality
Quotas
Fies
ProUni
description O presente estudo discute a concepção de democratização da educação, observada a partir da percepção de estudantes concluintes do Ensino Médio de duas escolas públicas no município de Poto Alegre sobre as políticas Públicas de acesso ao Ensino Superior (Cotas, ProUni e Fies), assim como, sobre a função social da etapa de educação que estão completando, e seus planos para o futuro. A partir dos dados obtidos, questionamos a capacidade de contribuir para a diminuição da desigualdade social de um ambiente escolar calcado no mérito e na noção de desigualdade legítima e de igualdade de oportunidades, a eficácia das políticas públicas de acesso supracitadas, tidas como democratizantes do Ensino Superior, mas pouco conhecidas e mobilizadas por seu público-alvo, assim como, a estrutura do Ensino Médio e seu caráter de terminalidade da educação, principalmente na rede pública.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-01T02:28:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189097
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001087100
url http://hdl.handle.net/10183/189097
identifier_str_mv 001087100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189097/2/001087100.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189097/1/001087100.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f61180d04fd6858d3878777893bd65bb
b6b25c154f5d703b5f7cd192ce4a1c24
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224567647109120