Estratégias potencializadoras do desenvolvimento da linguagem dos bebês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nimer, Arieli Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242063
Resumo: Este estudo tem como finalidade investigar estratégias que potencializam o desenvolvimento da linguagem dos bebês, no período da primeiríssima infância. Os objetivos específicos deste trabalho foram elencar estratégias que, a priori, potencializam o desenvolvimento da linguagem dos bebês, viabilizando o diálogo, a leitura, explorações sonoras e explorações corporais, e acompanhar o processo desse desenvolvimento com base nos marcos do desenvolvimento. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, além da pesquisa-ação, que supõe a intervenção do pesquisador, apresentando propostas e situações para observar o comportamento e os avanços a partir dessas intervenções, esse estudo se enquadra também na pesquisa exploratória, que se constituiu em observação das interações dos bebês, entrevista com as educadoras, planejamento das estratégias e análise dos avanços com base nos marcos da linguagem e do desenvolvimento motor. A pesquisa apoia-se nos fundamentos de Emmi Pikler, abordados por Falk (2004, 2011), como teórica principal sobre a importância do diálogo com os bebês e motricidade livre, mas traz referenciais teóricos como Lima (2002), Rapoport (2012), Corso (1991, 2004, 2009), Buchweitz (2016) e Piaget (1967, 1971, 1975), entre outros, que embasam a escolha das estratégias, conceituam linguagem e apresentam os parâmetros do desenvolvimento motor e da fala. Como resultado, verificou-se que as estratégias escolhidas contribuíram para o desenvolvimento da linguagem e para o desenvolvimento motor dos bebês participantes da pesquisa, o que foi aferido mediante a comparação dos marcos iniciais e finais (pós-intervenções). E pode-se analisar que tais intervenções podem e devem ser utilizadas e amplamente incorporadas na rotina dos bebês tendo sido observado que tais momentos fluíam tranquilamente sendo que ao final da pesquisa, as iniciativas partiam tanto dos bebês quanto das educadoras.
id UFRGS-2_9d179ccc54339ad3c2abaa68fe7b5e68
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242063
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nimer, Arieli RibeiroCorso, Helena Vellinho2022-07-08T04:49:51Z2022http://hdl.handle.net/10183/242063001144477Este estudo tem como finalidade investigar estratégias que potencializam o desenvolvimento da linguagem dos bebês, no período da primeiríssima infância. Os objetivos específicos deste trabalho foram elencar estratégias que, a priori, potencializam o desenvolvimento da linguagem dos bebês, viabilizando o diálogo, a leitura, explorações sonoras e explorações corporais, e acompanhar o processo desse desenvolvimento com base nos marcos do desenvolvimento. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, além da pesquisa-ação, que supõe a intervenção do pesquisador, apresentando propostas e situações para observar o comportamento e os avanços a partir dessas intervenções, esse estudo se enquadra também na pesquisa exploratória, que se constituiu em observação das interações dos bebês, entrevista com as educadoras, planejamento das estratégias e análise dos avanços com base nos marcos da linguagem e do desenvolvimento motor. A pesquisa apoia-se nos fundamentos de Emmi Pikler, abordados por Falk (2004, 2011), como teórica principal sobre a importância do diálogo com os bebês e motricidade livre, mas traz referenciais teóricos como Lima (2002), Rapoport (2012), Corso (1991, 2004, 2009), Buchweitz (2016) e Piaget (1967, 1971, 1975), entre outros, que embasam a escolha das estratégias, conceituam linguagem e apresentam os parâmetros do desenvolvimento motor e da fala. Como resultado, verificou-se que as estratégias escolhidas contribuíram para o desenvolvimento da linguagem e para o desenvolvimento motor dos bebês participantes da pesquisa, o que foi aferido mediante a comparação dos marcos iniciais e finais (pós-intervenções). E pode-se analisar que tais intervenções podem e devem ser utilizadas e amplamente incorporadas na rotina dos bebês tendo sido observado que tais momentos fluíam tranquilamente sendo que ao final da pesquisa, as iniciativas partiam tanto dos bebês quanto das educadoras.This study aims to investigate strategies that enhance the language development of babies, in the period of very early childhood. The specific objectives of this work were to list strategies that, a priori, enhance the development of babies' language, enabling dialogue, reading, sound explorations and body explorations, and to monitor the process of this development based on developmental milestones. The research methodology is of a qualitative nature, in addition to action research, whichs the intervention of the researcher, presenting proposals to observe the behavior and advances from these interventions, this study also fits into the exploratory research, constituted was observing situations the babies' interacted, interviewing the educators, planning strategies and analyzing progress based on language and motor development milestones. The research is based on the foundations of Emmi Pikler, addressed by Falk (2004, 2011), as the main theorist on the importance of dialogue with babies and free movement, but brings theoretical references such as Lima (2002), Rapoport (2012), Corso (1991, 2004, 2009), Buchweitz (2016) and Piaget (1967, 1971). , 1975), among others, which support the choice of strategies, conceptualize language and present the parameters of motor and speech development. As a result, it was found that the chosen strategies contributed to the language development and motor development of the babies participating in the research, which was measured by comparing the initial and final milestones (post-interventions). And it can be analyzed that such interventions can and should be used and widely incorporated into the babies' routine, having been observed that such moments flowed smoothly and at the end of the research, the initiatives came from both the babies and the educators.application/pdfporPsicomotricidadeDesenvolvimento da linguagemLanguage developmentPsychomotricityFree movementEstratégias potencializadoras do desenvolvimento da linguagem dos bebêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144477.pdf.txt001144477.pdf.txtExtracted Texttext/plain87511http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242063/2/001144477.pdf.txt54b84d1b9d8833099664e6866e98e8c7MD52ORIGINAL001144477.pdfTexto completoapplication/pdf1073964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242063/1/001144477.pdf5ed5e6ef7dfd8b8e5e654ee66593f268MD5110183/2420632022-07-09 05:05:36.368297oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242063Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-09T08:05:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias potencializadoras do desenvolvimento da linguagem dos bebês
title Estratégias potencializadoras do desenvolvimento da linguagem dos bebês
spellingShingle Estratégias potencializadoras do desenvolvimento da linguagem dos bebês
Nimer, Arieli Ribeiro
Psicomotricidade
Desenvolvimento da linguagem
Language development
Psychomotricity
Free movement
title_short Estratégias potencializadoras do desenvolvimento da linguagem dos bebês
title_full Estratégias potencializadoras do desenvolvimento da linguagem dos bebês
title_fullStr Estratégias potencializadoras do desenvolvimento da linguagem dos bebês
title_full_unstemmed Estratégias potencializadoras do desenvolvimento da linguagem dos bebês
title_sort Estratégias potencializadoras do desenvolvimento da linguagem dos bebês
author Nimer, Arieli Ribeiro
author_facet Nimer, Arieli Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nimer, Arieli Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corso, Helena Vellinho
contributor_str_mv Corso, Helena Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade
Desenvolvimento da linguagem
topic Psicomotricidade
Desenvolvimento da linguagem
Language development
Psychomotricity
Free movement
dc.subject.eng.fl_str_mv Language development
Psychomotricity
Free movement
description Este estudo tem como finalidade investigar estratégias que potencializam o desenvolvimento da linguagem dos bebês, no período da primeiríssima infância. Os objetivos específicos deste trabalho foram elencar estratégias que, a priori, potencializam o desenvolvimento da linguagem dos bebês, viabilizando o diálogo, a leitura, explorações sonoras e explorações corporais, e acompanhar o processo desse desenvolvimento com base nos marcos do desenvolvimento. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, além da pesquisa-ação, que supõe a intervenção do pesquisador, apresentando propostas e situações para observar o comportamento e os avanços a partir dessas intervenções, esse estudo se enquadra também na pesquisa exploratória, que se constituiu em observação das interações dos bebês, entrevista com as educadoras, planejamento das estratégias e análise dos avanços com base nos marcos da linguagem e do desenvolvimento motor. A pesquisa apoia-se nos fundamentos de Emmi Pikler, abordados por Falk (2004, 2011), como teórica principal sobre a importância do diálogo com os bebês e motricidade livre, mas traz referenciais teóricos como Lima (2002), Rapoport (2012), Corso (1991, 2004, 2009), Buchweitz (2016) e Piaget (1967, 1971, 1975), entre outros, que embasam a escolha das estratégias, conceituam linguagem e apresentam os parâmetros do desenvolvimento motor e da fala. Como resultado, verificou-se que as estratégias escolhidas contribuíram para o desenvolvimento da linguagem e para o desenvolvimento motor dos bebês participantes da pesquisa, o que foi aferido mediante a comparação dos marcos iniciais e finais (pós-intervenções). E pode-se analisar que tais intervenções podem e devem ser utilizadas e amplamente incorporadas na rotina dos bebês tendo sido observado que tais momentos fluíam tranquilamente sendo que ao final da pesquisa, as iniciativas partiam tanto dos bebês quanto das educadoras.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-08T04:49:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242063
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001144477
url http://hdl.handle.net/10183/242063
identifier_str_mv 001144477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242063/2/001144477.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242063/1/001144477.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 54b84d1b9d8833099664e6866e98e8c7
5ed5e6ef7dfd8b8e5e654ee66593f268
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447315046989824