O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Brenda Sarmiento de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Andrade, Bruna Sarmiento de, Hoffmann, Marilisa Bialvo, Schirmer, Saul Benhur
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220901
Resumo: O presente artigo é resultante de um Trabalho de Conclusão no Curso de Licenciatura em Educação do Campo -Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)campus Porto Alegre. Investigou-se o perfil acadêmico, os desafios e as possibilidades acerca da formação docente presentes nos municípios atendidos pela Licenciatura em Educação do Campo -Ciências da Natureza (EduCampo). Para tanto, o estudo foi organizado emtrês etapas: levantamento dos locais de abrangência e de efetiva atuação do curso; levantamento e organização dos dados referentes às escolas e professores/as dos locais onde são realizados os estágios de docência; e realização de entrevista com alguns professores/as supervisores de estágio nas escolas. Após a análise, osresultados demonstram as potencialidades e a necessidade de articulações os territórios de abrangência do curso; a demanda de reconhecimento do curso na região metropolitana; e a importância de uma formação de professores/as por área de conhecimento emCiências da Natureza voltada para as especificidades do campo
id UFRGS-2_9d2b35fbc901ea82a28075fb038836dd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220901
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Andrade, Brenda Sarmiento deAndrade, Bruna Sarmiento deHoffmann, Marilisa BialvoSchirmer, Saul Benhur2021-05-13T04:27:39Z20192595-4520http://hdl.handle.net/10183/220901001125512O presente artigo é resultante de um Trabalho de Conclusão no Curso de Licenciatura em Educação do Campo -Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)campus Porto Alegre. Investigou-se o perfil acadêmico, os desafios e as possibilidades acerca da formação docente presentes nos municípios atendidos pela Licenciatura em Educação do Campo -Ciências da Natureza (EduCampo). Para tanto, o estudo foi organizado emtrês etapas: levantamento dos locais de abrangência e de efetiva atuação do curso; levantamento e organização dos dados referentes às escolas e professores/as dos locais onde são realizados os estágios de docência; e realização de entrevista com alguns professores/as supervisores de estágio nas escolas. Após a análise, osresultados demonstram as potencialidades e a necessidade de articulações os territórios de abrangência do curso; a demanda de reconhecimento do curso na região metropolitana; e a importância de uma formação de professores/as por área de conhecimento emCiências da Natureza voltada para as especificidades do campoThis article is based on a final course project in a teacher accreditation course in fieldwork in the natural sciences at the Federal University at Rio Grande do Sul (UFRGS), at the Porto Alegre campus. The project investigated the academic profile, challenges and opportunities related to teacher education found in municipalities served by the program for accreditation in fieldwork for natural sciences teachers (EduCampo). The study was organized in three phases: a survey of the locations encompassed by and the effective action of the program; a survey and organization of data about the schools and teachers at the locations where the teaching training takes place; and interviews with teachers and supervisors of teacher training in the schools. After the analysis, the results reveal the potentials and need for articulations among the territories encompassed by the course; the demand for recognition of the course in the metropolitan region; and the importance of training teachers in the natural sciences for the specificities of fieldwork.application/pdfporRevista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2021. Vol. 2, n. 2 (2019), p. 185-203Estágio de docênciaEducação ruralFormação de professoresCiências da naturezaEducation in the fieldScience EducationTeacher educationTeacher trainingO estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolaresPractical training in fieldwork in the natural sciences in a teacher accreditation course : an overview based on school spacesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125512.pdf.txt001125512.pdf.txtExtracted Texttext/plain41995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220901/2/001125512.pdf.txt6f9f5c8fe2ec1582e511ede00c66cf7cMD52ORIGINAL001125512.pdfTexto completoapplication/pdf920821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220901/1/001125512.pdf3e9a250724f648ac2159fb7aca7c021fMD5110183/2209012021-05-26 04:45:36.16363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220901Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:45:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Practical training in fieldwork in the natural sciences in a teacher accreditation course : an overview based on school spaces
title O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares
spellingShingle O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares
Andrade, Brenda Sarmiento de
Estágio de docência
Educação rural
Formação de professores
Ciências da natureza
Education in the field
Science Education
Teacher education
Teacher training
title_short O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares
title_full O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares
title_fullStr O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares
title_full_unstemmed O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares
title_sort O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares
author Andrade, Brenda Sarmiento de
author_facet Andrade, Brenda Sarmiento de
Andrade, Bruna Sarmiento de
Hoffmann, Marilisa Bialvo
Schirmer, Saul Benhur
author_role author
author2 Andrade, Bruna Sarmiento de
Hoffmann, Marilisa Bialvo
Schirmer, Saul Benhur
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Brenda Sarmiento de
Andrade, Bruna Sarmiento de
Hoffmann, Marilisa Bialvo
Schirmer, Saul Benhur
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio de docência
Educação rural
Formação de professores
Ciências da natureza
topic Estágio de docência
Educação rural
Formação de professores
Ciências da natureza
Education in the field
Science Education
Teacher education
Teacher training
dc.subject.eng.fl_str_mv Education in the field
Science Education
Teacher education
Teacher training
description O presente artigo é resultante de um Trabalho de Conclusão no Curso de Licenciatura em Educação do Campo -Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)campus Porto Alegre. Investigou-se o perfil acadêmico, os desafios e as possibilidades acerca da formação docente presentes nos municípios atendidos pela Licenciatura em Educação do Campo -Ciências da Natureza (EduCampo). Para tanto, o estudo foi organizado emtrês etapas: levantamento dos locais de abrangência e de efetiva atuação do curso; levantamento e organização dos dados referentes às escolas e professores/as dos locais onde são realizados os estágios de docência; e realização de entrevista com alguns professores/as supervisores de estágio nas escolas. Após a análise, osresultados demonstram as potencialidades e a necessidade de articulações os territórios de abrangência do curso; a demanda de reconhecimento do curso na região metropolitana; e a importância de uma formação de professores/as por área de conhecimento emCiências da Natureza voltada para as especificidades do campo
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-13T04:27:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220901
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2595-4520
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125512
identifier_str_mv 2595-4520
001125512
url http://hdl.handle.net/10183/220901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2021. Vol. 2, n. 2 (2019), p. 185-203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220901/2/001125512.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220901/1/001125512.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f9f5c8fe2ec1582e511ede00c66cf7c
3e9a250724f648ac2159fb7aca7c021f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225016825610240