O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220901 |
Resumo: | O presente artigo é resultante de um Trabalho de Conclusão no Curso de Licenciatura em Educação do Campo -Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)campus Porto Alegre. Investigou-se o perfil acadêmico, os desafios e as possibilidades acerca da formação docente presentes nos municípios atendidos pela Licenciatura em Educação do Campo -Ciências da Natureza (EduCampo). Para tanto, o estudo foi organizado emtrês etapas: levantamento dos locais de abrangência e de efetiva atuação do curso; levantamento e organização dos dados referentes às escolas e professores/as dos locais onde são realizados os estágios de docência; e realização de entrevista com alguns professores/as supervisores de estágio nas escolas. Após a análise, osresultados demonstram as potencialidades e a necessidade de articulações os territórios de abrangência do curso; a demanda de reconhecimento do curso na região metropolitana; e a importância de uma formação de professores/as por área de conhecimento emCiências da Natureza voltada para as especificidades do campo |
id |
UFRGS-2_9d2b35fbc901ea82a28075fb038836dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220901 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Andrade, Brenda Sarmiento deAndrade, Bruna Sarmiento deHoffmann, Marilisa BialvoSchirmer, Saul Benhur2021-05-13T04:27:39Z20192595-4520http://hdl.handle.net/10183/220901001125512O presente artigo é resultante de um Trabalho de Conclusão no Curso de Licenciatura em Educação do Campo -Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)campus Porto Alegre. Investigou-se o perfil acadêmico, os desafios e as possibilidades acerca da formação docente presentes nos municípios atendidos pela Licenciatura em Educação do Campo -Ciências da Natureza (EduCampo). Para tanto, o estudo foi organizado emtrês etapas: levantamento dos locais de abrangência e de efetiva atuação do curso; levantamento e organização dos dados referentes às escolas e professores/as dos locais onde são realizados os estágios de docência; e realização de entrevista com alguns professores/as supervisores de estágio nas escolas. Após a análise, osresultados demonstram as potencialidades e a necessidade de articulações os territórios de abrangência do curso; a demanda de reconhecimento do curso na região metropolitana; e a importância de uma formação de professores/as por área de conhecimento emCiências da Natureza voltada para as especificidades do campoThis article is based on a final course project in a teacher accreditation course in fieldwork in the natural sciences at the Federal University at Rio Grande do Sul (UFRGS), at the Porto Alegre campus. The project investigated the academic profile, challenges and opportunities related to teacher education found in municipalities served by the program for accreditation in fieldwork for natural sciences teachers (EduCampo). The study was organized in three phases: a survey of the locations encompassed by and the effective action of the program; a survey and organization of data about the schools and teachers at the locations where the teaching training takes place; and interviews with teachers and supervisors of teacher training in the schools. After the analysis, the results reveal the potentials and need for articulations among the territories encompassed by the course; the demand for recognition of the course in the metropolitan region; and the importance of training teachers in the natural sciences for the specificities of fieldwork.application/pdfporRevista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2021. Vol. 2, n. 2 (2019), p. 185-203Estágio de docênciaEducação ruralFormação de professoresCiências da naturezaEducation in the fieldScience EducationTeacher educationTeacher trainingO estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolaresPractical training in fieldwork in the natural sciences in a teacher accreditation course : an overview based on school spacesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125512.pdf.txt001125512.pdf.txtExtracted Texttext/plain41995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220901/2/001125512.pdf.txt6f9f5c8fe2ec1582e511ede00c66cf7cMD52ORIGINAL001125512.pdfTexto completoapplication/pdf920821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220901/1/001125512.pdf3e9a250724f648ac2159fb7aca7c021fMD5110183/2209012021-05-26 04:45:36.16363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220901Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:45:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Practical training in fieldwork in the natural sciences in a teacher accreditation course : an overview based on school spaces |
title |
O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares |
spellingShingle |
O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares Andrade, Brenda Sarmiento de Estágio de docência Educação rural Formação de professores Ciências da natureza Education in the field Science Education Teacher education Teacher training |
title_short |
O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares |
title_full |
O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares |
title_fullStr |
O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares |
title_full_unstemmed |
O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares |
title_sort |
O estágio de docência na licenciatura em educação do campo-ciências da natureza : um panorama a partir dos espaços educativos escolares |
author |
Andrade, Brenda Sarmiento de |
author_facet |
Andrade, Brenda Sarmiento de Andrade, Bruna Sarmiento de Hoffmann, Marilisa Bialvo Schirmer, Saul Benhur |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Bruna Sarmiento de Hoffmann, Marilisa Bialvo Schirmer, Saul Benhur |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Brenda Sarmiento de Andrade, Bruna Sarmiento de Hoffmann, Marilisa Bialvo Schirmer, Saul Benhur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio de docência Educação rural Formação de professores Ciências da natureza |
topic |
Estágio de docência Educação rural Formação de professores Ciências da natureza Education in the field Science Education Teacher education Teacher training |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education in the field Science Education Teacher education Teacher training |
description |
O presente artigo é resultante de um Trabalho de Conclusão no Curso de Licenciatura em Educação do Campo -Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)campus Porto Alegre. Investigou-se o perfil acadêmico, os desafios e as possibilidades acerca da formação docente presentes nos municípios atendidos pela Licenciatura em Educação do Campo -Ciências da Natureza (EduCampo). Para tanto, o estudo foi organizado emtrês etapas: levantamento dos locais de abrangência e de efetiva atuação do curso; levantamento e organização dos dados referentes às escolas e professores/as dos locais onde são realizados os estágios de docência; e realização de entrevista com alguns professores/as supervisores de estágio nas escolas. Após a análise, osresultados demonstram as potencialidades e a necessidade de articulações os territórios de abrangência do curso; a demanda de reconhecimento do curso na região metropolitana; e a importância de uma formação de professores/as por área de conhecimento emCiências da Natureza voltada para as especificidades do campo |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-13T04:27:39Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220901 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2595-4520 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001125512 |
identifier_str_mv |
2595-4520 001125512 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia. Chapecó, SC : 2021. Vol. 2, n. 2 (2019), p. 185-203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220901/2/001125512.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220901/1/001125512.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6f9f5c8fe2ec1582e511ede00c66cf7c 3e9a250724f648ac2159fb7aca7c021f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225016825610240 |