Performatividades e fabricações na economia educacional : rumo a uma sociedade performativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230107 |
Resumo: | Este artigo trata de uma discussão sobre a performance e a performatividade na educação e na política social. Parte de uma concepção de performance como medida de produtividade e desempenho e de performatividade como tecnologia, cultura e modo de regulação. Busca, então, realizar uma análise crítica das novas formas regulativas que derivam deste novo discurso de poder. Pretende, ainda, examinar a existência de uma atitude, de um posicionamento ético com o qual professores e pesquisadores, nos mais variados setores da educação, têm se deparado; atitude baseada na responsabilização e no empreendedorismo – termos que constituem, de um lado, parâmetros de trabalho e relação social e, de outro, que definem um modo de fazer e um modo de ser. |
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Ball, Stephen J.Gandin, Luis Armando2021-09-23T04:21:10Z20100100-3143http://hdl.handle.net/10183/230107000753907Este artigo trata de uma discussão sobre a performance e a performatividade na educação e na política social. Parte de uma concepção de performance como medida de produtividade e desempenho e de performatividade como tecnologia, cultura e modo de regulação. Busca, então, realizar uma análise crítica das novas formas regulativas que derivam deste novo discurso de poder. Pretende, ainda, examinar a existência de uma atitude, de um posicionamento ético com o qual professores e pesquisadores, nos mais variados setores da educação, têm se deparado; atitude baseada na responsabilização e no empreendedorismo – termos que constituem, de um lado, parâmetros de trabalho e relação social e, de outro, que definem um modo de fazer e um modo de ser.This article focuses on performance and performativity in education and social policy. It understands performance as a measure of productivity and output and performativity as a technology, a culture and a mode of regulation. It aims at producing a critique of the new regulative forms that derive from this new discourse of power. It also intends to examine a new attitude, an ethical positioning with which teachers and researchers, in all areas of education, have been faced with; an attitude based on accountability and entrepreneurship – terms that constitute, on one hand, parameters of work and social relation, and on the other hand, define a mode of acting and being.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 35, n. 2 (maio/ago. 2010), p. 37-55Política socialProdutividadePerformativitySocial PolicyAccountabilityPerformatividades e fabricações na economia educacional : rumo a uma sociedade performativaPerformativities and Fabrications in the Education Economy : towards the performative societyinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000753907.pdf.txt000753907.pdf.txtExtracted Texttext/plain53028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230107/2/000753907.pdf.txtc15ae2586b209f2c6e073e3125605efaMD52ORIGINAL000753907.pdfTexto completoapplication/pdf482139http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230107/1/000753907.pdf00a16ccc689826de4d5298e485f518d1MD5110183/2301072021-10-04 04:23:49.564812oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230107Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:23:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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