Reforma psiquiátrica brasileira no ensino de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schimitt, Micaela Koch
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/107802
Resumo: A Reforma Psiquiátrica Brasileira é um tema atual que coloca em questão paradigmas sobre o cuidado ao portador de sofrimento psíquico e a rede de serviços que compõe esse cuidado. O ensino dessa temática no curso de graduação em Enfermagem é o foco deste estudo, que se propõe a analisar o conhecimento que o acadêmico possui, bem como as percepções a cerca desse tema e a contribuição da universidade na construção desse conhecimento. Foram realizadas entrevistas com os acadêmicos e com base nos dados coletados, construímos núcleos temáticos para análise. Analisando-se esses núcleos, exemplificando com as falas dos acadêmicos, e articulando-os com o referencial teórico, observou-se que os acadêmicos possuem conhecimentos a cerca da Reforma Psiquiátrica e dos ideais que a permeiam, sabem avaliar a contribuição da universidade e dos docentes e dos espaços extracurriculares nesta formação, bem como a participação das equipes de saúde, serviços e políticas governamentais para a implementação da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
id UFRGS-2_9d57aad7fe88b62b36e255bf9ceb6978
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107802
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schimitt, Micaela KochWetzel, Christine2014-12-05T02:16:54Z2006http://hdl.handle.net/10183/107802000593291A Reforma Psiquiátrica Brasileira é um tema atual que coloca em questão paradigmas sobre o cuidado ao portador de sofrimento psíquico e a rede de serviços que compõe esse cuidado. O ensino dessa temática no curso de graduação em Enfermagem é o foco deste estudo, que se propõe a analisar o conhecimento que o acadêmico possui, bem como as percepções a cerca desse tema e a contribuição da universidade na construção desse conhecimento. Foram realizadas entrevistas com os acadêmicos e com base nos dados coletados, construímos núcleos temáticos para análise. Analisando-se esses núcleos, exemplificando com as falas dos acadêmicos, e articulando-os com o referencial teórico, observou-se que os acadêmicos possuem conhecimentos a cerca da Reforma Psiquiátrica e dos ideais que a permeiam, sabem avaliar a contribuição da universidade e dos docentes e dos espaços extracurriculares nesta formação, bem como a participação das equipes de saúde, serviços e políticas governamentais para a implementação da Reforma Psiquiátrica Brasileira.application/pdfporEducação em enfermagemSaúde mentalReforma dos serviços de saúdeReforma psiquiátrica brasileira no ensino de graduação em enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2006Enfermagemgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000593291.pdf000593291.pdfTexto completoapplication/pdf127847http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107802/1/000593291.pdf783a683de78a8ce622fa9425bebea9dcMD51TEXT000593291.pdf.txt000593291.pdf.txtExtracted Texttext/plain90427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107802/2/000593291.pdf.txtad66dfab14055e84fc6404819b6cc426MD52THUMBNAIL000593291.pdf.jpg000593291.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107802/3/000593291.pdf.jpg763f7781e4cadc56f3589915e994489eMD5310183/1078022018-10-22 08:30:52.633oai:www.lume.ufrgs.br:10183/107802Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:30:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reforma psiquiátrica brasileira no ensino de graduação em enfermagem
title Reforma psiquiátrica brasileira no ensino de graduação em enfermagem
spellingShingle Reforma psiquiátrica brasileira no ensino de graduação em enfermagem
Schimitt, Micaela Koch
Educação em enfermagem
Saúde mental
Reforma dos serviços de saúde
title_short Reforma psiquiátrica brasileira no ensino de graduação em enfermagem
title_full Reforma psiquiátrica brasileira no ensino de graduação em enfermagem
title_fullStr Reforma psiquiátrica brasileira no ensino de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Reforma psiquiátrica brasileira no ensino de graduação em enfermagem
title_sort Reforma psiquiátrica brasileira no ensino de graduação em enfermagem
author Schimitt, Micaela Koch
author_facet Schimitt, Micaela Koch
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schimitt, Micaela Koch
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wetzel, Christine
contributor_str_mv Wetzel, Christine
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Saúde mental
Reforma dos serviços de saúde
topic Educação em enfermagem
Saúde mental
Reforma dos serviços de saúde
description A Reforma Psiquiátrica Brasileira é um tema atual que coloca em questão paradigmas sobre o cuidado ao portador de sofrimento psíquico e a rede de serviços que compõe esse cuidado. O ensino dessa temática no curso de graduação em Enfermagem é o foco deste estudo, que se propõe a analisar o conhecimento que o acadêmico possui, bem como as percepções a cerca desse tema e a contribuição da universidade na construção desse conhecimento. Foram realizadas entrevistas com os acadêmicos e com base nos dados coletados, construímos núcleos temáticos para análise. Analisando-se esses núcleos, exemplificando com as falas dos acadêmicos, e articulando-os com o referencial teórico, observou-se que os acadêmicos possuem conhecimentos a cerca da Reforma Psiquiátrica e dos ideais que a permeiam, sabem avaliar a contribuição da universidade e dos docentes e dos espaços extracurriculares nesta formação, bem como a participação das equipes de saúde, serviços e políticas governamentais para a implementação da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-05T02:16:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/107802
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000593291
url http://hdl.handle.net/10183/107802
identifier_str_mv 000593291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107802/1/000593291.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107802/2/000593291.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/107802/3/000593291.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 783a683de78a8ce622fa9425bebea9dc
ad66dfab14055e84fc6404819b6cc426
763f7781e4cadc56f3589915e994489e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224475259174912