Origem social e escolha pelo curso de graduação : inferências a partir de dados do ENADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Matheus Monteiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Massi, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218577
Resumo: Neste trabalho analisamos dados de 861 mil estudantes que realizaram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes entre 2016 e 2018, em relação aos motivos que levam à escolha de um curso de graduação. Realizamos análises estatísticas e adotamos a teoria bourdiana sobre as desigualdades sociais e escolares para interpretar nossos resultados. Identificamos a inserção no mercado e os cursos a distância como motivos nas classes menos favorecidas; a busca por cursos com baixa concorrência, mas valorizados soci almente, nas classes médias; e a escolha por influência familiar ou vocação nas classes altas. Esses resultados confirmam as diferenciações e desigualdades das classes sociais no sistema universitário brasileiro.
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