Experimentação e modelagem : estratégias para a abordagem de ligações químicas no ensino médio
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/143536 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos uma proposição para o trabalho com o assunto ligações químicas no ensino médio, cuja defesa e argumentação é feita em dois momentos distintos. No primeiro, propomos que os modelos de ligações químicas – iônicas, metálicas e covalentes – sejam desenvolvidos a partir de atividades experimentais que possibilitem a observação de algumas propriedades de diferentes substâncias. No segundo, propomos o ensino de geometria molecular a partir da Teoria de Repulsão dos Pares de Elétrons de Valência (TRPEV) e, para facilitar a compreensão da própria teoria e de geometria molecular, sugerimos o uso de modelagem. |
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Ferreira, MairaDel Pino, Jose Claudio2016-07-13T02:33:52Z20032178-7727http://hdl.handle.net/10183/143536000416209Neste artigo, apresentamos uma proposição para o trabalho com o assunto ligações químicas no ensino médio, cuja defesa e argumentação é feita em dois momentos distintos. No primeiro, propomos que os modelos de ligações químicas – iônicas, metálicas e covalentes – sejam desenvolvidos a partir de atividades experimentais que possibilitem a observação de algumas propriedades de diferentes substâncias. No segundo, propomos o ensino de geometria molecular a partir da Teoria de Repulsão dos Pares de Elétrons de Valência (TRPEV) e, para facilitar a compreensão da própria teoria e de geometria molecular, sugerimos o uso de modelagem.In this paper, a suggestion to work with the subject “Chemical Bond” in High Schools is presented. The defence and argumentation of this suggestion is made in two different moments. First, we propose that chemical bond models – covalent bond, ionic bond and metallic bond – are developed from experimental activities which enable the observation of some properties of different substances. Second, we propose the teaching of molecular geometry from the Valence Shell-Pair Repulsion Theory (VSEPR). Besides, we suggest the use of concrete models in order to facilitate the understanding of the VSEPR and of the molecular geometry.application/pdfporActa scientiae : revista de ciências naturais e exatas. Canoas. Vol. 5, n. 2 (jul./dez. 2003), p. 41-48Ensino de química : Ensino médioValência : Ligações químicasLigações químicasEletronsChemical bondValence shell electron-pair repulsion theoryChemistry teachingExperimentação e modelagem : estratégias para a abordagem de ligações químicas no ensino médioExperimentation and Modelling : Strategies for Teaching Chemical Bonds in High Schoolinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000416209.pdf000416209.pdfTexto completoapplication/pdf299895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143536/1/000416209.pdf433a9c28549cfd5e1e6c6e7a287c06faMD51TEXT000416209.pdf.txt000416209.pdf.txtExtracted Texttext/plain23603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143536/2/000416209.pdf.txt82e3345a00d7bec5e2755024eca26f53MD52THUMBNAIL000416209.pdf.jpg000416209.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143536/3/000416209.pdf.jpg1e091b2a5715c418a2fc21f93b6b8caeMD5310183/1435362018-10-26 10:19:50.715oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143536Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-26T13:19:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Neste artigo, apresentamos uma proposição para o trabalho com o assunto ligações químicas no ensino médio, cuja defesa e argumentação é feita em dois momentos distintos. No primeiro, propomos que os modelos de ligações químicas – iônicas, metálicas e covalentes – sejam desenvolvidos a partir de atividades experimentais que possibilitem a observação de algumas propriedades de diferentes substâncias. No segundo, propomos o ensino de geometria molecular a partir da Teoria de Repulsão dos Pares de Elétrons de Valência (TRPEV) e, para facilitar a compreensão da própria teoria e de geometria molecular, sugerimos o uso de modelagem. |
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