O movimento sindical como espaço educativo : formação política do trabalhador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pegoraro, Camile
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25208
Resumo: O presente estudo trata do movimento sindical como espaço educativo não-escolar para a formação política do trabalhador e sua articulação com o espaço escolar, no que se refere ao objetivo comum de formar para a participação política. O campo escolhido para a coleta de dados foi a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, e seus principais objetivos foram os de compreender os princípios que orientam a formação política do trabalhador vinculado ao movimento sindical e identificar as aproximações possíveis entre a educação não-escolar e escolar. A investigação configurou-se como um estudo de caso e teve como instrumentos empíricos, observações obtidas durante participação em curso oferecido pela CTB, análise de documentos da mesma organização e entrevistas individuais semi-estruturadas com dirigentes, professores e alunos da formação em curso. Dentre os autores que referenciaram, respectivamente, a construção metodológica e a análise dos dados destacam-se: Meksenas (2002), Bobbio (2003), Manfredi (1986), Gramsci (1985) e Freire (2001). Como resultado das análises, emergiu a preocupação da CTB com uma formação política comprometida com a elevação da consciência crítica e apoiada numa concepção classista, a fim de tornar os trabalhadores dos sindicatos participantes ativos nas lutas sociais. Verificou-se, ainda, que a formação oferecida no espaço da CTB pode contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade que valorize a classe trabalhadora, e que educação não-escolar e escolar podem estar articuladas, no sentido de formar para a participação política, sendo ambas de grande importância no processo de conscientização e emancipação dos trabalhadores.
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