A identidade nacional na obra cinematográfica argentina de Libertad Lamarque
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/109540 |
Resumo: | Neste artigo, propõe-se uma análise da forma como a identidade nacional argentina foi representada na obra cinematográfica de Libertad Lamarque. Essa artista recebeu, como cantora, o título de Reina del Tango e foi, também, a principal protagonista do cinema argentino dos anos 1930 e 1940. Sua trajetória artística na Argentina foi interrompida bruscamente na segunda metade dos anos 1940 quando, por supostos conflitos com Eva Perón, não obteve mais convites para trabalhar naquele país e emigrou para o México. Em sua trajetória cinematográfica na Argentina, Libertad contribuiu para construir e difundir determinada versão sobre a identidade nacional argentina. |
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Kerber, Alessander Mario2015-01-31T02:20:42Z20141518-3319http://hdl.handle.net/10183/109540000949202Neste artigo, propõe-se uma análise da forma como a identidade nacional argentina foi representada na obra cinematográfica de Libertad Lamarque. Essa artista recebeu, como cantora, o título de Reina del Tango e foi, também, a principal protagonista do cinema argentino dos anos 1930 e 1940. Sua trajetória artística na Argentina foi interrompida bruscamente na segunda metade dos anos 1940 quando, por supostos conflitos com Eva Perón, não obteve mais convites para trabalhar naquele país e emigrou para o México. Em sua trajetória cinematográfica na Argentina, Libertad contribuiu para construir e difundir determinada versão sobre a identidade nacional argentina.This paper analyzes the representation of national identity in Libertad Lamarque’s Argentinean movies. As a singer, the artist received the title Reina del Tango (Queen of Tango), and was also the main protagonist of 1930s and 1940s Argentinean movie productions. Due to alleged conflicts with Eva Perón, her artistic career in Argentina ended abruptly by the late 1940s, when she stopped receiving invitations to work in the country and had to move to Mexico. In her cinematographic career in Argentina, though, Libertad contributed to build and disseminate a particular version of the Argentinean national identity.application/pdfporTopoi : revista de história. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 15, n. 29 (jul./dez. 2014), f. 473-497Lamarque, Libertad, 1908-2000Identidade nacional : ArgentinaCinemaNational identityRepresentationTangoA identidade nacional na obra cinematográfica argentina de Libertad Lamarqueinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000949202.pdf000949202.pdfTexto completoapplication/pdf1305455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109540/1/000949202.pdffa62fd45ab43126a4e110d78736506aeMD51TEXT000949202.pdf.txt000949202.pdf.txtExtracted Texttext/plain69066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109540/2/000949202.pdf.txt3564c866ac526a605f21ec878ad76bf2MD52THUMBNAIL000949202.pdf.jpg000949202.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109540/3/000949202.pdf.jpgba306663d457c2122677302b27b77b09MD5310183/1095402022-11-05 04:51:28.674223oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109540Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-05T07:51:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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