Desenvolvimento de escores para determinação da complexidade das solicitações recebidas por dois Centros de Informações sobre Medicamentos (CIM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Raquel Guerra da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/143515
Resumo: Um Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) visa promover o uso seguro dos medicamentos por meio de informação técnico-científica atualizada e imparcial. Nas últimas décadas percebe-se um decréscimo do número de solicitações recebidas pelos CIM, porém um aumento do tempo requerido para respondê-las, podendo ser um reflexo da complexidade das solicitações. Objetivo: Elaborar escores capazes de medir a complexidade das solicitações recebidas pelo CIM do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (CIM-HCPA) e pelo CIM do Rio Grande do Sul (CIMRS). Métodos: Estudo observacional, retrospectivo através da análise dos dados de 315 consultas atendidas no período de janeiro a dezembro de 2011. Os itens incluídos nos escores foram os seguintes: tipos de fontes de informação, número de fontes de pesquisa, número de medicamentos, tempo de resposta, tema da solicitação e julgamento. Estes itens foram escolhidos através da literatura e opinião de profissionais da área. Os dados coletados foram armazenados no Excel e analisados no programa SPSS 18.0. A complexidade foi classificada em baixa, média e alta. Resultados: Os resultados obtidos demonstraram que cerca de 90% das solicitações recebidas foram respondidas utilizando-se fontes terciárias e que o tempo gasto para elaboração e envio destas respostas foi de cerca de 5 horas. A maioria das solicitações recebidas foi classificada em baixa complexidade, nos dois escores propostos. Conclusão: Os escores propostos permitiram a avaliação da complexidade das questões, identificando que a maioria das solicitações é de baixa complexidade. Através deste estudo será possível instituir mudanças tanto na estrutura física como nos processos de resposta visando melhora da qualidade do serviço de informação.
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