A competição na categoria infantil da canoagem velocidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Francisco Lepkoski
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172029
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de um estudo de caráter qualitativo que irá abordar a competição da canoagem velocidade com as crianças da categoria infantil. Desta forma, estão sendo realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro treinadores de categorias de base da canoagem velocidade do Rio Grande do Sul, abordando questões referentes à que tipo de competições devem ser feitas na categoria infantil, qual a idade ideal para começar a competir nesta categoria, quais tipos de treinamento deve ser realizado com essas crianças e de que forma devem-se trabalhar os valores da derrota e da vitória durante as competições. As respostas dos entrevistados foram relacionadas com estudos e publicações que abordam a pedagogia do esporte e as competições infanto-juvenis com o intuito de verificar e comparar a estrutura das provas de canoagem velocidade com a de outros esportes semelhantes, e desta forma ajudar a definir que tipos de competições seriam ideais para as crianças que estão iniciando no esporte, qual a quantidade de competições durante um período do ano e como ela é estruturada respeitando os limites motores das crianças. Foram realizadas entrevistas com quatro treinadores de diferentes idades e épocas, divergindo suas opiniões sobre a estrutura ideal de competições para a categoria Infantil da Canoagem Velocidade e concordando em algumas questões sobre a intensidade de estímulos e cobranças feitas com crianças desta idade respeitando seu desenvolvimento social, afetivo, cognitivo e motor. Concluindo que há mudanças a serem feitas nas competições da canoagem velocidade voltadas para a categoria infantil, explorando atividades lúdicas e cooperativas, para harmonizar a relação entre vitória e derrota na formação do caráter da criança como futuro atleta.
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