A representação imagética de conceitos científicos na série da BBC Horizon
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/111795 |
Resumo: | Esta monografia tem como tema a transposição de conceitos científicos para imagens visuais na série documental Horizon, da BBC britânica. Revisa-se a história do cinema e do gênero documentário, mais especificamente, e utiliza-se elementos de teoria da imagem avançados por ECO para a compreensão de seqüências de imagens representativas de conceitos de física quântica, astrofísica e matemática. São analisadas nas sequências a composição dos registros verbais e visuais em cada episódio e como eles se relacionam na tarefa de informar o público presumivelmente leigo a respeito dessas áreas, que não costumam fazer parte do cotidiano do telespectador. Conclui-se que há uma predominância no uso de imagens conotativas na representação dos conteúdos presentes nos episódios analisados. |
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Eskinazi, Victor OliveiraMartins, Ana Tais2015-03-06T01:57:54Z2014http://hdl.handle.net/10183/111795000953058Esta monografia tem como tema a transposição de conceitos científicos para imagens visuais na série documental Horizon, da BBC britânica. Revisa-se a história do cinema e do gênero documentário, mais especificamente, e utiliza-se elementos de teoria da imagem avançados por ECO para a compreensão de seqüências de imagens representativas de conceitos de física quântica, astrofísica e matemática. São analisadas nas sequências a composição dos registros verbais e visuais em cada episódio e como eles se relacionam na tarefa de informar o público presumivelmente leigo a respeito dessas áreas, que não costumam fazer parte do cotidiano do telespectador. Conclui-se que há uma predominância no uso de imagens conotativas na representação dos conteúdos presentes nos episódios analisados.This monograph has as its theme the transposition of scientific concepts into visual images in the documentary series Horizon, of the British BBC. This article reviews the history of cinema and documentaries, more specifically, and is used advanced image theory elements by ECO for understanding representative images sequences of quantum physics concepts, astrophysics and mathematics. It analyzes sequences in the composition of verbal and visual records in each episode and how they relate to the task of informing the public presumably lay on these areas, which are often not part of the everyday viewer. It is concluded that there is a predominance in the use of connotative images in the representation of the contents in the analyzed episodes.application/pdfporHorizon (Programa de televisão)Divulgação científicaFilme documentárioDocumentaryHorizonImageBBCA representação imagética de conceitos científicos na série da BBC Horizoninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953058.pdf000953058.pdfTexto completoapplication/pdf9185644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111795/1/000953058.pdf6305089eea39f97bfe56650f42b0e079MD51TEXT000953058.pdf.txt000953058.pdf.txtExtracted Texttext/plain113799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111795/2/000953058.pdf.txt536f14dff85a15ae201a75f27c56e8afMD52THUMBNAIL000953058.pdf.jpg000953058.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg995http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/111795/3/000953058.pdf.jpg483cec925f8ff4e69eb71a117a34ac57MD5310183/1117952023-03-30 03:23:40.011689oai:www.lume.ufrgs.br:10183/111795Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2023-03-30T06:23:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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