O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Vanhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaigang na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sufiatti, Tanabi
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222969
Resumo: O presente artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado intitulada: O currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena kaingang contemporâneo da Terra Indígena Xapecó. A investigação teve por objetivo analisar as relações entre o currículo de matemática e a constituição do sujeito indígena kaingang contemporâneo. O estudo desenvolvido mostrou que: i) a importância da matemática escolar se dá por ser entendida como uma “ferramenta de poder”, que permite aos alunos indígenas kaingang “compreenderem o mundo do não índio” fornecendo subsídios e conhecimentos para que o aluno indígena esteja preparado para o “mundo fora da aldeia”; ii) os documentos analisados apresentam a tensão entre as culturas indígena e não indígena; iii) os conhecimentos convivem em constante tensão; e iv) os professores da escola indígena, a fim de privilegiar os conhecimentos provenientes da cultura, trabalham com o que denominamos de “duplo real”.
id UFRGS-2_9e4bcd3a82530871dad51321d6491762
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222969
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sufiatti, TanabiDuarte, Cláudia Glavam2021-06-29T04:20:44Z20151415-8175http://hdl.handle.net/10183/222969000992594O presente artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado intitulada: O currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena kaingang contemporâneo da Terra Indígena Xapecó. A investigação teve por objetivo analisar as relações entre o currículo de matemática e a constituição do sujeito indígena kaingang contemporâneo. O estudo desenvolvido mostrou que: i) a importância da matemática escolar se dá por ser entendida como uma “ferramenta de poder”, que permite aos alunos indígenas kaingang “compreenderem o mundo do não índio” fornecendo subsídios e conhecimentos para que o aluno indígena esteja preparado para o “mundo fora da aldeia”; ii) os documentos analisados apresentam a tensão entre as culturas indígena e não indígena; iii) os conhecimentos convivem em constante tensão; e iv) os professores da escola indígena, a fim de privilegiar os conhecimentos provenientes da cultura, trabalham com o que denominamos de “duplo real”.This article is the result of a Master’s research entitled: The mathematics curriculum as a device in the constitution of contemporary indigenous subject kaingang of Indigenous Xapecó. The investigation aimed to analyze the relations between mathematics curriculum and the constitution of the subject indigenous contemporary kaingang. The study developed showed that: i) the importance of school mathematics takes place to be understood as a “power tool”, which allows the kaingang indigenous students “to comprehend the nonindigenous world”, supplying subsidies and knowledge so that the indigenous student can be ready for the “world outside of the village”; ii) the analyzed documents show the tension between the indigenous and nonindigenous cultures; iii) the acquirements coexist in constant tension; iv) the indigenous school teachers, in order to favor the acquirements derived from the culture, work with what I have called “double real”.El presente artículo es resultado de una investigación de maestría intitulada: El currículo de matemáticas como dispositivo en la constitución del sujeto indígena kaingang contemporáneo de la Tierra Indígena Xapecó-SC. El objetivo de la investigación fue analizar las relaciones entre el currículo de matemáticas y la constitución del sujeto indígena kaingang contemporáneo. El estudio desarrollado demostró que i) la importancia de las matemáticas escolares en las tierras indígenas se entiende como una “herramienta de poder”, que permite a los alumnos indígenas kaingang “la comprensión del mundo de aquél que no es indígena”, proporcionando apoyo y conocimiento para que el alumno indígena esté listo para el “mundo lejano de la aldea”; ii) los documentos analizados presentan la tensión entre las culturas indígena y no indígena; iii) los conocimientos conviven en tensión constante y iv) los profesores de la escuela indígena, a fin de privilegiar los conocimientos provenientes de la cultura, trabajan con lo que denominamos de “duplo real”.application/pdfporRevista pedagógica. Chapecó, SC. Vol. 17, n. 34 (2015), p. 148-170Currículo escolarEducação MatemáticaÍndios kaingangSchool curriculumMath educationsKaigang indiansCurrículum escolarEducación matemáticaÍndios kaingangO currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Vanhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaigang na contemporaneidadeThe math curriculum of indigenous school Cacique Vanhkrê and the constitution of Kaingang individuals in the contemporaneity El currículo de matemática de la escuela indígena cacique vanhkrê y la constitución de sujetos indígenas kaingang en la contemporaneidad info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000992594.pdf.txt000992594.pdf.txtExtracted Texttext/plain64461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222969/2/000992594.pdf.txtd0339e148fd0ec4d88342db4a1ae5ee9MD52ORIGINAL000992594.pdfTexto completoapplication/pdf862773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222969/1/000992594.pdfff9e4c19d226e22556b03958a2ac8cbbMD5110183/2229692021-07-09 04:36:40.291533oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222969Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-07-09T07:36:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Vanhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaigang na contemporaneidade
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The math curriculum of indigenous school Cacique Vanhkrê and the constitution of Kaingang individuals in the contemporaneity
dc.title.alternative.es.fl_str_mv El currículo de matemática de la escuela indígena cacique vanhkrê y la constitución de sujetos indígenas kaingang en la contemporaneidad
title O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Vanhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaigang na contemporaneidade
spellingShingle O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Vanhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaigang na contemporaneidade
Sufiatti, Tanabi
Currículo escolar
Educação Matemática
Índios kaingang
School curriculum
Math educations
Kaigang indians
Currículum escolar
Educación matemática
Índios kaingang
title_short O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Vanhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaigang na contemporaneidade
title_full O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Vanhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaigang na contemporaneidade
title_fullStr O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Vanhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaigang na contemporaneidade
title_full_unstemmed O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Vanhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaigang na contemporaneidade
title_sort O currículo de matemática da Escola Indígena Cacique Vanhkrê e a constituição de sujeitos indígenas Kaigang na contemporaneidade
author Sufiatti, Tanabi
author_facet Sufiatti, Tanabi
Duarte, Cláudia Glavam
author_role author
author2 Duarte, Cláudia Glavam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sufiatti, Tanabi
Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo escolar
Educação Matemática
Índios kaingang
topic Currículo escolar
Educação Matemática
Índios kaingang
School curriculum
Math educations
Kaigang indians
Currículum escolar
Educación matemática
Índios kaingang
dc.subject.eng.fl_str_mv School curriculum
Math educations
Kaigang indians
dc.subject.spa.fl_str_mv Currículum escolar
Educación matemática
Índios kaingang
description O presente artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado intitulada: O currículo de matemática como dispositivo na constituição do sujeito indígena kaingang contemporâneo da Terra Indígena Xapecó. A investigação teve por objetivo analisar as relações entre o currículo de matemática e a constituição do sujeito indígena kaingang contemporâneo. O estudo desenvolvido mostrou que: i) a importância da matemática escolar se dá por ser entendida como uma “ferramenta de poder”, que permite aos alunos indígenas kaingang “compreenderem o mundo do não índio” fornecendo subsídios e conhecimentos para que o aluno indígena esteja preparado para o “mundo fora da aldeia”; ii) os documentos analisados apresentam a tensão entre as culturas indígena e não indígena; iii) os conhecimentos convivem em constante tensão; e iv) os professores da escola indígena, a fim de privilegiar os conhecimentos provenientes da cultura, trabalham com o que denominamos de “duplo real”.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-29T04:20:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/222969
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-8175
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992594
identifier_str_mv 1415-8175
000992594
url http://hdl.handle.net/10183/222969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista pedagógica. Chapecó, SC. Vol. 17, n. 34 (2015), p. 148-170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222969/2/000992594.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222969/1/000992594.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d0339e148fd0ec4d88342db4a1ae5ee9
ff9e4c19d226e22556b03958a2ac8cbb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225022723850240