A Competência em Informação (COINFO) na biblioteca escolar e a sua influência nos índices do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB): um estudo das bibliotecas escolares de Alvorada/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Fábio Mariano
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230040
Resumo: O ambiente escolar é um espaço público onde alunos, professores, pais e demais membros da comunidade escolar convivem e trocam experiências educacionais possibilitando o processo de ensino-aprendizagem. Dentre os diversos ambientes de aprendizagem que compõem o ambiente escolar, a biblioteca é um dos ambientes que tem importante função no processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo questiona: Como as Competências em Informação são desenvolvidas nas bibliotecas escolares; e qual a influência nos indicadores educacionais que relacionam rendimento escolar (aprovação) e desempenho (proficiências) em exames padronizados realizados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no 5º ano do Ensino Fundamental na disciplina de Língua Portuguesa? Analisando o desenvolvimento das competências em informação nas bibliotecas escolares sob os seguintes aspectos: a) influência nos indicadores educacionais que relacionam rendimento escolar (aprovação); b) influência nos indicadores de desempenho (proficiências) em exames padronizados realizados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no 5º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa no ano de 2017. Metodologicamente essa pesquisa caracteriza-se como sendo uma pesquisa básica de abordagem quali-quantitativa de caráter descritivo, com a utilização de um questionário estruturado com perguntas fechadas dicotômicas, de múltipla escolha e escalonadas; com 23 participantes gestores das bibliotecas escolares do município da cidade de Alvorada no Rio Grande do Sul. Concluiu-se que, as ações que são oferecidas pelas bibliotecas escolares do SME de Alvorada-RS são insuficientes para o desenvolvimento e formação das competências informacionais necessárias aos alunos ao longo da vida.
id UFRGS-2_9e8d4061857247a88b8559e4f50b3ee6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230040
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Fábio MarianoSilva, Fabiano Couto Corrêa da2021-09-22T04:23:56Z2021http://hdl.handle.net/10183/230040001131609O ambiente escolar é um espaço público onde alunos, professores, pais e demais membros da comunidade escolar convivem e trocam experiências educacionais possibilitando o processo de ensino-aprendizagem. Dentre os diversos ambientes de aprendizagem que compõem o ambiente escolar, a biblioteca é um dos ambientes que tem importante função no processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo questiona: Como as Competências em Informação são desenvolvidas nas bibliotecas escolares; e qual a influência nos indicadores educacionais que relacionam rendimento escolar (aprovação) e desempenho (proficiências) em exames padronizados realizados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no 5º ano do Ensino Fundamental na disciplina de Língua Portuguesa? Analisando o desenvolvimento das competências em informação nas bibliotecas escolares sob os seguintes aspectos: a) influência nos indicadores educacionais que relacionam rendimento escolar (aprovação); b) influência nos indicadores de desempenho (proficiências) em exames padronizados realizados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no 5º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa no ano de 2017. Metodologicamente essa pesquisa caracteriza-se como sendo uma pesquisa básica de abordagem quali-quantitativa de caráter descritivo, com a utilização de um questionário estruturado com perguntas fechadas dicotômicas, de múltipla escolha e escalonadas; com 23 participantes gestores das bibliotecas escolares do município da cidade de Alvorada no Rio Grande do Sul. Concluiu-se que, as ações que são oferecidas pelas bibliotecas escolares do SME de Alvorada-RS são insuficientes para o desenvolvimento e formação das competências informacionais necessárias aos alunos ao longo da vida.The school environment is a public space where students, teachers, parents and other members of the school community live together and exchange educational experiences, enabling the teaching-learning process. In the various learning environments that make up the school environment, the library is one of the environments that plays an important role in the teaching-learning process. The present study asks: How are the Competences in Information developed in school libraries; and what is the influence on educational indicators that relate school performance (approval) and performance (proficiencies) in standardized exams performed by the Basic Education Assessment System (SAEB) in the 5th year of elementary school in the Portuguese language discipline? Analyzing the development of information skills in school libraries under the following aspects: a) influence on educational indicators that relate school performance (approval); b) influence on performance indicators (proficiencies) in standardized exams carried out by the Basic Education Assessment System (SAEB) in the 5th year of Basic Education in Portuguese in the year 2017. The methodology used in the research is characterized as a basic research with a qualitative and quantitative approach of a descriptive character, with the use of a structured questionnaire with closed dichotomous, multiple choice and staggered questions; with 23 participating managers of school libraries in the city of Alvorada in Rio Grande do Sul. It was concluded that, the actions that are offered by the school libraries of the SME of Alvorada-RS are insufficient for the development and formation of the informational competences necessary to the students throughout their life.application/pdfporCompetência informacionalBiblioteca escolarSchool librariesCompetences in InformationBasic Education Assessment SystemA Competência em Informação (COINFO) na biblioteca escolar e a sua influência nos índices do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB): um estudo das bibliotecas escolares de Alvorada/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131609.pdf.txt001131609.pdf.txtExtracted Texttext/plain94964http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230040/2/001131609.pdf.txt91587e29de68cc62bb836e79462279e6MD52ORIGINAL001131609.pdfTexto completoapplication/pdf718104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230040/1/001131609.pdfe84f08a282f28fc92089f142d09ebbccMD5110183/2300402021-10-04 04:24:30.03772oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230040Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-10-04T07:24:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Competência em Informação (COINFO) na biblioteca escolar e a sua influência nos índices do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB): um estudo das bibliotecas escolares de Alvorada/RS
title A Competência em Informação (COINFO) na biblioteca escolar e a sua influência nos índices do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB): um estudo das bibliotecas escolares de Alvorada/RS
spellingShingle A Competência em Informação (COINFO) na biblioteca escolar e a sua influência nos índices do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB): um estudo das bibliotecas escolares de Alvorada/RS
Ribeiro, Fábio Mariano
Competência informacional
Biblioteca escolar
School libraries
Competences in Information
Basic Education Assessment System
title_short A Competência em Informação (COINFO) na biblioteca escolar e a sua influência nos índices do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB): um estudo das bibliotecas escolares de Alvorada/RS
title_full A Competência em Informação (COINFO) na biblioteca escolar e a sua influência nos índices do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB): um estudo das bibliotecas escolares de Alvorada/RS
title_fullStr A Competência em Informação (COINFO) na biblioteca escolar e a sua influência nos índices do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB): um estudo das bibliotecas escolares de Alvorada/RS
title_full_unstemmed A Competência em Informação (COINFO) na biblioteca escolar e a sua influência nos índices do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB): um estudo das bibliotecas escolares de Alvorada/RS
title_sort A Competência em Informação (COINFO) na biblioteca escolar e a sua influência nos índices do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB): um estudo das bibliotecas escolares de Alvorada/RS
author Ribeiro, Fábio Mariano
author_facet Ribeiro, Fábio Mariano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Fábio Mariano
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Fabiano Couto Corrêa da
contributor_str_mv Silva, Fabiano Couto Corrêa da
dc.subject.por.fl_str_mv Competência informacional
Biblioteca escolar
topic Competência informacional
Biblioteca escolar
School libraries
Competences in Information
Basic Education Assessment System
dc.subject.eng.fl_str_mv School libraries
Competences in Information
Basic Education Assessment System
description O ambiente escolar é um espaço público onde alunos, professores, pais e demais membros da comunidade escolar convivem e trocam experiências educacionais possibilitando o processo de ensino-aprendizagem. Dentre os diversos ambientes de aprendizagem que compõem o ambiente escolar, a biblioteca é um dos ambientes que tem importante função no processo de ensino-aprendizagem. O presente estudo questiona: Como as Competências em Informação são desenvolvidas nas bibliotecas escolares; e qual a influência nos indicadores educacionais que relacionam rendimento escolar (aprovação) e desempenho (proficiências) em exames padronizados realizados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no 5º ano do Ensino Fundamental na disciplina de Língua Portuguesa? Analisando o desenvolvimento das competências em informação nas bibliotecas escolares sob os seguintes aspectos: a) influência nos indicadores educacionais que relacionam rendimento escolar (aprovação); b) influência nos indicadores de desempenho (proficiências) em exames padronizados realizados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no 5º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa no ano de 2017. Metodologicamente essa pesquisa caracteriza-se como sendo uma pesquisa básica de abordagem quali-quantitativa de caráter descritivo, com a utilização de um questionário estruturado com perguntas fechadas dicotômicas, de múltipla escolha e escalonadas; com 23 participantes gestores das bibliotecas escolares do município da cidade de Alvorada no Rio Grande do Sul. Concluiu-se que, as ações que são oferecidas pelas bibliotecas escolares do SME de Alvorada-RS são insuficientes para o desenvolvimento e formação das competências informacionais necessárias aos alunos ao longo da vida.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-22T04:23:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/230040
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001131609
url http://hdl.handle.net/10183/230040
identifier_str_mv 001131609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230040/2/001131609.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230040/1/001131609.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 91587e29de68cc62bb836e79462279e6
e84f08a282f28fc92089f142d09ebbcc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224613218222080