O corpo no ar : cartografia sobre a cognição inventiva em processos de aprendizagem no tecido acrobático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Luana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205382
Resumo: A proposta deste trabalho emerge da experiência viva e quente de aprendizagem do corpo no universo circense. Propõe-se uma entrada no campo da educação por duas vias que se relacionam entre si. A primeira consiste em uma breve revisão histórica e genealógica sobre o regime disciplinar escolar, enquanto projeto moderno atrelado a demandas capitalistas específicas, em sua relação com a domesticação dos corpos das populações nacionais, dos “selvagens” (populações ameríndias) e das crianças. A segunda compõe-se a partir de uma pesquisa cartográfica, realizada sobre o campo de imanência experimentado pelo corpo nos processos de aprendizagem em uma escola de circo da cidade de Porto Alegre. A aprendizagem do corpo no circo afirma uma diferença em relação à política recognitiva hegemônica no ensino formal, no sentido de que o aprendizado se dá pela exploração direta do corpo em direção à matéria, constituindo-se, assim, em um convite à experimentação e à invenção, processo imprevisível e cujos resultados são sempre singulares.
id UFRGS-2_9e9bcdebda49652f77b1d3b8d0b24485
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205382
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schmitz, LuanaMaurente, Vanessa Soares2020-02-04T04:14:24Z2019http://hdl.handle.net/10183/205382001111550A proposta deste trabalho emerge da experiência viva e quente de aprendizagem do corpo no universo circense. Propõe-se uma entrada no campo da educação por duas vias que se relacionam entre si. A primeira consiste em uma breve revisão histórica e genealógica sobre o regime disciplinar escolar, enquanto projeto moderno atrelado a demandas capitalistas específicas, em sua relação com a domesticação dos corpos das populações nacionais, dos “selvagens” (populações ameríndias) e das crianças. A segunda compõe-se a partir de uma pesquisa cartográfica, realizada sobre o campo de imanência experimentado pelo corpo nos processos de aprendizagem em uma escola de circo da cidade de Porto Alegre. A aprendizagem do corpo no circo afirma uma diferença em relação à política recognitiva hegemônica no ensino formal, no sentido de que o aprendizado se dá pela exploração direta do corpo em direção à matéria, constituindo-se, assim, em um convite à experimentação e à invenção, processo imprevisível e cujos resultados são sempre singulares.application/pdfporCorpoCircoAprendizagemEducaçãoPsicologia socialO corpo no ar : cartografia sobre a cognição inventiva em processos de aprendizagem no tecido acrobáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2019Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001111550.pdf.txt001111550.pdf.txtExtracted Texttext/plain90257http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205382/2/001111550.pdf.txt4c36ab600c215086b9b21b565ab4226dMD52ORIGINAL001111550.pdfTexto completoapplication/pdf722570http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205382/1/001111550.pdf5ed7814494cff09ddc8b5a7a90daf344MD5110183/2053822020-02-05 05:09:51.844104oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205382Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-05T07:09:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O corpo no ar : cartografia sobre a cognição inventiva em processos de aprendizagem no tecido acrobático
title O corpo no ar : cartografia sobre a cognição inventiva em processos de aprendizagem no tecido acrobático
spellingShingle O corpo no ar : cartografia sobre a cognição inventiva em processos de aprendizagem no tecido acrobático
Schmitz, Luana
Corpo
Circo
Aprendizagem
Educação
Psicologia social
title_short O corpo no ar : cartografia sobre a cognição inventiva em processos de aprendizagem no tecido acrobático
title_full O corpo no ar : cartografia sobre a cognição inventiva em processos de aprendizagem no tecido acrobático
title_fullStr O corpo no ar : cartografia sobre a cognição inventiva em processos de aprendizagem no tecido acrobático
title_full_unstemmed O corpo no ar : cartografia sobre a cognição inventiva em processos de aprendizagem no tecido acrobático
title_sort O corpo no ar : cartografia sobre a cognição inventiva em processos de aprendizagem no tecido acrobático
author Schmitz, Luana
author_facet Schmitz, Luana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitz, Luana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maurente, Vanessa Soares
contributor_str_mv Maurente, Vanessa Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Circo
Aprendizagem
Educação
Psicologia social
topic Corpo
Circo
Aprendizagem
Educação
Psicologia social
description A proposta deste trabalho emerge da experiência viva e quente de aprendizagem do corpo no universo circense. Propõe-se uma entrada no campo da educação por duas vias que se relacionam entre si. A primeira consiste em uma breve revisão histórica e genealógica sobre o regime disciplinar escolar, enquanto projeto moderno atrelado a demandas capitalistas específicas, em sua relação com a domesticação dos corpos das populações nacionais, dos “selvagens” (populações ameríndias) e das crianças. A segunda compõe-se a partir de uma pesquisa cartográfica, realizada sobre o campo de imanência experimentado pelo corpo nos processos de aprendizagem em uma escola de circo da cidade de Porto Alegre. A aprendizagem do corpo no circo afirma uma diferença em relação à política recognitiva hegemônica no ensino formal, no sentido de que o aprendizado se dá pela exploração direta do corpo em direção à matéria, constituindo-se, assim, em um convite à experimentação e à invenção, processo imprevisível e cujos resultados são sempre singulares.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-04T04:14:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205382
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001111550
url http://hdl.handle.net/10183/205382
identifier_str_mv 001111550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205382/2/001111550.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205382/1/001111550.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c36ab600c215086b9b21b565ab4226d
5ed7814494cff09ddc8b5a7a90daf344
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224591765405696