O corpo no ar : cartografia sobre a cognição inventiva em processos de aprendizagem no tecido acrobático
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/205382 |
Resumo: | A proposta deste trabalho emerge da experiência viva e quente de aprendizagem do corpo no universo circense. Propõe-se uma entrada no campo da educação por duas vias que se relacionam entre si. A primeira consiste em uma breve revisão histórica e genealógica sobre o regime disciplinar escolar, enquanto projeto moderno atrelado a demandas capitalistas específicas, em sua relação com a domesticação dos corpos das populações nacionais, dos “selvagens” (populações ameríndias) e das crianças. A segunda compõe-se a partir de uma pesquisa cartográfica, realizada sobre o campo de imanência experimentado pelo corpo nos processos de aprendizagem em uma escola de circo da cidade de Porto Alegre. A aprendizagem do corpo no circo afirma uma diferença em relação à política recognitiva hegemônica no ensino formal, no sentido de que o aprendizado se dá pela exploração direta do corpo em direção à matéria, constituindo-se, assim, em um convite à experimentação e à invenção, processo imprevisível e cujos resultados são sempre singulares. |
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