O marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174714 |
Resumo: | O presente estudo buscou identificar como as academias de jiu jitsu de Porto alegre utilizam o marketing e suas ferramentas para a captação e fidelização de alunos. Para tanto, foi realizado um questionário quantitativo O recrutamento dos entrevistados se deu de forma não probabilística por conveniência. Através desse questionário foi possível observar pontos importantes quanto à percepção dos praticantes e compreender as características das academias de jiu jitsu e de seus alunos. Os principais resultados foram que as academias de jiu jitsu de Porto Alegre e seus responsáveis muitas vezes não reconhecem e não aproveitam oportunidades dentro de um mercado competitivo e de muita concorrência. |
id |
UFRGS-2_9f5bc100ad1ba584bab33043c3b0b82f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174714 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gamarra, Lucas EstradaNique, Walter Meucci2018-04-17T02:27:16Z2017http://hdl.handle.net/10183/174714001064125O presente estudo buscou identificar como as academias de jiu jitsu de Porto alegre utilizam o marketing e suas ferramentas para a captação e fidelização de alunos. Para tanto, foi realizado um questionário quantitativo O recrutamento dos entrevistados se deu de forma não probabilística por conveniência. Através desse questionário foi possível observar pontos importantes quanto à percepção dos praticantes e compreender as características das academias de jiu jitsu e de seus alunos. Os principais resultados foram que as academias de jiu jitsu de Porto Alegre e seus responsáveis muitas vezes não reconhecem e não aproveitam oportunidades dentro de um mercado competitivo e de muita concorrência.The present study analysed how the Brazilian Jiu Jitsu Schools in the city of Porto Alegre use marketing and its tools to attract and gain their practitioners. To that end, a quantitative questionnaire was conducted. The interviewees were selected on a non-probabilistic sampling basis for convenience. This questionnaire made it possible to observe important aspects regarding the perception of practitioners and understand their characteristics and those of the Brazilian Schools. The main results were that Brazilian Jiu Jitsu Schools in Porto Alegre and their responsible often fail to recognize and seize the opportunities within a competitive market and environment.application/pdfporMarketingComportamento do consumidorMarketingBrazilian Jiu JitsuSchoolsClient SearchClient's LoyaltyO marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064125.pdf001064125.pdfTexto completoapplication/pdf1002885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174714/1/001064125.pdf40282ce4fb73af1796f3c2e4d2340360MD51TEXT001064125.pdf.txt001064125.pdf.txtExtracted Texttext/plain87714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174714/2/001064125.pdf.txt025c087f077a6c59dc738010d78e89ceMD52THUMBNAIL001064125.pdf.jpg001064125.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174714/3/001064125.pdf.jpge4bd65cc784f604517d9e4ab77fc0bccMD5310183/1747142018-10-30 08:10:07.489oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174714Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:10:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegre |
title |
O marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegre |
spellingShingle |
O marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegre Gamarra, Lucas Estrada Marketing Comportamento do consumidor Marketing Brazilian Jiu Jitsu Schools Client Search Client's Loyalty |
title_short |
O marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegre |
title_full |
O marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegre |
title_fullStr |
O marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegre |
title_full_unstemmed |
O marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegre |
title_sort |
O marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegre |
author |
Gamarra, Lucas Estrada |
author_facet |
Gamarra, Lucas Estrada |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gamarra, Lucas Estrada |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nique, Walter Meucci |
contributor_str_mv |
Nique, Walter Meucci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Comportamento do consumidor |
topic |
Marketing Comportamento do consumidor Marketing Brazilian Jiu Jitsu Schools Client Search Client's Loyalty |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Marketing Brazilian Jiu Jitsu Schools Client Search Client's Loyalty |
description |
O presente estudo buscou identificar como as academias de jiu jitsu de Porto alegre utilizam o marketing e suas ferramentas para a captação e fidelização de alunos. Para tanto, foi realizado um questionário quantitativo O recrutamento dos entrevistados se deu de forma não probabilística por conveniência. Através desse questionário foi possível observar pontos importantes quanto à percepção dos praticantes e compreender as características das academias de jiu jitsu e de seus alunos. Os principais resultados foram que as academias de jiu jitsu de Porto Alegre e seus responsáveis muitas vezes não reconhecem e não aproveitam oportunidades dentro de um mercado competitivo e de muita concorrência. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-17T02:27:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174714 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001064125 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174714 |
identifier_str_mv |
001064125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174714/1/001064125.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174714/2/001064125.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174714/3/001064125.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
40282ce4fb73af1796f3c2e4d2340360 025c087f077a6c59dc738010d78e89ce e4bd65cc784f604517d9e4ab77fc0bcc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447213373915136 |