O marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gamarra, Lucas Estrada
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174714
Resumo: O presente estudo buscou identificar como as academias de jiu jitsu de Porto alegre utilizam o marketing e suas ferramentas para a captação e fidelização de alunos. Para tanto, foi realizado um questionário quantitativo O recrutamento dos entrevistados se deu de forma não probabilística por conveniência. Através desse questionário foi possível observar pontos importantes quanto à percepção dos praticantes e compreender as características das academias de jiu jitsu e de seus alunos. Os principais resultados foram que as academias de jiu jitsu de Porto Alegre e seus responsáveis muitas vezes não reconhecem e não aproveitam oportunidades dentro de um mercado competitivo e de muita concorrência.
id UFRGS-2_9f5bc100ad1ba584bab33043c3b0b82f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174714
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gamarra, Lucas EstradaNique, Walter Meucci2018-04-17T02:27:16Z2017http://hdl.handle.net/10183/174714001064125O presente estudo buscou identificar como as academias de jiu jitsu de Porto alegre utilizam o marketing e suas ferramentas para a captação e fidelização de alunos. Para tanto, foi realizado um questionário quantitativo O recrutamento dos entrevistados se deu de forma não probabilística por conveniência. Através desse questionário foi possível observar pontos importantes quanto à percepção dos praticantes e compreender as características das academias de jiu jitsu e de seus alunos. Os principais resultados foram que as academias de jiu jitsu de Porto Alegre e seus responsáveis muitas vezes não reconhecem e não aproveitam oportunidades dentro de um mercado competitivo e de muita concorrência.The present study analysed how the Brazilian Jiu Jitsu Schools in the city of Porto Alegre use marketing and its tools to attract and gain their practitioners. To that end, a quantitative questionnaire was conducted. The interviewees were selected on a non-probabilistic sampling basis for convenience. This questionnaire made it possible to observe important aspects regarding the perception of practitioners and understand their characteristics and those of the Brazilian Schools. The main results were that Brazilian Jiu Jitsu Schools in Porto Alegre and their responsible often fail to recognize and seize the opportunities within a competitive market and environment.application/pdfporMarketingComportamento do consumidorMarketingBrazilian Jiu JitsuSchoolsClient SearchClient's LoyaltyO marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064125.pdf001064125.pdfTexto completoapplication/pdf1002885http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174714/1/001064125.pdf40282ce4fb73af1796f3c2e4d2340360MD51TEXT001064125.pdf.txt001064125.pdf.txtExtracted Texttext/plain87714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174714/2/001064125.pdf.txt025c087f077a6c59dc738010d78e89ceMD52THUMBNAIL001064125.pdf.jpg001064125.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174714/3/001064125.pdf.jpge4bd65cc784f604517d9e4ab77fc0bccMD5310183/1747142018-10-30 08:10:07.489oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174714Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:10:07Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegre
title O marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegre
spellingShingle O marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegre
Gamarra, Lucas Estrada
Marketing
Comportamento do consumidor
Marketing
Brazilian Jiu Jitsu
Schools
Client Search
Client's Loyalty
title_short O marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegre
title_full O marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegre
title_fullStr O marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegre
title_full_unstemmed O marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegre
title_sort O marketing como ferramenta de captação e fidelização de alunos em academias de jiu-jitsu em Porto Alegre
author Gamarra, Lucas Estrada
author_facet Gamarra, Lucas Estrada
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gamarra, Lucas Estrada
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nique, Walter Meucci
contributor_str_mv Nique, Walter Meucci
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Comportamento do consumidor
topic Marketing
Comportamento do consumidor
Marketing
Brazilian Jiu Jitsu
Schools
Client Search
Client's Loyalty
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing
Brazilian Jiu Jitsu
Schools
Client Search
Client's Loyalty
description O presente estudo buscou identificar como as academias de jiu jitsu de Porto alegre utilizam o marketing e suas ferramentas para a captação e fidelização de alunos. Para tanto, foi realizado um questionário quantitativo O recrutamento dos entrevistados se deu de forma não probabilística por conveniência. Através desse questionário foi possível observar pontos importantes quanto à percepção dos praticantes e compreender as características das academias de jiu jitsu e de seus alunos. Os principais resultados foram que as academias de jiu jitsu de Porto Alegre e seus responsáveis muitas vezes não reconhecem e não aproveitam oportunidades dentro de um mercado competitivo e de muita concorrência.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-17T02:27:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174714
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001064125
url http://hdl.handle.net/10183/174714
identifier_str_mv 001064125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174714/1/001064125.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174714/2/001064125.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174714/3/001064125.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 40282ce4fb73af1796f3c2e4d2340360
025c087f077a6c59dc738010d78e89ce
e4bd65cc784f604517d9e4ab77fc0bcc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447213373915136