As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borba, Caroline Silva de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147867
Resumo: Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as possíveis contribuições da Psicopedagogia para o ensino e a aprendizagem na EJA. Foi realizado em uma instituição da rede pública de ensino, em Porto Alegre, em uma turma de nível T1 e T2. É uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foi utilizado o Diário de Classe como instrumento de levantamento de dados para posterior análise. Foram destacadas duas propostas de ação envolvendo escrita espontânea e leitura. Estas propostas foram revisitadas pela pesquisadora sob a luz de autores da área da Educação, Psicopedagogia e EJA. O conceito de metacognição é destacado como um princípio fundamental de base para o ensino aprendizagem nesta modalidade da educação. A partir das reflexões e análises realizadas, constata-se que a Psicopedagogia se faz fundamental no processo de ensino aprendizagem na EJA, destacando que ela tem como base o sujeito-aluno como um ser constituído por várias dimensões: afetiva, cognitiva, social e que estas precisam ser atendidas quando se planeja ações direcionadas para sujeitos da EJA. As reflexões apontam também a importância de um olhar psicopedagógico do educador para seus alunos, pois é este olhar que contribui para transformar a aprendizagem dos mesmos em experiências significativas e prazerosas.
id UFRGS-2_9fb61f1a1cb35a77a6318a8182894d2e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147867
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borba, Caroline Silva deCorso, Luciana Vellinho2016-08-31T02:18:38Z2016http://hdl.handle.net/10183/147867000999365Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as possíveis contribuições da Psicopedagogia para o ensino e a aprendizagem na EJA. Foi realizado em uma instituição da rede pública de ensino, em Porto Alegre, em uma turma de nível T1 e T2. É uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foi utilizado o Diário de Classe como instrumento de levantamento de dados para posterior análise. Foram destacadas duas propostas de ação envolvendo escrita espontânea e leitura. Estas propostas foram revisitadas pela pesquisadora sob a luz de autores da área da Educação, Psicopedagogia e EJA. O conceito de metacognição é destacado como um princípio fundamental de base para o ensino aprendizagem nesta modalidade da educação. A partir das reflexões e análises realizadas, constata-se que a Psicopedagogia se faz fundamental no processo de ensino aprendizagem na EJA, destacando que ela tem como base o sujeito-aluno como um ser constituído por várias dimensões: afetiva, cognitiva, social e que estas precisam ser atendidas quando se planeja ações direcionadas para sujeitos da EJA. As reflexões apontam também a importância de um olhar psicopedagógico do educador para seus alunos, pois é este olhar que contribui para transformar a aprendizagem dos mesmos em experiências significativas e prazerosas.application/pdfporEducação de jovens e adultosPsicopedagogiaPrática pedagógicaProfessorAs contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999365.pdf000999365.pdfTexto completoapplication/pdf1513297http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147867/1/000999365.pdf82408f5ca29c1afce58dda53529b9543MD51TEXT000999365.pdf.txt000999365.pdf.txtExtracted Texttext/plain67015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147867/2/000999365.pdf.txt5bda0d66cc28245080a59b4943c7987fMD52THUMBNAIL000999365.pdf.jpg000999365.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147867/3/000999365.pdf.jpg79ccd08a0a6482a9fd0db51877d9ade8MD5310183/1478672018-10-29 08:45:40.086oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147867Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:45:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA
title As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA
spellingShingle As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA
Borba, Caroline Silva de
Educação de jovens e adultos
Psicopedagogia
Prática pedagógica
Professor
title_short As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA
title_full As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA
title_fullStr As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA
title_full_unstemmed As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA
title_sort As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA
author Borba, Caroline Silva de
author_facet Borba, Caroline Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borba, Caroline Silva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corso, Luciana Vellinho
contributor_str_mv Corso, Luciana Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Psicopedagogia
Prática pedagógica
Professor
topic Educação de jovens e adultos
Psicopedagogia
Prática pedagógica
Professor
description Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as possíveis contribuições da Psicopedagogia para o ensino e a aprendizagem na EJA. Foi realizado em uma instituição da rede pública de ensino, em Porto Alegre, em uma turma de nível T1 e T2. É uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foi utilizado o Diário de Classe como instrumento de levantamento de dados para posterior análise. Foram destacadas duas propostas de ação envolvendo escrita espontânea e leitura. Estas propostas foram revisitadas pela pesquisadora sob a luz de autores da área da Educação, Psicopedagogia e EJA. O conceito de metacognição é destacado como um princípio fundamental de base para o ensino aprendizagem nesta modalidade da educação. A partir das reflexões e análises realizadas, constata-se que a Psicopedagogia se faz fundamental no processo de ensino aprendizagem na EJA, destacando que ela tem como base o sujeito-aluno como um ser constituído por várias dimensões: afetiva, cognitiva, social e que estas precisam ser atendidas quando se planeja ações direcionadas para sujeitos da EJA. As reflexões apontam também a importância de um olhar psicopedagógico do educador para seus alunos, pois é este olhar que contribui para transformar a aprendizagem dos mesmos em experiências significativas e prazerosas.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-31T02:18:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147867
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999365
url http://hdl.handle.net/10183/147867
identifier_str_mv 000999365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147867/1/000999365.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147867/2/000999365.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147867/3/000999365.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 82408f5ca29c1afce58dda53529b9543
5bda0d66cc28245080a59b4943c7987f
79ccd08a0a6482a9fd0db51877d9ade8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224516287856640