As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147867 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as possíveis contribuições da Psicopedagogia para o ensino e a aprendizagem na EJA. Foi realizado em uma instituição da rede pública de ensino, em Porto Alegre, em uma turma de nível T1 e T2. É uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foi utilizado o Diário de Classe como instrumento de levantamento de dados para posterior análise. Foram destacadas duas propostas de ação envolvendo escrita espontânea e leitura. Estas propostas foram revisitadas pela pesquisadora sob a luz de autores da área da Educação, Psicopedagogia e EJA. O conceito de metacognição é destacado como um princípio fundamental de base para o ensino aprendizagem nesta modalidade da educação. A partir das reflexões e análises realizadas, constata-se que a Psicopedagogia se faz fundamental no processo de ensino aprendizagem na EJA, destacando que ela tem como base o sujeito-aluno como um ser constituído por várias dimensões: afetiva, cognitiva, social e que estas precisam ser atendidas quando se planeja ações direcionadas para sujeitos da EJA. As reflexões apontam também a importância de um olhar psicopedagógico do educador para seus alunos, pois é este olhar que contribui para transformar a aprendizagem dos mesmos em experiências significativas e prazerosas. |
id |
UFRGS-2_9fb61f1a1cb35a77a6318a8182894d2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147867 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Borba, Caroline Silva deCorso, Luciana Vellinho2016-08-31T02:18:38Z2016http://hdl.handle.net/10183/147867000999365Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as possíveis contribuições da Psicopedagogia para o ensino e a aprendizagem na EJA. Foi realizado em uma instituição da rede pública de ensino, em Porto Alegre, em uma turma de nível T1 e T2. É uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foi utilizado o Diário de Classe como instrumento de levantamento de dados para posterior análise. Foram destacadas duas propostas de ação envolvendo escrita espontânea e leitura. Estas propostas foram revisitadas pela pesquisadora sob a luz de autores da área da Educação, Psicopedagogia e EJA. O conceito de metacognição é destacado como um princípio fundamental de base para o ensino aprendizagem nesta modalidade da educação. A partir das reflexões e análises realizadas, constata-se que a Psicopedagogia se faz fundamental no processo de ensino aprendizagem na EJA, destacando que ela tem como base o sujeito-aluno como um ser constituído por várias dimensões: afetiva, cognitiva, social e que estas precisam ser atendidas quando se planeja ações direcionadas para sujeitos da EJA. As reflexões apontam também a importância de um olhar psicopedagógico do educador para seus alunos, pois é este olhar que contribui para transformar a aprendizagem dos mesmos em experiências significativas e prazerosas.application/pdfporEducação de jovens e adultosPsicopedagogiaPrática pedagógicaProfessorAs contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999365.pdf000999365.pdfTexto completoapplication/pdf1513297http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147867/1/000999365.pdf82408f5ca29c1afce58dda53529b9543MD51TEXT000999365.pdf.txt000999365.pdf.txtExtracted Texttext/plain67015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147867/2/000999365.pdf.txt5bda0d66cc28245080a59b4943c7987fMD52THUMBNAIL000999365.pdf.jpg000999365.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147867/3/000999365.pdf.jpg79ccd08a0a6482a9fd0db51877d9ade8MD5310183/1478672018-10-29 08:45:40.086oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147867Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:45:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA |
title |
As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA |
spellingShingle |
As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA Borba, Caroline Silva de Educação de jovens e adultos Psicopedagogia Prática pedagógica Professor |
title_short |
As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA |
title_full |
As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA |
title_fullStr |
As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA |
title_full_unstemmed |
As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA |
title_sort |
As contribuições da psicopedagogia para a aprendizagem em uma turma de EJA |
author |
Borba, Caroline Silva de |
author_facet |
Borba, Caroline Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Caroline Silva de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corso, Luciana Vellinho |
contributor_str_mv |
Corso, Luciana Vellinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Psicopedagogia Prática pedagógica Professor |
topic |
Educação de jovens e adultos Psicopedagogia Prática pedagógica Professor |
description |
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre as possíveis contribuições da Psicopedagogia para o ensino e a aprendizagem na EJA. Foi realizado em uma instituição da rede pública de ensino, em Porto Alegre, em uma turma de nível T1 e T2. É uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foi utilizado o Diário de Classe como instrumento de levantamento de dados para posterior análise. Foram destacadas duas propostas de ação envolvendo escrita espontânea e leitura. Estas propostas foram revisitadas pela pesquisadora sob a luz de autores da área da Educação, Psicopedagogia e EJA. O conceito de metacognição é destacado como um princípio fundamental de base para o ensino aprendizagem nesta modalidade da educação. A partir das reflexões e análises realizadas, constata-se que a Psicopedagogia se faz fundamental no processo de ensino aprendizagem na EJA, destacando que ela tem como base o sujeito-aluno como um ser constituído por várias dimensões: afetiva, cognitiva, social e que estas precisam ser atendidas quando se planeja ações direcionadas para sujeitos da EJA. As reflexões apontam também a importância de um olhar psicopedagógico do educador para seus alunos, pois é este olhar que contribui para transformar a aprendizagem dos mesmos em experiências significativas e prazerosas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-31T02:18:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147867 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000999365 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147867 |
identifier_str_mv |
000999365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147867/1/000999365.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147867/2/000999365.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147867/3/000999365.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
82408f5ca29c1afce58dda53529b9543 5bda0d66cc28245080a59b4943c7987f 79ccd08a0a6482a9fd0db51877d9ade8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224516287856640 |