Etapas do orçamento empresarial no planejamento de uma cervejaria artesanal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ostermann, Cláudia Luiza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/148425
Resumo: O orçamento empresarial é uma importante ferramenta da contabilidade gerencial que projeta o futuro de uma empresa em relação ao seu fluxo de caixa, resultado e patrimônio, podendo ser utilizado como instrumento no planejamento de uma nova empresa. Assim, o objetivo desta pesquisa foi demonstrar as etapas a serem consideradas na construção do orçamento empresarial no planejamento de um novo negócio. Para tanto, realizou-se um estudo de caso em uma cervejaria artesanal no Rio Grande do Sul. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, sendo utilizadas três fontes de evidências: documentação, registro em arquivo e entrevistas. Os resultados demonstraram que a construção do orçamento empresarial tem grande importância no planejamento de um empreendimento, uma vez que possibilita aos sócios terem uma visão integral dos resultados da empresa. Assim, com base nas premissas estabelecidas, as etapas do orçamento foram elaboradas e os resultados foram projetados, permitindo que os sócios avaliassem de forma concreta seu interesse quanto ao investimento no negócio. Por fim, ressaltase que o orçamento empresarial deveria ser utilizado por todas as empresas, especialmente nos projetos de planejamento de novos negócios.
id UFRGS-2_9fe7e576a4da1348f815665454a01d94
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148425
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ostermann, Cláudia LuizaCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddad2016-09-27T02:13:32Z2015http://hdl.handle.net/10183/148425001001353O orçamento empresarial é uma importante ferramenta da contabilidade gerencial que projeta o futuro de uma empresa em relação ao seu fluxo de caixa, resultado e patrimônio, podendo ser utilizado como instrumento no planejamento de uma nova empresa. Assim, o objetivo desta pesquisa foi demonstrar as etapas a serem consideradas na construção do orçamento empresarial no planejamento de um novo negócio. Para tanto, realizou-se um estudo de caso em uma cervejaria artesanal no Rio Grande do Sul. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, sendo utilizadas três fontes de evidências: documentação, registro em arquivo e entrevistas. Os resultados demonstraram que a construção do orçamento empresarial tem grande importância no planejamento de um empreendimento, uma vez que possibilita aos sócios terem uma visão integral dos resultados da empresa. Assim, com base nas premissas estabelecidas, as etapas do orçamento foram elaboradas e os resultados foram projetados, permitindo que os sócios avaliassem de forma concreta seu interesse quanto ao investimento no negócio. Por fim, ressaltase que o orçamento empresarial deveria ser utilizado por todas as empresas, especialmente nos projetos de planejamento de novos negócios.The budgeting is an important management accounting tool that projects the future of a company in relation to its cash flow, income and assets, and can be used as a tool in planning of a new business. The objective of this research was to demonstrate the steps to be considered in building the business budgeting when planning a new business. For that, it was made a case study in a crafty brewery in Rio Grande do Sul state. This research is characterized as qualitative, exploratory, and three sources of evidence were used: documentation, records on files and interviews. The results showed that the construction of the budgeting is very important on the planning of an enterprise, as it enables members to have a comprehensive view of the company's results. Thus, based on the established premises, the budget was built and the results were forecasted, allowing the partners appreciate concretely their interest on the investment in the business. Finally, it is noteworthy that the budgeting should be used by all companies, especially in new business planning projects.application/pdfporOrçamento empresarialBudgetingManagement accountingNew business planningEtapas do orçamento empresarial no planejamento de uma cervejaria artesanalSteps of the budgeting on the planning of a crafty brewery info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001001353.pdf001001353.pdfTexto completoapplication/pdf214290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148425/1/001001353.pdf82e433b1d81e71da724c214c3861a5f4MD51TEXT001001353.pdf.txt001001353.pdf.txtExtracted Texttext/plain67619http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148425/2/001001353.pdf.txt8af02f94db36763e732412e669a03f21MD52THUMBNAIL001001353.pdf.jpg001001353.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148425/3/001001353.pdf.jpge8dc29c0f4f344d7d6a51a3220ba759bMD5310183/1484252023-06-03 03:36:33.033856oai:www.lume.ufrgs.br:10183/148425Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-03T06:36:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Etapas do orçamento empresarial no planejamento de uma cervejaria artesanal
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Steps of the budgeting on the planning of a crafty brewery
title Etapas do orçamento empresarial no planejamento de uma cervejaria artesanal
spellingShingle Etapas do orçamento empresarial no planejamento de uma cervejaria artesanal
Ostermann, Cláudia Luiza
Orçamento empresarial
Budgeting
Management accounting
New business planning
title_short Etapas do orçamento empresarial no planejamento de uma cervejaria artesanal
title_full Etapas do orçamento empresarial no planejamento de uma cervejaria artesanal
title_fullStr Etapas do orçamento empresarial no planejamento de uma cervejaria artesanal
title_full_unstemmed Etapas do orçamento empresarial no planejamento de uma cervejaria artesanal
title_sort Etapas do orçamento empresarial no planejamento de uma cervejaria artesanal
author Ostermann, Cláudia Luiza
author_facet Ostermann, Cláudia Luiza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ostermann, Cláudia Luiza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
contributor_str_mv Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
dc.subject.por.fl_str_mv Orçamento empresarial
topic Orçamento empresarial
Budgeting
Management accounting
New business planning
dc.subject.eng.fl_str_mv Budgeting
Management accounting
New business planning
description O orçamento empresarial é uma importante ferramenta da contabilidade gerencial que projeta o futuro de uma empresa em relação ao seu fluxo de caixa, resultado e patrimônio, podendo ser utilizado como instrumento no planejamento de uma nova empresa. Assim, o objetivo desta pesquisa foi demonstrar as etapas a serem consideradas na construção do orçamento empresarial no planejamento de um novo negócio. Para tanto, realizou-se um estudo de caso em uma cervejaria artesanal no Rio Grande do Sul. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória, sendo utilizadas três fontes de evidências: documentação, registro em arquivo e entrevistas. Os resultados demonstraram que a construção do orçamento empresarial tem grande importância no planejamento de um empreendimento, uma vez que possibilita aos sócios terem uma visão integral dos resultados da empresa. Assim, com base nas premissas estabelecidas, as etapas do orçamento foram elaboradas e os resultados foram projetados, permitindo que os sócios avaliassem de forma concreta seu interesse quanto ao investimento no negócio. Por fim, ressaltase que o orçamento empresarial deveria ser utilizado por todas as empresas, especialmente nos projetos de planejamento de novos negócios.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-27T02:13:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/148425
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001001353
url http://hdl.handle.net/10183/148425
identifier_str_mv 001001353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148425/1/001001353.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148425/2/001001353.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/148425/3/001001353.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 82e433b1d81e71da724c214c3861a5f4
8af02f94db36763e732412e669a03f21
e8dc29c0f4f344d7d6a51a3220ba759b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224517774737408