Do consumo ao descarte de produtos e embalagens : estamos alienados?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Luis Felipe Machado do
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Trevisan, Marcelo, Figueiró, Paola Schmitt, Bossle, Marilia Bonzanini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/106619
Resumo: O termo “alienação” é usado em análises sociológicas dos sistemas produtivos (alienação no trabalho) e, recentemente, em estudos sobre consumo compulsivo. Não se identificou, entretanto, definição ou investigações discutindo “alienação no descarte” de produtos e embalagens. Nesse contexto, o intuito deste artigo é identificar a percepção das pessoas sobre implicações do ato de descartar um produto ou uma embalagem. Para isso, realizaram-se entrevistas com cidadãos e especialistas na área socioambiental em Porto Alegre, Brasil, mediante roteiros semiestruturados, abordando questões gerais sobre meio ambiente, comportamento de compra, hábitos e atitudes relacionados ao descarte e destino de produtos e embalagens. Os resultados apontam uma falta de conhecimento sobre o ciclo de vida das embalagens e dos produtos. O consumidor, durante a compra, não leva em conta que deverá descartar a embalagem e, posteriormente, o produto. O descarte é associado ao ato de “fazer sumir da frente dos olhos”, sendo visto como uma atribuição dos órgãos de limpeza urbana, eximindo, assim, o consumidor de qualquer responsabilidade sobre as etapas posteriores ao descarte. Os resultados desta investigação poderão subsidiar iniciativas à conscientização socioambiental da população, bem como à elaboração de políticas para informações sobre produtos e responsabilidades dos consumidores.
id UFRGS-2_9fefe4177a287bdad2dc7caa518672a1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106619
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nascimento, Luis Felipe Machado doTrevisan, MarceloFigueiró, Paola SchmittBossle, Marilia Bonzanini2014-11-11T02:14:23Z20141983-4659http://hdl.handle.net/10183/106619000937311O termo “alienação” é usado em análises sociológicas dos sistemas produtivos (alienação no trabalho) e, recentemente, em estudos sobre consumo compulsivo. Não se identificou, entretanto, definição ou investigações discutindo “alienação no descarte” de produtos e embalagens. Nesse contexto, o intuito deste artigo é identificar a percepção das pessoas sobre implicações do ato de descartar um produto ou uma embalagem. Para isso, realizaram-se entrevistas com cidadãos e especialistas na área socioambiental em Porto Alegre, Brasil, mediante roteiros semiestruturados, abordando questões gerais sobre meio ambiente, comportamento de compra, hábitos e atitudes relacionados ao descarte e destino de produtos e embalagens. Os resultados apontam uma falta de conhecimento sobre o ciclo de vida das embalagens e dos produtos. O consumidor, durante a compra, não leva em conta que deverá descartar a embalagem e, posteriormente, o produto. O descarte é associado ao ato de “fazer sumir da frente dos olhos”, sendo visto como uma atribuição dos órgãos de limpeza urbana, eximindo, assim, o consumidor de qualquer responsabilidade sobre as etapas posteriores ao descarte. Os resultados desta investigação poderão subsidiar iniciativas à conscientização socioambiental da população, bem como à elaboração de políticas para informações sobre produtos e responsabilidades dos consumidores.The term “alienation” is used in sociological analysis of production systems and, recently, in studies of compulsive consumption. There are no definitions or investigations discussing “alienation of disposal” of products and packaging. Following this line of thought, the aim of this article is to identify people’s perceptions about the implications of the act of discarding a product or packaging. Interviews were conducted with citizens and experts in environmental issues in Porto Alegre, Brazil. We followed a semi-structured script addressing general issues about the environment, buying behavior, habits and attitudes related to disposal and destination of products and packaging. The results indicate the absence of environmental education and knowledge of the life cycle of products. The consumer, when buying a product, does not envisage that will have to discard the packaging. The disposal is associated with the act of “making disappear out of his eyes” without knowing the steps taken by the waste until its final destination. It was found detachment or alienation concerning the disposal of products and packaging. The results of this research will support initiatives to increase environmental awareness of the population, as well as to elaborate policies about product information and consumer responsibilities.application/pdfporReA UFSM : Revista de Administração da UFSM. Santa Maria, RS. Vol. 7, n. 1, (mar. 2014), p. 33-48Consumo sustentávelAlienaçãoDescarte de resíduosConsumptionAlienationDisposalEnvironmental awarenessDo consumo ao descarte de produtos e embalagens : estamos alienados?From consumption to disposal of products and packaging : are we alienated?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000937311.pdf000937311.pdfTexto completoapplication/pdf523667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106619/1/000937311.pdf5441f75ba73e174deb34d2456fc77dacMD51TEXT000937311.pdf.txt000937311.pdf.txtExtracted Texttext/plain57213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106619/2/000937311.pdf.txtd730a07898149b97d3bb11524708825eMD52THUMBNAIL000937311.pdf.jpg000937311.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106619/3/000937311.pdf.jpg03abed99354b41d9cc90467647be932fMD5310183/1066192018-10-22 07:36:14.582oai:www.lume.ufrgs.br:10183/106619Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:36:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do consumo ao descarte de produtos e embalagens : estamos alienados?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv From consumption to disposal of products and packaging : are we alienated?
title Do consumo ao descarte de produtos e embalagens : estamos alienados?
spellingShingle Do consumo ao descarte de produtos e embalagens : estamos alienados?
Nascimento, Luis Felipe Machado do
Consumo sustentável
Alienação
Descarte de resíduos
Consumption
Alienation
Disposal
Environmental awareness
title_short Do consumo ao descarte de produtos e embalagens : estamos alienados?
title_full Do consumo ao descarte de produtos e embalagens : estamos alienados?
title_fullStr Do consumo ao descarte de produtos e embalagens : estamos alienados?
title_full_unstemmed Do consumo ao descarte de produtos e embalagens : estamos alienados?
title_sort Do consumo ao descarte de produtos e embalagens : estamos alienados?
author Nascimento, Luis Felipe Machado do
author_facet Nascimento, Luis Felipe Machado do
Trevisan, Marcelo
Figueiró, Paola Schmitt
Bossle, Marilia Bonzanini
author_role author
author2 Trevisan, Marcelo
Figueiró, Paola Schmitt
Bossle, Marilia Bonzanini
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Luis Felipe Machado do
Trevisan, Marcelo
Figueiró, Paola Schmitt
Bossle, Marilia Bonzanini
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo sustentável
Alienação
Descarte de resíduos
topic Consumo sustentável
Alienação
Descarte de resíduos
Consumption
Alienation
Disposal
Environmental awareness
dc.subject.eng.fl_str_mv Consumption
Alienation
Disposal
Environmental awareness
description O termo “alienação” é usado em análises sociológicas dos sistemas produtivos (alienação no trabalho) e, recentemente, em estudos sobre consumo compulsivo. Não se identificou, entretanto, definição ou investigações discutindo “alienação no descarte” de produtos e embalagens. Nesse contexto, o intuito deste artigo é identificar a percepção das pessoas sobre implicações do ato de descartar um produto ou uma embalagem. Para isso, realizaram-se entrevistas com cidadãos e especialistas na área socioambiental em Porto Alegre, Brasil, mediante roteiros semiestruturados, abordando questões gerais sobre meio ambiente, comportamento de compra, hábitos e atitudes relacionados ao descarte e destino de produtos e embalagens. Os resultados apontam uma falta de conhecimento sobre o ciclo de vida das embalagens e dos produtos. O consumidor, durante a compra, não leva em conta que deverá descartar a embalagem e, posteriormente, o produto. O descarte é associado ao ato de “fazer sumir da frente dos olhos”, sendo visto como uma atribuição dos órgãos de limpeza urbana, eximindo, assim, o consumidor de qualquer responsabilidade sobre as etapas posteriores ao descarte. Os resultados desta investigação poderão subsidiar iniciativas à conscientização socioambiental da população, bem como à elaboração de políticas para informações sobre produtos e responsabilidades dos consumidores.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-11T02:14:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/106619
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1983-4659
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000937311
identifier_str_mv 1983-4659
000937311
url http://hdl.handle.net/10183/106619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ReA UFSM : Revista de Administração da UFSM. Santa Maria, RS. Vol. 7, n. 1, (mar. 2014), p. 33-48
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106619/1/000937311.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106619/2/000937311.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/106619/3/000937311.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5441f75ba73e174deb34d2456fc77dac
d730a07898149b97d3bb11524708825e
03abed99354b41d9cc90467647be932f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447565048479744