Práticas de publicação dos pesquisadores dos PPGS da Fabico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Luna Lopes Brasil
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215016
Resumo: Os pesquisadores dentro de cada área, entra no meio da pesquisa com objetivos. As ações dentro desse objetivo podem pôr assim desenvolver um perfil, que é de grande relevância, para cada PPG tenha conhecimento dessas práticas, usando essas informações para melhor desenvolver os Programas de Pós-Graduação. O desenvolvimento dessa análise veio com o objetivo de desvendar as práticas de publicação dos pesquisadores dos PPGS da FABICO, para que possamos identificar os pesquisadores de casa PPG, analisar sua produção cientifica de acordo com os Qualis das revistas que optou por publicar, investigando a produção temporal pelo tipo de acesso (acesso aberto ou acesso fechado), para poder assim esclarecer a relação do fomento e a publicação de acesso aberto. Foi desenvolvida essa pesquisa exploratória de natureza aplicada através da ficha de avalição da CAPES/2019 com o propósito de identificar os pesquisadores, suas produções cientificas, os conceitos atribuídos pela CAPES e quais suas preferências em relação a revistas científicas, desenvolvendo uma análise desses dados, para que se possa mostrar quais as relações entre as escolhas dos pesquisadores e a forma das suas publicações no campo de acesso ao usuário seja ele aberto ou fechado. Podemos ver que os PPGS possuem entre si algumas semelhanças, porém e em suas diferenças se tem mais destaque, tanto no modo de publicações, quantidades e opção de revistas para publicações. Dentro dessa pesquisa foi possível elucidar algumas relações dos comportamentos dos pesquisadores dos PPGS da FABICO, que podem ser usadas para a melhoria da relevância dos programas de Pós-Graduação, além da descoberta de que a quantidade de pesquisadores não tem grande influência em altos conceitos e pontuações elevadas nas avaliações da CAPES.
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