Integração curricular : uma análise em 6. série do 1. grau; com base na homogeneidade dos critérios de avaliação dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santarosa, Lucila Maria Costi
Data de Publicação: 1979
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258297
Resumo: Exploração, com base na teoria de Bernstein sobre tipologia de currículos (coletivo e integrado), de uma das condições que satisfazem a efetivação de um currículo integrado - a homogeneidade nos critérios de avaliação - com professores de 6ª série do Colégio de Aplicação da UFRGS. Objetivou-se verificar o índice de concordância, na avaliação de alunos, entre os professores das disciplinas básicas que compõem as áreas de estudo de ensino de 1º grau, empenhadas a trabalhar com o modelo de currículo integrado. Foram selecionados 10 alunos e avaliados nas dimensões afetiva e cognitiva, utilizando-se os professores, para tal, de três fichas de avaliação. Calculou-se o coeficiente t de Kendall para venficar o índice de concordância entre as diferentes disciplinas, observando-se que 83 % dos índices obtidos foram positivos. Embora ponderando-se as limitações do estudo, destaca-se que: uma análise criteriosa com relação à homegeneidade de avaliação é fundamental como indicadora de integração; a idéia relacional entre as áreas e disciplinas deve estar claramente explicita ao professor para facilitar a avaliação em termos de homogeneidade; e a idéia central deve ser trabalhada com o professor visando a ligação de sua área com as demais.
id UFRGS-2_9fffc7841bb8e2b71ff390487d2d1d6b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258297
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santarosa, Lucila Maria Costi2023-05-18T03:57:20Z19790100-3143http://hdl.handle.net/10183/258297000065853Exploração, com base na teoria de Bernstein sobre tipologia de currículos (coletivo e integrado), de uma das condições que satisfazem a efetivação de um currículo integrado - a homogeneidade nos critérios de avaliação - com professores de 6ª série do Colégio de Aplicação da UFRGS. Objetivou-se verificar o índice de concordância, na avaliação de alunos, entre os professores das disciplinas básicas que compõem as áreas de estudo de ensino de 1º grau, empenhadas a trabalhar com o modelo de currículo integrado. Foram selecionados 10 alunos e avaliados nas dimensões afetiva e cognitiva, utilizando-se os professores, para tal, de três fichas de avaliação. Calculou-se o coeficiente t de Kendall para venficar o índice de concordância entre as diferentes disciplinas, observando-se que 83 % dos índices obtidos foram positivos. Embora ponderando-se as limitações do estudo, destaca-se que: uma análise criteriosa com relação à homegeneidade de avaliação é fundamental como indicadora de integração; a idéia relacional entre as áreas e disciplinas deve estar claramente explicita ao professor para facilitar a avaliação em termos de homogeneidade; e a idéia central deve ser trabalhada com o professor visando a ligação de sua área com as demais.An investigation, based on Bernstein 's typological theory of Curricula (collective and integrated), of one of the conditions necessary for the implantation of an integrated curriculum, that is, the homogeneity of evaluation criteria, with teachers of the 6th Series in the Collegio de Aplicação of UFRGS. The object was to determine the index of agreement in evaluations of students made by teachers of the basic disciplines that make up the areas of student in 1st grade instruction carried out according to the integrated curriculum model. Ten students were selected and evaluated in both affective and cognitive dimensions by teacher who used three evaluation forms. Kendall's coefficient was calculated to determine the degree of agreement across different disciplines, and it was observed the 83 % of the indices obtained were positive. Even taking into account the limitations of the study, it is worth noting that a careful analysis of the homogeneity of evaluations is basic as an indicator of integration. The notion of the relation between areas and disciplines must be made clearly explicit to the teacher in order to facilitate evaluation in homogeneous terms, and the central idea of the relation of this area to the others must be be carefully worked out with the teacher.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 4, n. 3 (out./dez. 1979), p. 333-346AvaliaçãoProfessorEnsino de primeiro grauCurrículoIntegração curricular : uma análise em 6. série do 1. grau; com base na homogeneidade dos critérios de avaliação dos professoresinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065853.pdf.txt000065853.pdf.txtExtracted Texttext/plain29199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258297/2/000065853.pdf.txt9a3159fa061b8bdc2e5aefdfa0d38cf6MD52ORIGINAL000065853.pdfTexto completoapplication/pdf363063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258297/1/000065853.pdf315f48e5b0df9fed8ccf778e5a0fb700MD5110183/2582972023-05-19 03:50:11.217754oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258297Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-19T06:50:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integração curricular : uma análise em 6. série do 1. grau; com base na homogeneidade dos critérios de avaliação dos professores
title Integração curricular : uma análise em 6. série do 1. grau; com base na homogeneidade dos critérios de avaliação dos professores
spellingShingle Integração curricular : uma análise em 6. série do 1. grau; com base na homogeneidade dos critérios de avaliação dos professores
Santarosa, Lucila Maria Costi
Avaliação
Professor
Ensino de primeiro grau
Currículo
title_short Integração curricular : uma análise em 6. série do 1. grau; com base na homogeneidade dos critérios de avaliação dos professores
title_full Integração curricular : uma análise em 6. série do 1. grau; com base na homogeneidade dos critérios de avaliação dos professores
title_fullStr Integração curricular : uma análise em 6. série do 1. grau; com base na homogeneidade dos critérios de avaliação dos professores
title_full_unstemmed Integração curricular : uma análise em 6. série do 1. grau; com base na homogeneidade dos critérios de avaliação dos professores
title_sort Integração curricular : uma análise em 6. série do 1. grau; com base na homogeneidade dos critérios de avaliação dos professores
author Santarosa, Lucila Maria Costi
author_facet Santarosa, Lucila Maria Costi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santarosa, Lucila Maria Costi
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Professor
Ensino de primeiro grau
Currículo
topic Avaliação
Professor
Ensino de primeiro grau
Currículo
description Exploração, com base na teoria de Bernstein sobre tipologia de currículos (coletivo e integrado), de uma das condições que satisfazem a efetivação de um currículo integrado - a homogeneidade nos critérios de avaliação - com professores de 6ª série do Colégio de Aplicação da UFRGS. Objetivou-se verificar o índice de concordância, na avaliação de alunos, entre os professores das disciplinas básicas que compõem as áreas de estudo de ensino de 1º grau, empenhadas a trabalhar com o modelo de currículo integrado. Foram selecionados 10 alunos e avaliados nas dimensões afetiva e cognitiva, utilizando-se os professores, para tal, de três fichas de avaliação. Calculou-se o coeficiente t de Kendall para venficar o índice de concordância entre as diferentes disciplinas, observando-se que 83 % dos índices obtidos foram positivos. Embora ponderando-se as limitações do estudo, destaca-se que: uma análise criteriosa com relação à homegeneidade de avaliação é fundamental como indicadora de integração; a idéia relacional entre as áreas e disciplinas deve estar claramente explicita ao professor para facilitar a avaliação em termos de homogeneidade; e a idéia central deve ser trabalhada com o professor visando a ligação de sua área com as demais.
publishDate 1979
dc.date.issued.fl_str_mv 1979
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-18T03:57:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258297
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0100-3143
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000065853
identifier_str_mv 0100-3143
000065853
url http://hdl.handle.net/10183/258297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 4, n. 3 (out./dez. 1979), p. 333-346
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258297/2/000065853.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258297/1/000065853.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a3159fa061b8bdc2e5aefdfa0d38cf6
315f48e5b0df9fed8ccf778e5a0fb700
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225088307036160