Integração curricular : uma análise em 6. série do 1. grau; com base na homogeneidade dos critérios de avaliação dos professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1979 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258297 |
Resumo: | Exploração, com base na teoria de Bernstein sobre tipologia de currículos (coletivo e integrado), de uma das condições que satisfazem a efetivação de um currículo integrado - a homogeneidade nos critérios de avaliação - com professores de 6ª série do Colégio de Aplicação da UFRGS. Objetivou-se verificar o índice de concordância, na avaliação de alunos, entre os professores das disciplinas básicas que compõem as áreas de estudo de ensino de 1º grau, empenhadas a trabalhar com o modelo de currículo integrado. Foram selecionados 10 alunos e avaliados nas dimensões afetiva e cognitiva, utilizando-se os professores, para tal, de três fichas de avaliação. Calculou-se o coeficiente t de Kendall para venficar o índice de concordância entre as diferentes disciplinas, observando-se que 83 % dos índices obtidos foram positivos. Embora ponderando-se as limitações do estudo, destaca-se que: uma análise criteriosa com relação à homegeneidade de avaliação é fundamental como indicadora de integração; a idéia relacional entre as áreas e disciplinas deve estar claramente explicita ao professor para facilitar a avaliação em termos de homogeneidade; e a idéia central deve ser trabalhada com o professor visando a ligação de sua área com as demais. |
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Santarosa, Lucila Maria Costi2023-05-18T03:57:20Z19790100-3143http://hdl.handle.net/10183/258297000065853Exploração, com base na teoria de Bernstein sobre tipologia de currículos (coletivo e integrado), de uma das condições que satisfazem a efetivação de um currículo integrado - a homogeneidade nos critérios de avaliação - com professores de 6ª série do Colégio de Aplicação da UFRGS. Objetivou-se verificar o índice de concordância, na avaliação de alunos, entre os professores das disciplinas básicas que compõem as áreas de estudo de ensino de 1º grau, empenhadas a trabalhar com o modelo de currículo integrado. Foram selecionados 10 alunos e avaliados nas dimensões afetiva e cognitiva, utilizando-se os professores, para tal, de três fichas de avaliação. Calculou-se o coeficiente t de Kendall para venficar o índice de concordância entre as diferentes disciplinas, observando-se que 83 % dos índices obtidos foram positivos. Embora ponderando-se as limitações do estudo, destaca-se que: uma análise criteriosa com relação à homegeneidade de avaliação é fundamental como indicadora de integração; a idéia relacional entre as áreas e disciplinas deve estar claramente explicita ao professor para facilitar a avaliação em termos de homogeneidade; e a idéia central deve ser trabalhada com o professor visando a ligação de sua área com as demais.An investigation, based on Bernstein 's typological theory of Curricula (collective and integrated), of one of the conditions necessary for the implantation of an integrated curriculum, that is, the homogeneity of evaluation criteria, with teachers of the 6th Series in the Collegio de Aplicação of UFRGS. The object was to determine the index of agreement in evaluations of students made by teachers of the basic disciplines that make up the areas of student in 1st grade instruction carried out according to the integrated curriculum model. Ten students were selected and evaluated in both affective and cognitive dimensions by teacher who used three evaluation forms. Kendall's coefficient was calculated to determine the degree of agreement across different disciplines, and it was observed the 83 % of the indices obtained were positive. Even taking into account the limitations of the study, it is worth noting that a careful analysis of the homogeneity of evaluations is basic as an indicator of integration. The notion of the relation between areas and disciplines must be made clearly explicit to the teacher in order to facilitate evaluation in homogeneous terms, and the central idea of the relation of this area to the others must be be carefully worked out with the teacher.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 4, n. 3 (out./dez. 1979), p. 333-346AvaliaçãoProfessorEnsino de primeiro grauCurrículoIntegração curricular : uma análise em 6. série do 1. grau; com base na homogeneidade dos critérios de avaliação dos professoresinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065853.pdf.txt000065853.pdf.txtExtracted Texttext/plain29199http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258297/2/000065853.pdf.txt9a3159fa061b8bdc2e5aefdfa0d38cf6MD52ORIGINAL000065853.pdfTexto completoapplication/pdf363063http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258297/1/000065853.pdf315f48e5b0df9fed8ccf778e5a0fb700MD5110183/2582972023-05-19 03:50:11.217754oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258297Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-19T06:50:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Exploração, com base na teoria de Bernstein sobre tipologia de currículos (coletivo e integrado), de uma das condições que satisfazem a efetivação de um currículo integrado - a homogeneidade nos critérios de avaliação - com professores de 6ª série do Colégio de Aplicação da UFRGS. Objetivou-se verificar o índice de concordância, na avaliação de alunos, entre os professores das disciplinas básicas que compõem as áreas de estudo de ensino de 1º grau, empenhadas a trabalhar com o modelo de currículo integrado. Foram selecionados 10 alunos e avaliados nas dimensões afetiva e cognitiva, utilizando-se os professores, para tal, de três fichas de avaliação. Calculou-se o coeficiente t de Kendall para venficar o índice de concordância entre as diferentes disciplinas, observando-se que 83 % dos índices obtidos foram positivos. Embora ponderando-se as limitações do estudo, destaca-se que: uma análise criteriosa com relação à homegeneidade de avaliação é fundamental como indicadora de integração; a idéia relacional entre as áreas e disciplinas deve estar claramente explicita ao professor para facilitar a avaliação em termos de homogeneidade; e a idéia central deve ser trabalhada com o professor visando a ligação de sua área com as demais. |
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