Participação da implementação da Resolução CEPE Nº 19/2011 na redução da evasão de alunos dos cursos presenciais da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256970 |
Resumo: | O tema de pesquisa deste Trabalho de Conclusão é a influência da Resolução CEPE nº 19/2011 na evolução da evasão de alunos dos cursos presenciais da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), tendo como pano de fundo a adesão da UFRGS ao REUNI. A pesquisa comparou dados relacionados à ocupação de salas, vagas desperdiçadas, matrículas não atendidas e evasão de alunos em períodos de vigência da Resolução com períodos de não vigência da Resolução. Os cursos escolhidos para o levantamento de dados foram: Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais. O Referencial Teórico utilizado abordou a relação entre a emergência do neoliberalismo no Brasil e no mundo com as reformas do ensino superior brasileiro, descreveu as mudanças no perfil dos graduandos e apresentou estudos sobre as razões da evasão na educação superior brasileira. Em relação ao método de pesquisa, utilizou-se o Estudo de Caso. A pesquisa identificou alguma melhora nos números de alguns cursos durante a vigência da Resolução CEPE nº 19/2011, especialmente em relação ao desperdício de vagas e às matrículas não atendidas, mas nada que se confirmasse como tendência. Em relação à evasão, que norteou o problema de pesquisa, os números cresceram sistematicamente, não indicando qualquer efeito positivo da norma. |
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Ortiz, Marcelo GiganteCosta, Pedro de Almeida2023-04-12T03:28:13Z2022http://hdl.handle.net/10183/256970001165986O tema de pesquisa deste Trabalho de Conclusão é a influência da Resolução CEPE nº 19/2011 na evolução da evasão de alunos dos cursos presenciais da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), tendo como pano de fundo a adesão da UFRGS ao REUNI. A pesquisa comparou dados relacionados à ocupação de salas, vagas desperdiçadas, matrículas não atendidas e evasão de alunos em períodos de vigência da Resolução com períodos de não vigência da Resolução. Os cursos escolhidos para o levantamento de dados foram: Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais. O Referencial Teórico utilizado abordou a relação entre a emergência do neoliberalismo no Brasil e no mundo com as reformas do ensino superior brasileiro, descreveu as mudanças no perfil dos graduandos e apresentou estudos sobre as razões da evasão na educação superior brasileira. Em relação ao método de pesquisa, utilizou-se o Estudo de Caso. A pesquisa identificou alguma melhora nos números de alguns cursos durante a vigência da Resolução CEPE nº 19/2011, especialmente em relação ao desperdício de vagas e às matrículas não atendidas, mas nada que se confirmasse como tendência. Em relação à evasão, que norteou o problema de pesquisa, os números cresceram sistematicamente, não indicando qualquer efeito positivo da norma.The research's subjet of this Final Paper is the influence of the CEPE Resolution n°19/2011 in the evolution of student's dropout rates in in-person courses of the school of Economic Sciences (FCE), having the UFRGS' acession to REUNI as background. The research analysed data related to class-room occupation, wasted slots, unanswered enrollments and student's dropout rates when the Resolution was in effect compared to when it was not. The selected courses for data analysis were: Actuarial Sciences, Accounting Sciences, Economic Sciences and International Relations. The Theoritical Reference used approached the relationship of the surfacing of the neoliberalism in Brasil and in the world with the remodeling of the brazilian higher education, describing the changes in graduates' profiles and presented studies about the dropout reasons in the brazilian higher education. About the research method, a Case Study was used. The research identified some improvements on the numbers of some courses while the CEPE Resolution n°19/2011 was in effect, specially regarding the wasted slots and the unanswered enrollments, but nothing to qualify as a trend. About the dropout rates, that lead this research's topic, the numbers grew sistematically, not indicating any positive effect of the regulation.application/pdfporEducação superiorEvasão escolarLegislaçãoReforma universitáriaNeoliberalismoUniversity reformParticipação da implementação da Resolução CEPE Nº 19/2011 na redução da evasão de alunos dos cursos presenciais da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2022/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165986.pdf.txt001165986.pdf.txtExtracted Texttext/plain111276http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256970/2/001165986.pdf.txtb5675c557a6ca6a18b695019ea62fcd9MD52ORIGINAL001165986.pdfTexto completoapplication/pdf938220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256970/1/001165986.pdf6424fd2f76620371fe305c3b306af1fdMD5110183/2569702023-04-13 03:26:10.466249oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256970Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-13T06:26:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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