Participação da implementação da Resolução CEPE Nº 19/2011 na redução da evasão de alunos dos cursos presenciais da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortiz, Marcelo Gigante
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256970
Resumo: O tema de pesquisa deste Trabalho de Conclusão é a influência da Resolução CEPE nº 19/2011 na evolução da evasão de alunos dos cursos presenciais da Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), tendo como pano de fundo a adesão da UFRGS ao REUNI. A pesquisa comparou dados relacionados à ocupação de salas, vagas desperdiçadas, matrículas não atendidas e evasão de alunos em períodos de vigência da Resolução com períodos de não vigência da Resolução. Os cursos escolhidos para o levantamento de dados foram: Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais. O Referencial Teórico utilizado abordou a relação entre a emergência do neoliberalismo no Brasil e no mundo com as reformas do ensino superior brasileiro, descreveu as mudanças no perfil dos graduandos e apresentou estudos sobre as razões da evasão na educação superior brasileira. Em relação ao método de pesquisa, utilizou-se o Estudo de Caso. A pesquisa identificou alguma melhora nos números de alguns cursos durante a vigência da Resolução CEPE nº 19/2011, especialmente em relação ao desperdício de vagas e às matrículas não atendidas, mas nada que se confirmasse como tendência. Em relação à evasão, que norteou o problema de pesquisa, os números cresceram sistematicamente, não indicando qualquer efeito positivo da norma.
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