Uma reflexão sobre a experiência do PIBID/Biologia-UFRGS no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bampi, Giovana Bavia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/117631
Resumo: O processo de ensino e aprendizagem apresenta desafios para alunos do ensino superior e professores. Esses podem ser vivenciados e superados através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma vez que ele propicia o desenvolvimento da maturidade profissional e prepara o licenciando para a prática docente. O presente trabalho consiste em um relato de experiência no Projeto PIBID/Biologia realizado no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha, em Porto Alegre. Através dele, dois subprojetos – “Biologia do dia-a-dia” e “Biologia da adolescência” – que consistem em intervenções por meio de oficinas, foram realizadas nas turmas de Ensino Médio da instituição. Os assuntos das oficinas versaram sobre temas como nutrição, meio ambiente, saúde, sexo, biologia e cidadania. Esse estudo teve como objetivo acompanhar cinco oficinas e avaliar o aprendizado tanto por parte do estudante quanto dos bolsistas PIBID engajados nessas dinâmicas. Para tanto, analisou-se o desempenho dos alunos nos pré e pós-testes aplicados, assim como suas produções textuais feitas ao final das intervenções e entrevistas com os licenciandos. Este relato de experiência se pautou em anotações realizadas durante as dinâmicas, registro em fotografia, leitura e interpretação das produções textuais feita pelos alunos, correções dos exercícios, reuniões semanais com os envolvidos no projeto entre outros materiais. Algumas conclusões foram feitas: a qualidade das produções textuais dos alunos dependeu em maior escala do interesse despertado pelo assunto da oficina; as conversas semanais nas reuniões do grupo de licenciandos com seus supervisores e coordenadores contribuiu para um constante aperfeiçoamento da metodologia empregada; os assuntos de maior interesse dos alunos da escola já eram de seu conhecimento tendo as oficinas melhorado somente a aprendizagem de assuntos mais distantes do seu interesse imediato. Os pibidianos relataram ter sido essa uma experiência muito enriquecedora para a sua formação. Como perspectiva do projeto, a coordenação espera poder contar no próximo ano com o espaço destinado a atividades de “seminários” para que as oficinas tenham um horário fixo na grade curricular e também para poder trabalhar com os mesmos grupos de alunos. A colaboração prevista do PIBID/Letras e dos professores de Português da escola para auxiliar nas produções textuais tornará possível a produção de um livro de textos dos alunos.
id UFRGS-2_a01648fb37ac8d30d7680c41e7432d98
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117631
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bampi, Giovana BaviaSchiengold, Marion2015-06-10T02:00:33Z2014http://hdl.handle.net/10183/117631000967572O processo de ensino e aprendizagem apresenta desafios para alunos do ensino superior e professores. Esses podem ser vivenciados e superados através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma vez que ele propicia o desenvolvimento da maturidade profissional e prepara o licenciando para a prática docente. O presente trabalho consiste em um relato de experiência no Projeto PIBID/Biologia realizado no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha, em Porto Alegre. Através dele, dois subprojetos – “Biologia do dia-a-dia” e “Biologia da adolescência” – que consistem em intervenções por meio de oficinas, foram realizadas nas turmas de Ensino Médio da instituição. Os assuntos das oficinas versaram sobre temas como nutrição, meio ambiente, saúde, sexo, biologia e cidadania. Esse estudo teve como objetivo acompanhar cinco oficinas e avaliar o aprendizado tanto por parte do estudante quanto dos bolsistas PIBID engajados nessas dinâmicas. Para tanto, analisou-se o desempenho dos alunos nos pré e pós-testes aplicados, assim como suas produções textuais feitas ao final das intervenções e entrevistas com os licenciandos. Este relato de experiência se pautou em anotações realizadas durante as dinâmicas, registro em fotografia, leitura e interpretação das produções textuais feita pelos alunos, correções dos exercícios, reuniões semanais com os envolvidos no projeto entre outros materiais. Algumas conclusões foram feitas: a qualidade das produções textuais dos alunos dependeu em maior escala do interesse despertado pelo assunto da oficina; as conversas semanais nas reuniões do grupo de licenciandos com seus supervisores e coordenadores contribuiu para um constante aperfeiçoamento da metodologia empregada; os assuntos de maior interesse dos alunos da escola já eram de seu conhecimento tendo as oficinas melhorado somente a aprendizagem de assuntos mais distantes do seu interesse imediato. Os pibidianos relataram ter sido essa uma experiência muito enriquecedora para a sua formação. Como perspectiva do projeto, a coordenação espera poder contar no próximo ano com o espaço destinado a atividades de “seminários” para que as oficinas tenham um horário fixo na grade curricular e também para poder trabalhar com os mesmos grupos de alunos. A colaboração prevista do PIBID/Letras e dos professores de Português da escola para auxiliar nas produções textuais tornará possível a produção de um livro de textos dos alunos.application/pdfporFormação de professoresUma reflexão sobre a experiência do PIBID/Biologia-UFRGS no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000967572.pdf000967572.pdfTexto completoapplication/pdf114995580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117631/1/000967572.pdf0d5c40c4a3c28095d6ea8ecc71522357MD51TEXT000967572.pdf.txt000967572.pdf.txtExtracted Texttext/plain74077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117631/2/000967572.pdf.txt798ddfadd1117e0e3145e951d21d5268MD52THUMBNAIL000967572.pdf.jpg000967572.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117631/3/000967572.pdf.jpg60992848b330c6970106dae1bd897297MD5310183/1176312018-10-23 08:45:57.44oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117631Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T11:45:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma reflexão sobre a experiência do PIBID/Biologia-UFRGS no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha
title Uma reflexão sobre a experiência do PIBID/Biologia-UFRGS no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha
spellingShingle Uma reflexão sobre a experiência do PIBID/Biologia-UFRGS no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha
Bampi, Giovana Bavia
Formação de professores
title_short Uma reflexão sobre a experiência do PIBID/Biologia-UFRGS no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha
title_full Uma reflexão sobre a experiência do PIBID/Biologia-UFRGS no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha
title_fullStr Uma reflexão sobre a experiência do PIBID/Biologia-UFRGS no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha
title_full_unstemmed Uma reflexão sobre a experiência do PIBID/Biologia-UFRGS no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha
title_sort Uma reflexão sobre a experiência do PIBID/Biologia-UFRGS no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha
author Bampi, Giovana Bavia
author_facet Bampi, Giovana Bavia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bampi, Giovana Bavia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schiengold, Marion
contributor_str_mv Schiengold, Marion
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
topic Formação de professores
description O processo de ensino e aprendizagem apresenta desafios para alunos do ensino superior e professores. Esses podem ser vivenciados e superados através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma vez que ele propicia o desenvolvimento da maturidade profissional e prepara o licenciando para a prática docente. O presente trabalho consiste em um relato de experiência no Projeto PIBID/Biologia realizado no Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha, em Porto Alegre. Através dele, dois subprojetos – “Biologia do dia-a-dia” e “Biologia da adolescência” – que consistem em intervenções por meio de oficinas, foram realizadas nas turmas de Ensino Médio da instituição. Os assuntos das oficinas versaram sobre temas como nutrição, meio ambiente, saúde, sexo, biologia e cidadania. Esse estudo teve como objetivo acompanhar cinco oficinas e avaliar o aprendizado tanto por parte do estudante quanto dos bolsistas PIBID engajados nessas dinâmicas. Para tanto, analisou-se o desempenho dos alunos nos pré e pós-testes aplicados, assim como suas produções textuais feitas ao final das intervenções e entrevistas com os licenciandos. Este relato de experiência se pautou em anotações realizadas durante as dinâmicas, registro em fotografia, leitura e interpretação das produções textuais feita pelos alunos, correções dos exercícios, reuniões semanais com os envolvidos no projeto entre outros materiais. Algumas conclusões foram feitas: a qualidade das produções textuais dos alunos dependeu em maior escala do interesse despertado pelo assunto da oficina; as conversas semanais nas reuniões do grupo de licenciandos com seus supervisores e coordenadores contribuiu para um constante aperfeiçoamento da metodologia empregada; os assuntos de maior interesse dos alunos da escola já eram de seu conhecimento tendo as oficinas melhorado somente a aprendizagem de assuntos mais distantes do seu interesse imediato. Os pibidianos relataram ter sido essa uma experiência muito enriquecedora para a sua formação. Como perspectiva do projeto, a coordenação espera poder contar no próximo ano com o espaço destinado a atividades de “seminários” para que as oficinas tenham um horário fixo na grade curricular e também para poder trabalhar com os mesmos grupos de alunos. A colaboração prevista do PIBID/Letras e dos professores de Português da escola para auxiliar nas produções textuais tornará possível a produção de um livro de textos dos alunos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-10T02:00:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/117631
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000967572
url http://hdl.handle.net/10183/117631
identifier_str_mv 000967572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117631/1/000967572.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117631/2/000967572.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117631/3/000967572.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d5c40c4a3c28095d6ea8ecc71522357
798ddfadd1117e0e3145e951d21d5268
60992848b330c6970106dae1bd897297
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486817313390592