Tradição mercantilizada : construção de mercados baseados na tradição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/159664 |
Resumo: | A mercantilização das sociedades contemporâneas tem sido apontada como um processo responsável pela elevação do mercado à posição de intermediário dos sistemas sociais e culturais, inclusive da tradição. Fazendo uso de um estudo etnográfico na cultura gaúcha, buscamos analisar como as práticas culturais têm contribuído para a preservação da tradição por meio de dinâmicas de mercado. Para tanto, adotamos um olhar interpretativo sobre as práticas que múltiplos agentes desempenham no mercado e o reflexo destas na mercantilização da cultura tradicionalista gaúcha. Resultados apontam a tradição como uma invenção que serve de referência cultural para a construção de um mercado por três grupos distintos de agentes: produtores, consumidores e organizadores. Esses agentes fazem uso de construções históricas, do orgulho em ser gaúcho e do vínculo identitário como referência cultural para guiar três estratégias distintas de mercantilização: tangibilização, aproximação mercadológica, e valorização da tradição. Concluímos que a mercantilização da tradição pode transformar o mercado num ambiente fecundo para a preservação de tradições culturais. |
id |
UFRGS-2_a071b4000c17bab695a7d5e6225ba672 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159664 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dalmoro, MarlonNique, Walter Meucci2017-06-20T02:30:08Z20171415-6555http://hdl.handle.net/10183/159664001022648A mercantilização das sociedades contemporâneas tem sido apontada como um processo responsável pela elevação do mercado à posição de intermediário dos sistemas sociais e culturais, inclusive da tradição. Fazendo uso de um estudo etnográfico na cultura gaúcha, buscamos analisar como as práticas culturais têm contribuído para a preservação da tradição por meio de dinâmicas de mercado. Para tanto, adotamos um olhar interpretativo sobre as práticas que múltiplos agentes desempenham no mercado e o reflexo destas na mercantilização da cultura tradicionalista gaúcha. Resultados apontam a tradição como uma invenção que serve de referência cultural para a construção de um mercado por três grupos distintos de agentes: produtores, consumidores e organizadores. Esses agentes fazem uso de construções históricas, do orgulho em ser gaúcho e do vínculo identitário como referência cultural para guiar três estratégias distintas de mercantilização: tangibilização, aproximação mercadológica, e valorização da tradição. Concluímos que a mercantilização da tradição pode transformar o mercado num ambiente fecundo para a preservação de tradições culturais.Contemporary society marketization has been identified as the process responsible for elevation of the market to the position of intermediary in social and cultural systems, including traditions. Through an ethnographic study of the southern Brazilian gaucho culture, we analyze how cultural practices have contributed to preservation of traditions through market dynamics. For this, we adopt an interpretative approach to identify multiple agents’ practices responsible for the marketization of traditional gaucho culture. Findings recognize tradition as an invention used as cultural reference for market construction by three distinct groups of agents: producers, consumers and organizers. These agents make use of historical constructions, pride in being gaucho and local identity roots as cultural reference to guide three different marketization strategies: commodification; marketing approaching, and; valuation and valorization of tradition. We conclude that marketization of traditions can transforms the market into a fertile environment for cultural tradition preservation.application/pdfporRevista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 21, n. 3 (maio/jun.) 2017, p. 327-346Cultura gaúchaMercantilizaçãoTradição culturalMercadoTraditionMarketizationMarket practicesGaucho cultureEthnographyTradição mercantilizada : construção de mercados baseados na tradiçãoMarketization of tradition : market construction orientated by traditioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001022648.pdf001022648.pdfTexto completoapplication/pdf492799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159664/1/001022648.pdf38fc3b1817c3a8889503d16de2ab73c6MD51TEXT001022648.pdf.txt001022648.pdf.txtExtracted Texttext/plain72783http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159664/2/001022648.pdf.txt2e3af9a532b8d19c5d70fadea7cf7c70MD5210183/1596642017-06-21 02:49:55.431153oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159664Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-06-21T05:49:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tradição mercantilizada : construção de mercados baseados na tradição |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Marketization of tradition : market construction orientated by tradition |
title |
Tradição mercantilizada : construção de mercados baseados na tradição |
spellingShingle |
Tradição mercantilizada : construção de mercados baseados na tradição Dalmoro, Marlon Cultura gaúcha Mercantilização Tradição cultural Mercado Tradition Marketization Market practices Gaucho culture Ethnography |
title_short |
Tradição mercantilizada : construção de mercados baseados na tradição |
title_full |
Tradição mercantilizada : construção de mercados baseados na tradição |
title_fullStr |
Tradição mercantilizada : construção de mercados baseados na tradição |
title_full_unstemmed |
Tradição mercantilizada : construção de mercados baseados na tradição |
title_sort |
Tradição mercantilizada : construção de mercados baseados na tradição |
author |
Dalmoro, Marlon |
author_facet |
Dalmoro, Marlon Nique, Walter Meucci |
author_role |
author |
author2 |
Nique, Walter Meucci |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalmoro, Marlon Nique, Walter Meucci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura gaúcha Mercantilização Tradição cultural Mercado |
topic |
Cultura gaúcha Mercantilização Tradição cultural Mercado Tradition Marketization Market practices Gaucho culture Ethnography |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Tradition Marketization Market practices Gaucho culture Ethnography |
description |
A mercantilização das sociedades contemporâneas tem sido apontada como um processo responsável pela elevação do mercado à posição de intermediário dos sistemas sociais e culturais, inclusive da tradição. Fazendo uso de um estudo etnográfico na cultura gaúcha, buscamos analisar como as práticas culturais têm contribuído para a preservação da tradição por meio de dinâmicas de mercado. Para tanto, adotamos um olhar interpretativo sobre as práticas que múltiplos agentes desempenham no mercado e o reflexo destas na mercantilização da cultura tradicionalista gaúcha. Resultados apontam a tradição como uma invenção que serve de referência cultural para a construção de um mercado por três grupos distintos de agentes: produtores, consumidores e organizadores. Esses agentes fazem uso de construções históricas, do orgulho em ser gaúcho e do vínculo identitário como referência cultural para guiar três estratégias distintas de mercantilização: tangibilização, aproximação mercadológica, e valorização da tradição. Concluímos que a mercantilização da tradição pode transformar o mercado num ambiente fecundo para a preservação de tradições culturais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-20T02:30:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/159664 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-6555 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001022648 |
identifier_str_mv |
1415-6555 001022648 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/159664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de administração contemporânea. Rio de Janeiro. Vol. 21, n. 3 (maio/jun.) 2017, p. 327-346 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159664/1/001022648.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159664/2/001022648.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
38fc3b1817c3a8889503d16de2ab73c6 2e3af9a532b8d19c5d70fadea7cf7c70 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224918628564992 |