O cinema no ensino da psicoterapia psicodinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heidemann, Cintia Vasques Cruz
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Montagner, Rachel, Brunstein, Miriam Garcia, Eizirik, Claudio Laks
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200959
Resumo: O ensino da psicoterapia de orientação psicanalítica (PP) na Residência e Curso de Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFRGS/ HCPA ocorre há várias décadas, embasado principalmente no marcado perfil psicanalítico e psicodinâmico da formação psiquiátrica em nosso estado. Na década de 1980, introduziu-se a psicoterapia familiar (TF) e nos anos de 1990, a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Os autores apresentam e revisam o ensino dessas três abordagens psicoterápicas desenvolvidas com crianças, adolescentes e suas famílias neste serviço. São também utilizadas as terapias de grupo, associadas ou não a outras abordagens, adequandoas ao diagnóstico, à faixa etária dos pacientes e ao seu contexto familiar e cultural. O objetivo dessas intervenções é o de tratar crianças, adolescentes e suas famílias, auxiliando-os a superar os bloqueios ao desenvolvimento, promovendo suas capacidades e amadurecimento.
id UFRGS-2_a0d312c1deb11dc0f2213bf7e44a4eec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200959
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Heidemann, Cintia Vasques CruzMontagner, RachelBrunstein, Miriam GarciaEizirik, Claudio Laks2019-10-24T03:48:44Z20121516-8530http://hdl.handle.net/10183/200959000909847O ensino da psicoterapia de orientação psicanalítica (PP) na Residência e Curso de Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFRGS/ HCPA ocorre há várias décadas, embasado principalmente no marcado perfil psicanalítico e psicodinâmico da formação psiquiátrica em nosso estado. Na década de 1980, introduziu-se a psicoterapia familiar (TF) e nos anos de 1990, a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Os autores apresentam e revisam o ensino dessas três abordagens psicoterápicas desenvolvidas com crianças, adolescentes e suas famílias neste serviço. São também utilizadas as terapias de grupo, associadas ou não a outras abordagens, adequandoas ao diagnóstico, à faixa etária dos pacientes e ao seu contexto familiar e cultural. O objetivo dessas intervenções é o de tratar crianças, adolescentes e suas famílias, auxiliando-os a superar os bloqueios ao desenvolvimento, promovendo suas capacidades e amadurecimento.application/pdfporRevista brasileira de psicoterapia. Porto Alegre. Vol. 14, n. 1 (2012), p. 76-91PsicoterapiaEducaçãoFilmes cinematográficosRevisãoO cinema no ensino da psicoterapia psicodinâmicainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000909847.pdf.txt000909847.pdf.txtExtracted Texttext/plain38552http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200959/2/000909847.pdf.txtfbd58f3a76390c35bc6ad5058f593339MD52ORIGINAL000909847.pdfTexto completoapplication/pdf236649http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200959/1/000909847.pdfd6cb8426a8943fc63be8b4f486165f7cMD5110183/2009592024-01-06 04:36:28.119114oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200959Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-06T06:36:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cinema no ensino da psicoterapia psicodinâmica
title O cinema no ensino da psicoterapia psicodinâmica
spellingShingle O cinema no ensino da psicoterapia psicodinâmica
Heidemann, Cintia Vasques Cruz
Psicoterapia
Educação
Filmes cinematográficos
Revisão
title_short O cinema no ensino da psicoterapia psicodinâmica
title_full O cinema no ensino da psicoterapia psicodinâmica
title_fullStr O cinema no ensino da psicoterapia psicodinâmica
title_full_unstemmed O cinema no ensino da psicoterapia psicodinâmica
title_sort O cinema no ensino da psicoterapia psicodinâmica
author Heidemann, Cintia Vasques Cruz
author_facet Heidemann, Cintia Vasques Cruz
Montagner, Rachel
Brunstein, Miriam Garcia
Eizirik, Claudio Laks
author_role author
author2 Montagner, Rachel
Brunstein, Miriam Garcia
Eizirik, Claudio Laks
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heidemann, Cintia Vasques Cruz
Montagner, Rachel
Brunstein, Miriam Garcia
Eizirik, Claudio Laks
dc.subject.por.fl_str_mv Psicoterapia
Educação
Filmes cinematográficos
Revisão
topic Psicoterapia
Educação
Filmes cinematográficos
Revisão
description O ensino da psicoterapia de orientação psicanalítica (PP) na Residência e Curso de Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência da UFRGS/ HCPA ocorre há várias décadas, embasado principalmente no marcado perfil psicanalítico e psicodinâmico da formação psiquiátrica em nosso estado. Na década de 1980, introduziu-se a psicoterapia familiar (TF) e nos anos de 1990, a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Os autores apresentam e revisam o ensino dessas três abordagens psicoterápicas desenvolvidas com crianças, adolescentes e suas famílias neste serviço. São também utilizadas as terapias de grupo, associadas ou não a outras abordagens, adequandoas ao diagnóstico, à faixa etária dos pacientes e ao seu contexto familiar e cultural. O objetivo dessas intervenções é o de tratar crianças, adolescentes e suas famílias, auxiliando-os a superar os bloqueios ao desenvolvimento, promovendo suas capacidades e amadurecimento.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-24T03:48:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200959
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-8530
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000909847
identifier_str_mv 1516-8530
000909847
url http://hdl.handle.net/10183/200959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de psicoterapia. Porto Alegre. Vol. 14, n. 1 (2012), p. 76-91
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200959/2/000909847.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200959/1/000909847.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fbd58f3a76390c35bc6ad5058f593339
d6cb8426a8943fc63be8b4f486165f7c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224977494573056