Concepções de gênero nas narrativas de adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98931 |
Resumo: | A adolescência é um período de redefinição das identidades, incluindo a dimensão de gênero. O objetivo do presente estudo foi conhecer as concepções de adolescentes sobre o que é ser homem e ser mulher, a partir de suas próprias narrativas. Participaram 41 adolescentes, com idades entre os 14 e os 15 anos, estudantes de uma escola pública e de uma escola privada de Porto Alegre. Com eles, foram realizados 6 grupos focais on-line síncronos, através do programa de bate-papo MSN: 2 grupos compostos por adolescentes homens, 2 por adolescentes mulheres, e 2 mistos. As narrativas produzidas a partir da interação nos grupos foram analisadas mediante Análise de Conteúdo, que revelou uma predominância dos papéis tradicionais de gênero. |
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Bordini, Gabriela SagebinSperb, Tania Mara2014-07-30T02:04:21Z20120102-7972http://hdl.handle.net/10183/98931000877340A adolescência é um período de redefinição das identidades, incluindo a dimensão de gênero. O objetivo do presente estudo foi conhecer as concepções de adolescentes sobre o que é ser homem e ser mulher, a partir de suas próprias narrativas. Participaram 41 adolescentes, com idades entre os 14 e os 15 anos, estudantes de uma escola pública e de uma escola privada de Porto Alegre. Com eles, foram realizados 6 grupos focais on-line síncronos, através do programa de bate-papo MSN: 2 grupos compostos por adolescentes homens, 2 por adolescentes mulheres, e 2 mistos. As narrativas produzidas a partir da interação nos grupos foram analisadas mediante Análise de Conteúdo, que revelou uma predominância dos papéis tradicionais de gênero.Adolescence implicates redefinition of identity, including gender dimension. The goal of this research was to identify teenagers’ conceptions about what it means to be a man and a woman through their own narratives. Forty-one teenagers, between 14 and 15 years old, who were students from a public school and from a private school both located in the city of Porto Alegre/RS, Brazil, participated in the study. Through the MSN chat software, 6 synchronous online focus groups were formed: 2 groups of male adolescents, 2 of female adolescents, and 2 of mixed genders. The narratives produced by the interaction in the groups were analyzed by Content Analysis that revealed a predominance of traditional gender roles.application/pdfporPsicologia : reflexão e crítica. Porto Alegre. Vol. 25, n.4 (dez. 2012), p. 738-746.AdolescenteGêneroGrupo focalNarrativasNarrativeGenderAdolescenceSynchronous online focus groupsConcepções de gênero nas narrativas de adolescentesGender conceptions in adolescents' narratives info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877340.pdf000877340.pdfTexto completoapplication/pdf374653http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98931/1/000877340.pdf3223940fe2bd963029cf42365ef13efeMD51TEXT000877340.pdf.txt000877340.pdf.txtExtracted Texttext/plain44196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98931/2/000877340.pdf.txtad25514fa60ba02c4df50fa3fe02182dMD52THUMBNAIL000877340.pdf.jpg000877340.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98931/3/000877340.pdf.jpg8b264a95885d00ba4cf4d25c99d54dafMD5310183/989312018-10-22 08:00:44.6oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98931Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:00:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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A adolescência é um período de redefinição das identidades, incluindo a dimensão de gênero. O objetivo do presente estudo foi conhecer as concepções de adolescentes sobre o que é ser homem e ser mulher, a partir de suas próprias narrativas. Participaram 41 adolescentes, com idades entre os 14 e os 15 anos, estudantes de uma escola pública e de uma escola privada de Porto Alegre. Com eles, foram realizados 6 grupos focais on-line síncronos, através do programa de bate-papo MSN: 2 grupos compostos por adolescentes homens, 2 por adolescentes mulheres, e 2 mistos. As narrativas produzidas a partir da interação nos grupos foram analisadas mediante Análise de Conteúdo, que revelou uma predominância dos papéis tradicionais de gênero. |
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