Gravidez no ambiente escolar : uma contribuição para repensar o ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guatimosim, Juliana dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/181654
Resumo: O presente estudo tem como temática investigada o ensino de ciências e a gravidez no ambiente escolar. O (des)conhecimento de métodos contraceptivos e a “escolha” pela gravidez durante o período escolar nos levou a pensar nos processos de ensino e na produção de aprendizagens sobre a reprodução humana, os corpos e sexualidades. A pesquisa resulta um estudo de caso qualitativo, realizado em uma Escola Municipal de Tramandaí/RS, escola lócus da pesquisa, no ano de 2018. Realizamos entrevistas com 10 professores e 27 alunos (meninos e meninas) do 6º ao 9º ano da escola em questão e a Enfermeira Chefe do Posto de Saúde da comunidade onde fica localizada a escola. Procuramos, com as entrevistas, contextualizar as circunstâncias de vida dos adolescentes, seus conhecimentos sobre sexualidade, métodos preventivos de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Também visamos compreender os processos de ensino e as formas de acesso a estes conhecimentos. Em quais fontes de informação sobre reprodução e sexualidade os estudantes têm se amparado na busca por esclarecimentos? Como os professores se sentem ao trabalhar com este tema? Como percebem a sua colaboração no processo de constituição das aprendizagens destes adolescentes? A análise das entrevistas permitiu reflexões sobre a percepção em relação à prevenção da gravidez na adolescência, os métodos preventivos e a abordagem do ensino de ciência relacionado a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Com esse estudo concluímos que os processos de ensino e da produção de aprendizagens relativas a reprodução humana, os corpos e sexualidades, doenças sexualmente transmissíveis e prevenções, podem ser abordados de forma integrada a diversos conteúdos, principalmente no que se refere ao corpo humano.
id UFRGS-2_a1c32d6bd54bc8b9f583a4ff93cab4b9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181654
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Guatimosim, Juliana dos SantosWitt, Neila Seliane Pereira2018-09-05T10:25:50Z2018http://hdl.handle.net/10183/181654001073987O presente estudo tem como temática investigada o ensino de ciências e a gravidez no ambiente escolar. O (des)conhecimento de métodos contraceptivos e a “escolha” pela gravidez durante o período escolar nos levou a pensar nos processos de ensino e na produção de aprendizagens sobre a reprodução humana, os corpos e sexualidades. A pesquisa resulta um estudo de caso qualitativo, realizado em uma Escola Municipal de Tramandaí/RS, escola lócus da pesquisa, no ano de 2018. Realizamos entrevistas com 10 professores e 27 alunos (meninos e meninas) do 6º ao 9º ano da escola em questão e a Enfermeira Chefe do Posto de Saúde da comunidade onde fica localizada a escola. Procuramos, com as entrevistas, contextualizar as circunstâncias de vida dos adolescentes, seus conhecimentos sobre sexualidade, métodos preventivos de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Também visamos compreender os processos de ensino e as formas de acesso a estes conhecimentos. Em quais fontes de informação sobre reprodução e sexualidade os estudantes têm se amparado na busca por esclarecimentos? Como os professores se sentem ao trabalhar com este tema? Como percebem a sua colaboração no processo de constituição das aprendizagens destes adolescentes? A análise das entrevistas permitiu reflexões sobre a percepção em relação à prevenção da gravidez na adolescência, os métodos preventivos e a abordagem do ensino de ciência relacionado a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Com esse estudo concluímos que os processos de ensino e da produção de aprendizagens relativas a reprodução humana, os corpos e sexualidades, doenças sexualmente transmissíveis e prevenções, podem ser abordados de forma integrada a diversos conteúdos, principalmente no que se refere ao corpo humano.This study has as theme investigated the teaching of sciences and pregnancy in the school environment. The research results by reflections and analyzes of interviews with students, teachers and nurses of the health post near a Municipal School of Tramandaí/RS, which is the research focus, in 2018. The (un)knowledge of contraceptive methods and the "choice" by pregnancy during the school period, breaking sharply the adolescence, led us to think about the processes of teaching and learning production about the human reproduction, the bodies and sexualities. We conducted a qualitative case study, which we interviewed 10 teachers and 27 students (boys and girls) from the 6th to the 9th year of the school in question and the Head Nurse of the community's health clinic, the same community where the school is located. We seek, with interviews, contextualize the circumstances of the adolescents' life, their knowledge about sexuality, preventive methods of pregnancy and sexually transmitted diseases (STDs). We also came to understand the pedagogical processes and forms of access to this knowledge. What sources of information on reproduction and sexuality the students have been supported in the search for clarification? How the teachers feel when they work with this theme? How do they perceive their collaboration in the process of constitution of the learnings of these adolescents? The analysis of the interviews allowed reflections about the perception of the relation to the prevention of pregnancy in adolescence, the preventive methods and approach to the teaching of science related to pregnancy and sexually transmitted diseases. With the study and research in question, we conclude that the processes of teaching and learning on the production of human reproduction, the bodies and sexualities, sexually transmitted diseases and prevention, can be addressed in an integrated manner to various content, mainly in what refers to the human body.application/pdfporEducação do campoGravidez na adolescênciaAmbiente escolarCiências : EnsinoEstudo de casoAdolescenceSchoolPregnancyGravidez no ambiente escolar : uma contribuição para repensar o ensino de Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2018Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001073987.pdfTexto completoapplication/pdf1251220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181654/1/001073987.pdf1443217017d7cd783842dfeceeb0c626MD51TEXT001073987.pdf.txt001073987.pdf.txtExtracted Texttext/plain107422http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181654/2/001073987.pdf.txte0b5872c1db3b5e02422279f4ec50a33MD52THUMBNAIL001073987.pdf.jpg001073987.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1015http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181654/3/001073987.pdf.jpg511d4b1ebf6e10999722bde06483b63bMD5310183/1816542018-10-05 07:50:28.942oai:www.lume.ufrgs.br:10183/181654Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T10:50:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gravidez no ambiente escolar : uma contribuição para repensar o ensino de Ciências
title Gravidez no ambiente escolar : uma contribuição para repensar o ensino de Ciências
spellingShingle Gravidez no ambiente escolar : uma contribuição para repensar o ensino de Ciências
Guatimosim, Juliana dos Santos
Educação do campo
Gravidez na adolescência
Ambiente escolar
Ciências : Ensino
Estudo de caso
Adolescence
School
Pregnancy
title_short Gravidez no ambiente escolar : uma contribuição para repensar o ensino de Ciências
title_full Gravidez no ambiente escolar : uma contribuição para repensar o ensino de Ciências
title_fullStr Gravidez no ambiente escolar : uma contribuição para repensar o ensino de Ciências
title_full_unstemmed Gravidez no ambiente escolar : uma contribuição para repensar o ensino de Ciências
title_sort Gravidez no ambiente escolar : uma contribuição para repensar o ensino de Ciências
author Guatimosim, Juliana dos Santos
author_facet Guatimosim, Juliana dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guatimosim, Juliana dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Witt, Neila Seliane Pereira
contributor_str_mv Witt, Neila Seliane Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Gravidez na adolescência
Ambiente escolar
Ciências : Ensino
Estudo de caso
topic Educação do campo
Gravidez na adolescência
Ambiente escolar
Ciências : Ensino
Estudo de caso
Adolescence
School
Pregnancy
dc.subject.eng.fl_str_mv Adolescence
School
Pregnancy
description O presente estudo tem como temática investigada o ensino de ciências e a gravidez no ambiente escolar. O (des)conhecimento de métodos contraceptivos e a “escolha” pela gravidez durante o período escolar nos levou a pensar nos processos de ensino e na produção de aprendizagens sobre a reprodução humana, os corpos e sexualidades. A pesquisa resulta um estudo de caso qualitativo, realizado em uma Escola Municipal de Tramandaí/RS, escola lócus da pesquisa, no ano de 2018. Realizamos entrevistas com 10 professores e 27 alunos (meninos e meninas) do 6º ao 9º ano da escola em questão e a Enfermeira Chefe do Posto de Saúde da comunidade onde fica localizada a escola. Procuramos, com as entrevistas, contextualizar as circunstâncias de vida dos adolescentes, seus conhecimentos sobre sexualidade, métodos preventivos de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Também visamos compreender os processos de ensino e as formas de acesso a estes conhecimentos. Em quais fontes de informação sobre reprodução e sexualidade os estudantes têm se amparado na busca por esclarecimentos? Como os professores se sentem ao trabalhar com este tema? Como percebem a sua colaboração no processo de constituição das aprendizagens destes adolescentes? A análise das entrevistas permitiu reflexões sobre a percepção em relação à prevenção da gravidez na adolescência, os métodos preventivos e a abordagem do ensino de ciência relacionado a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Com esse estudo concluímos que os processos de ensino e da produção de aprendizagens relativas a reprodução humana, os corpos e sexualidades, doenças sexualmente transmissíveis e prevenções, podem ser abordados de forma integrada a diversos conteúdos, principalmente no que se refere ao corpo humano.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-05T10:25:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/181654
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001073987
url http://hdl.handle.net/10183/181654
identifier_str_mv 001073987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181654/1/001073987.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181654/2/001073987.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/181654/3/001073987.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1443217017d7cd783842dfeceeb0c626
e0b5872c1db3b5e02422279f4ec50a33
511d4b1ebf6e10999722bde06483b63b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447222726164480