Modelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Narciso, Denise Borba
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/76123
Resumo: Este trabalho é uma revisão integrativa inspirada em Cooper, com objetivo de compreender por meio da pesquisa bibliográfica as contribuições e os desafios que uma prática interdisciplinar proporciona na formação dos profissionais de saúde e a contribuição da aplicação deste modelo, para a formação do residente em equipe multiprofissional. Para coleta de dados foram utilizados os descritores interdisciplinaridade e ensino em serviços de saúde nas bases de dados da Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Lume - Repositório Digital da UFRGS e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Os critérios de inclusão são artigos sobre ações interdisciplinares na área da educação e formação em serviços de saúde, com publicação no período de 2000 a 2012 no Brasil. Este estudo evidenciou que os serviços de saúde vêm buscando criar espaços para o trabalho em equipe multiprofissional, reconhecendo o potencial de aprendizagem desenvolvido neste modelo de trabalho e estão realizando ações de saúde similares tendo a integralidade da assistência como o caminho para a interdisciplinaridade. Evidenciou também, que há dificuldades com a proposta interdisciplinar porque além de estar em constante desenvolvimento, sofre influencia das subjetividades dos sujeitos, da complexidade dos problemas de saúde da população, dos movimentos políticos bem como da necessidade de readequação da formação dos profissionais de saúde para trabalhar no SUS.
id UFRGS-2_a1c8b3181996e522c05717c8f2f9f530
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76123
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Narciso, Denise BorbaKlein, Carin2013-07-23T01:44:23Z2013http://hdl.handle.net/10183/76123000892632Este trabalho é uma revisão integrativa inspirada em Cooper, com objetivo de compreender por meio da pesquisa bibliográfica as contribuições e os desafios que uma prática interdisciplinar proporciona na formação dos profissionais de saúde e a contribuição da aplicação deste modelo, para a formação do residente em equipe multiprofissional. Para coleta de dados foram utilizados os descritores interdisciplinaridade e ensino em serviços de saúde nas bases de dados da Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Lume - Repositório Digital da UFRGS e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Os critérios de inclusão são artigos sobre ações interdisciplinares na área da educação e formação em serviços de saúde, com publicação no período de 2000 a 2012 no Brasil. Este estudo evidenciou que os serviços de saúde vêm buscando criar espaços para o trabalho em equipe multiprofissional, reconhecendo o potencial de aprendizagem desenvolvido neste modelo de trabalho e estão realizando ações de saúde similares tendo a integralidade da assistência como o caminho para a interdisciplinaridade. Evidenciou também, que há dificuldades com a proposta interdisciplinar porque além de estar em constante desenvolvimento, sofre influencia das subjetividades dos sujeitos, da complexidade dos problemas de saúde da população, dos movimentos políticos bem como da necessidade de readequação da formação dos profissionais de saúde para trabalhar no SUS.This work is inspired by an integrative review Cooper, aimed at understanding through literature research contributions and challenges provides an interdisciplinary practice in the training of health professionals and the contribution of applying this model to the formation of resident multidisciplinary team . Data collection was researched articles dealing with interdisciplinary teaching and health services in the databases of Scientific Electronic Library Online (SciELO), Lume - Repository of UFRGS and the Virtual Health Library. Inclusion criteria are articles on interdisciplinary actions in education and training in health services, with publication in the period from 2000 to 2012 in Brazil. This study showed that health services have sought to create spaces to work in multidisciplinary team, recognizing the potential learning model developed in this work and are performing actions similar health with comprehensive care as the way to interdisciplinarity. Also showed that there are difficulties with the proposed interdisciplinary because besides being in constant development, suffers influence of the subjectivity of individuals, the complexity of the health problems of the population, political movements and the need to readjust the training of health professionals to working in the National Healt Sistem.application/pdfporInterdisciplinaridadeFormaçãoResidênciaInterdisciplinaryEducationHealthModelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000892632.pdf000892632.pdfTexto completoapplication/pdf132490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76123/1/000892632.pdf4959d0496bf54bbd7a415f8994f17210MD51TEXT000892632.pdf.txt000892632.pdf.txtExtracted Texttext/plain61105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76123/2/000892632.pdf.txtdc630d23f8ba3bf226dd9c98e7af1e82MD52THUMBNAIL000892632.pdf.jpg000892632.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76123/3/000892632.pdf.jpg1f3d3c28ebc336c3526a2ae225b29bf9MD5310183/761232018-10-15 08:18:30.693oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76123Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:18:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissional
title Modelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissional
spellingShingle Modelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissional
Narciso, Denise Borba
Interdisciplinaridade
Formação
Residência
Interdisciplinary
Education
Health
title_short Modelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissional
title_full Modelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissional
title_fullStr Modelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissional
title_full_unstemmed Modelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissional
title_sort Modelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissional
author Narciso, Denise Borba
author_facet Narciso, Denise Borba
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Narciso, Denise Borba
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klein, Carin
contributor_str_mv Klein, Carin
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Formação
Residência
topic Interdisciplinaridade
Formação
Residência
Interdisciplinary
Education
Health
dc.subject.eng.fl_str_mv Interdisciplinary
Education
Health
description Este trabalho é uma revisão integrativa inspirada em Cooper, com objetivo de compreender por meio da pesquisa bibliográfica as contribuições e os desafios que uma prática interdisciplinar proporciona na formação dos profissionais de saúde e a contribuição da aplicação deste modelo, para a formação do residente em equipe multiprofissional. Para coleta de dados foram utilizados os descritores interdisciplinaridade e ensino em serviços de saúde nas bases de dados da Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Lume - Repositório Digital da UFRGS e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Os critérios de inclusão são artigos sobre ações interdisciplinares na área da educação e formação em serviços de saúde, com publicação no período de 2000 a 2012 no Brasil. Este estudo evidenciou que os serviços de saúde vêm buscando criar espaços para o trabalho em equipe multiprofissional, reconhecendo o potencial de aprendizagem desenvolvido neste modelo de trabalho e estão realizando ações de saúde similares tendo a integralidade da assistência como o caminho para a interdisciplinaridade. Evidenciou também, que há dificuldades com a proposta interdisciplinar porque além de estar em constante desenvolvimento, sofre influencia das subjetividades dos sujeitos, da complexidade dos problemas de saúde da população, dos movimentos políticos bem como da necessidade de readequação da formação dos profissionais de saúde para trabalhar no SUS.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-07-23T01:44:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/76123
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000892632
url http://hdl.handle.net/10183/76123
identifier_str_mv 000892632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76123/1/000892632.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76123/2/000892632.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76123/3/000892632.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4959d0496bf54bbd7a415f8994f17210
dc630d23f8ba3bf226dd9c98e7af1e82
1f3d3c28ebc336c3526a2ae225b29bf9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224450060845056