Modelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/76123 |
Resumo: | Este trabalho é uma revisão integrativa inspirada em Cooper, com objetivo de compreender por meio da pesquisa bibliográfica as contribuições e os desafios que uma prática interdisciplinar proporciona na formação dos profissionais de saúde e a contribuição da aplicação deste modelo, para a formação do residente em equipe multiprofissional. Para coleta de dados foram utilizados os descritores interdisciplinaridade e ensino em serviços de saúde nas bases de dados da Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Lume - Repositório Digital da UFRGS e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Os critérios de inclusão são artigos sobre ações interdisciplinares na área da educação e formação em serviços de saúde, com publicação no período de 2000 a 2012 no Brasil. Este estudo evidenciou que os serviços de saúde vêm buscando criar espaços para o trabalho em equipe multiprofissional, reconhecendo o potencial de aprendizagem desenvolvido neste modelo de trabalho e estão realizando ações de saúde similares tendo a integralidade da assistência como o caminho para a interdisciplinaridade. Evidenciou também, que há dificuldades com a proposta interdisciplinar porque além de estar em constante desenvolvimento, sofre influencia das subjetividades dos sujeitos, da complexidade dos problemas de saúde da população, dos movimentos políticos bem como da necessidade de readequação da formação dos profissionais de saúde para trabalhar no SUS. |
id |
UFRGS-2_a1c8b3181996e522c05717c8f2f9f530 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76123 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Narciso, Denise BorbaKlein, Carin2013-07-23T01:44:23Z2013http://hdl.handle.net/10183/76123000892632Este trabalho é uma revisão integrativa inspirada em Cooper, com objetivo de compreender por meio da pesquisa bibliográfica as contribuições e os desafios que uma prática interdisciplinar proporciona na formação dos profissionais de saúde e a contribuição da aplicação deste modelo, para a formação do residente em equipe multiprofissional. Para coleta de dados foram utilizados os descritores interdisciplinaridade e ensino em serviços de saúde nas bases de dados da Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Lume - Repositório Digital da UFRGS e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Os critérios de inclusão são artigos sobre ações interdisciplinares na área da educação e formação em serviços de saúde, com publicação no período de 2000 a 2012 no Brasil. Este estudo evidenciou que os serviços de saúde vêm buscando criar espaços para o trabalho em equipe multiprofissional, reconhecendo o potencial de aprendizagem desenvolvido neste modelo de trabalho e estão realizando ações de saúde similares tendo a integralidade da assistência como o caminho para a interdisciplinaridade. Evidenciou também, que há dificuldades com a proposta interdisciplinar porque além de estar em constante desenvolvimento, sofre influencia das subjetividades dos sujeitos, da complexidade dos problemas de saúde da população, dos movimentos políticos bem como da necessidade de readequação da formação dos profissionais de saúde para trabalhar no SUS.This work is inspired by an integrative review Cooper, aimed at understanding through literature research contributions and challenges provides an interdisciplinary practice in the training of health professionals and the contribution of applying this model to the formation of resident multidisciplinary team . Data collection was researched articles dealing with interdisciplinary teaching and health services in the databases of Scientific Electronic Library Online (SciELO), Lume - Repository of UFRGS and the Virtual Health Library. Inclusion criteria are articles on interdisciplinary actions in education and training in health services, with publication in the period from 2000 to 2012 in Brazil. This study showed that health services have sought to create spaces to work in multidisciplinary team, recognizing the potential learning model developed in this work and are performing actions similar health with comprehensive care as the way to interdisciplinarity. Also showed that there are difficulties with the proposed interdisciplinary because besides being in constant development, suffers influence of the subjectivity of individuals, the complexity of the health problems of the population, political movements and the need to readjust the training of health professionals to working in the National Healt Sistem.application/pdfporInterdisciplinaridadeFormaçãoResidênciaInterdisciplinaryEducationHealthModelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Práticas Pedagógicas para Educação em Serviços de Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000892632.pdf000892632.pdfTexto completoapplication/pdf132490http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76123/1/000892632.pdf4959d0496bf54bbd7a415f8994f17210MD51TEXT000892632.pdf.txt000892632.pdf.txtExtracted Texttext/plain61105http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76123/2/000892632.pdf.txtdc630d23f8ba3bf226dd9c98e7af1e82MD52THUMBNAIL000892632.pdf.jpg000892632.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76123/3/000892632.pdf.jpg1f3d3c28ebc336c3526a2ae225b29bf9MD5310183/761232018-10-15 08:18:30.693oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76123Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T11:18:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissional |
title |
Modelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissional |
spellingShingle |
Modelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissional Narciso, Denise Borba Interdisciplinaridade Formação Residência Interdisciplinary Education Health |
title_short |
Modelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissional |
title_full |
Modelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissional |
title_fullStr |
Modelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissional |
title_full_unstemmed |
Modelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissional |
title_sort |
Modelo interdisciplinar : desafios e contribuições para a formação do residente em equipe multiprofissional |
author |
Narciso, Denise Borba |
author_facet |
Narciso, Denise Borba |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Narciso, Denise Borba |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Klein, Carin |
contributor_str_mv |
Klein, Carin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Formação Residência |
topic |
Interdisciplinaridade Formação Residência Interdisciplinary Education Health |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Interdisciplinary Education Health |
description |
Este trabalho é uma revisão integrativa inspirada em Cooper, com objetivo de compreender por meio da pesquisa bibliográfica as contribuições e os desafios que uma prática interdisciplinar proporciona na formação dos profissionais de saúde e a contribuição da aplicação deste modelo, para a formação do residente em equipe multiprofissional. Para coleta de dados foram utilizados os descritores interdisciplinaridade e ensino em serviços de saúde nas bases de dados da Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Lume - Repositório Digital da UFRGS e Biblioteca Virtual da Saúde (BVS). Os critérios de inclusão são artigos sobre ações interdisciplinares na área da educação e formação em serviços de saúde, com publicação no período de 2000 a 2012 no Brasil. Este estudo evidenciou que os serviços de saúde vêm buscando criar espaços para o trabalho em equipe multiprofissional, reconhecendo o potencial de aprendizagem desenvolvido neste modelo de trabalho e estão realizando ações de saúde similares tendo a integralidade da assistência como o caminho para a interdisciplinaridade. Evidenciou também, que há dificuldades com a proposta interdisciplinar porque além de estar em constante desenvolvimento, sofre influencia das subjetividades dos sujeitos, da complexidade dos problemas de saúde da população, dos movimentos políticos bem como da necessidade de readequação da formação dos profissionais de saúde para trabalhar no SUS. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-07-23T01:44:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/76123 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000892632 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/76123 |
identifier_str_mv |
000892632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76123/1/000892632.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76123/2/000892632.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76123/3/000892632.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4959d0496bf54bbd7a415f8994f17210 dc630d23f8ba3bf226dd9c98e7af1e82 1f3d3c28ebc336c3526a2ae225b29bf9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224450060845056 |