Casas shodhan e Thiago de Mello : aproximações e diferenças entre obras de dois mestres da arquitetura moderna
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237309 |
Resumo: | Em seu livro “Lucio Costa”, Guilherme Wisnik trata da obra desse importante arquiteto brasileiro, figura-chave na implantação da arquitetura moderna no Brasil. O mote do presente trabalho é uma afirmação de Wisnik que põe em confronto duas casas de mestres da arquitetura moderna: Casa Thiago de Mello, de Lucio Costa, e Casa Shodhan, de Le Corbusier: Moderno de primeira hora, Lucio (...) opera com o agenciamento combinatório de vazios em cubos perspécticos – poética similar à de Le Corbusier, nítida no projeto da Villa Shodhan (1951-54), e que em Lucio Costa alcança expressão lapidar na residência Thiago de Mello (1978), na Amazônia, onde as aberturas e varandas, externas e internas, vazam o cubo por todos os lados, desconstruindo-o. (WISNIK, 2001, p. 39) A Casa Shodhan faz parte de um conjunto de obras que Le Corbusier projeta para Ahmedabad, importante polo industrial da Índia. Nela, emprega o sistema Dom-Ino de 1914, mas adapta-o ao clima quente através do uso de quebra-sóis e terraços escavados no prisma de base retangular, estrategicamente pensados para promover ventilação e proteção solar. A Casa Thiago de Mello foi projetada por Lucio Costa para o conhecido poeta brasileiro, que em 1978 resolve morar novamente em sua terra natal, a cidade de Barreirinha, no Amazonas. A estrutura é de madeira, com vedação em alvenaria de tijolos e cobertura em telhas cerâmicas. Para melhor adaptação ao clima quente e úmido, Lucio propõe uma série de varandas, criteriosamente distribuídas dentro do prisma de base retangular. O objetivo deste trabalho é investigar mais profundamente as relações entre as casas Shodhan e Thiago de Mello através da análise arquitetônica de cada uma, especialmente quanto a sítio, estrutura formal, estrutura de suporte, técnicas construtivas e composição arquitetônica. Mediante tal análise pretende-se desvelar com rigor as analogias e diferenças entre ambas as obras. |
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Leao, Silvia Lopes Carneiro2022-04-15T04:43:11Z20222525-8761http://hdl.handle.net/10183/237309001138155Em seu livro “Lucio Costa”, Guilherme Wisnik trata da obra desse importante arquiteto brasileiro, figura-chave na implantação da arquitetura moderna no Brasil. O mote do presente trabalho é uma afirmação de Wisnik que põe em confronto duas casas de mestres da arquitetura moderna: Casa Thiago de Mello, de Lucio Costa, e Casa Shodhan, de Le Corbusier: Moderno de primeira hora, Lucio (...) opera com o agenciamento combinatório de vazios em cubos perspécticos – poética similar à de Le Corbusier, nítida no projeto da Villa Shodhan (1951-54), e que em Lucio Costa alcança expressão lapidar na residência Thiago de Mello (1978), na Amazônia, onde as aberturas e varandas, externas e internas, vazam o cubo por todos os lados, desconstruindo-o. (WISNIK, 2001, p. 39) A Casa Shodhan faz parte de um conjunto de obras que Le Corbusier projeta para Ahmedabad, importante polo industrial da Índia. Nela, emprega o sistema Dom-Ino de 1914, mas adapta-o ao clima quente através do uso de quebra-sóis e terraços escavados no prisma de base retangular, estrategicamente pensados para promover ventilação e proteção solar. A Casa Thiago de Mello foi projetada por Lucio Costa para o conhecido poeta brasileiro, que em 1978 resolve morar novamente em sua terra natal, a cidade de Barreirinha, no Amazonas. A estrutura é de madeira, com vedação em alvenaria de tijolos e cobertura em telhas cerâmicas. Para melhor adaptação ao clima quente e úmido, Lucio propõe uma série de varandas, criteriosamente distribuídas dentro do prisma de base retangular. O objetivo deste trabalho é investigar mais profundamente as relações entre as casas Shodhan e Thiago de Mello através da análise arquitetônica de cada uma, especialmente quanto a sítio, estrutura formal, estrutura de suporte, técnicas construtivas e composição arquitetônica. Mediante tal análise pretende-se desvelar com rigor as analogias e diferenças entre ambas as obras.In his book entitled “Lucio Costa”, Guilherme Wisnik explores the work of the famous Brazilian architect and key figure in Brazilian modernism. The motto of the present article is a statement by Wisnik in the aforementioned book that contrasts two houses of masters of modern architecture, Lucio Costa’s Thiago de Mello house, and Le Corbusier’s Shodhan house: A typical modernist, Lucio (…) operates with the combination of empty spaces inside cubes put in perspective – in a poetics similar to that of Le Corbusier, as it can be seen in the Villa Shodhan project (1951-54), and in which Lucio Costa reaches exemplary expression in the Thiago de Mello house (1978), in the Amazon, where windows and balconies, both external and internal, excavate cubes in every surface, deconstructing it. (WISNIK, 2001, p. 39) Shodhan house is part of a group of Le Corbusier works crafted for the Ahmedabad area, an important industrial region in India. He utilizes the “Dom-Ino” system of 1914 in those houses, adapting it however to the hot climate by using sun breakers and excavated terraces in the rectangular base prism, all strategically designed to promote ventilation and sun protection. The Thiago de Mello house was designed by Lucio Costa for the known Brazilian poet of that name, who in 1978 decided to move back to his hometown, Barreirinha, in the Amazonas state. The structure is made out of wood, with brick masonry, and a roof made out of ceramic tiles. Aiming at adjusting the project to the hot humid climate, Lucio designs a series of balconies, carefully distributed inside the rectangular base prism. The goal of this paper is to investigate more deeply the relationship between these two houses, Shodhan and Tiago de Mello. It will do this by undertaking an architectural analysis of each house, taking into account their location, formal structure, support structure, building techniques and architectural composition. This analysis will allow for the rigorous unveiling of the similarities and differences between both architectural works.application/pdfporBrazilian Journal of Development. Curitiba. Vol. 8, n.3 (mar. 2022), p. 16321-16347Costa, Lúcio, 1902-1998Le Corbusier, 1887-1965Casas unifamiliaresArquitetura modernaCasa Shodhan, Edifício (India)Casa Thiago de Mello (Barreirinha, AM) : 1978Single family modern houseLucio costaLe CorbusierCasas shodhan e Thiago de Mello : aproximações e diferenças entre obras de dois mestres da arquitetura modernaShodhan houses and Thiago de Mello : approximations and differences between works by two masters of modern architectureinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138155.pdf.txt001138155.pdf.txtExtracted Texttext/plain49216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237309/2/001138155.pdf.txtbc6cd54689764c0fea875b495417687eMD52ORIGINAL001138155.pdfTexto completoapplication/pdf3103896http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237309/1/001138155.pdf7e28992c147caa0113b09158fe8d4563MD5110183/2373092022-04-20 04:49:13.301779oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237309Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:49:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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