Educação em serviço para profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) : relato da experiência de Porto Alegre-RS
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/129177 |
Resumo: | Relata-se a experiência realizada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Samu 192, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre - RS, quanto ao trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente em Urgências. Consta das principais necessidades e dos principais avanços encontrados no desenvolvimento das atividades, apresentando uma reflexão crítica do processo desenvolvido. Reconhece-se que implantar e manter processos de Educação Permanente em Urgências junto aos Samu é de fundamental relevância para a qualificação dos serviços, entretanto, registram-se as dificuldades na sua execução, especialmente devidas à forma da organização do trabalho no componente pré-hospitalar móvel. Conclui-se que investir na educação incorporada à rotina de trabalho como um processo efetivo, contínuo e ajustado às necessidades do cotidiano e da evolução da estratégia constitui prioridade de gestão e de avaliação de sua qualidade. |
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Ciconet, Rosane MortariMarques, Giselda QuintanaLima, Maria Alice Dias da Silva2015-11-09T16:28:41Z20081414-3283http://hdl.handle.net/10183/129177000672101Relata-se a experiência realizada no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Samu 192, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre - RS, quanto ao trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente em Urgências. Consta das principais necessidades e dos principais avanços encontrados no desenvolvimento das atividades, apresentando uma reflexão crítica do processo desenvolvido. Reconhece-se que implantar e manter processos de Educação Permanente em Urgências junto aos Samu é de fundamental relevância para a qualificação dos serviços, entretanto, registram-se as dificuldades na sua execução, especialmente devidas à forma da organização do trabalho no componente pré-hospitalar móvel. Conclui-se que investir na educação incorporada à rotina de trabalho como um processo efetivo, contínuo e ajustado às necessidades do cotidiano e da evolução da estratégia constitui prioridade de gestão e de avaliação de sua qualidade.This article reports on experience at the Mobile Emergency Care Service (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU 192) of the Municipal Health Department of Porto Alegre, RS, relating to work developed by the Center for Continuing Emergency Care Education. The core needs and important advances in developing the activities are reported and a critical reflection on the process is presented. The article acknowledges the crucial relevance of establishing and maintaining processes of continuing education at SAMU units to improve services. However, it points out difficulties in accomplishing such processes, especially because of the way in which the mobile pre-hospital component of the work is organized. It concludes that investing in education incorporated within the work routine, as an effective continuous process adapted to everyday needs and strategy development needs, is a priority for management and for quality evaluation.El articulo relata la experiencia realizada en el Servicio de Atención Móvil de Urgencia SAMU 192 de la Secretaría Municipal de Salud de Porto Alegre cuanto al trabajo desarrollado por el Núcleo de Educación Permanente en Urgencias. Se refiere a las principales necesidades y relevantes avances encontrados en le desarrollo de las actividades, presentando una reflexión crítica del proceso desarrollado. Reconoce que implantar y mantener procesos de calificación de los servicios; sin embargo, registra las dificultades en su ejecución, especialmente debidas a la forma de la organización del trabajo en el componente pre-hospitalario móvil. Concluye que invertir en la educación incorporada en la rutina de trabajo, como um proceso efectivo, continuado y ajustado a las necesidades del cotidiano y de la evolución de la estrategia constituye prioridad de la gestión y de la evaluación de su calidad.application/pdfporInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 12, n. 26 (jul./set. 2008), p.659-666Serviço de Atendimento Móvel de UrgênciaEducação permanenteProfissionais da saúdePessoal de saúde : EducaçãoPermanent health educationIn-service educationEmergency medicineEducación permanente en saludEducación en servicioMedicina de emergenciaEducação em serviço para profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) : relato da experiência de Porto Alegre-RSIn-service training for health professionals of the Mobile Emergency Care Service : report on the experience of Porto Alegre, RS, BrazilEducación en servicio para profesionales de salud del Servicio de Cuidado Móvil de Urgencia : un relato de experiencia de Porto Alegre, capital del estado brasileño de Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000672101.pdf000672101.pdfTexto completoapplication/pdf68997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129177/1/000672101.pdf088332a6dfaa4906fdb4083e0a12ad15MD51TEXT000672101.pdf.txt000672101.pdf.txtExtracted Texttext/plain33671http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129177/2/000672101.pdf.txt8e070481fd54371373749597a89809f2MD52THUMBNAIL000672101.pdf.jpg000672101.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1755http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129177/3/000672101.pdf.jpgef01a142827fcbd21789bd384f3dac56MD5310183/1291772021-11-20 06:16:57.11128oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129177Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:16:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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