Análise e dimensionamento de um sistema de engrengens [sic] planetárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alter Durand da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77147
Resumo: Este trabalho consiste da análise e levantamento dimensional de um sistema de engrenagens planetárias. O sistema em questão consiste de um trem de engrenagens misto (dentes retos, helicoidais e cônicos) epicíclico com três entradas e uma saída, com capacidade de variar a relação de transmissão. Para este objetivo foram executadas medições dos componentes e com elas foram empregados os métodos de calculo de tensão de flexão em dentes de engrenagens da AGMA (American Gear Manufacturers Association), que resultou em uma capacidade de torque de , o que corresponde a uma tensão admissível a flexão de na raiz do dente da engrenagem planetária mais solicitada e nos elementos produzidos em Technyl®. Realizaram-se também ensaios em uma bancada dinamométrica para levantamento das curvas de eficiência do sistema em três condições distintas. Sendo do ensaio 1 com 220 rpm na entrada e na saída, o ensaio 2 com 220 rpm na entrada, 67 rpm no motor auxiliar e 370 rpm na saída e o ensaio 3 com 220 rpm na entrada 160 rpm nos motores auxiliares e 220 rpm na saída. Com os resultados foram montados gráficos de desempenho versus carregamento e pôde-se estimar uma média das eficiências da ordem de 48%, 67% e 59% para cada uma das condições de ensaio respectivamente.
id UFRGS-2_a28155d234b7b6f12cc115da75cb50dd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77147
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Costa, Alter Durand daLaranja, Rafael Antonio Comparsi2013-08-16T01:46:35Z2013http://hdl.handle.net/10183/77147000895374Este trabalho consiste da análise e levantamento dimensional de um sistema de engrenagens planetárias. O sistema em questão consiste de um trem de engrenagens misto (dentes retos, helicoidais e cônicos) epicíclico com três entradas e uma saída, com capacidade de variar a relação de transmissão. Para este objetivo foram executadas medições dos componentes e com elas foram empregados os métodos de calculo de tensão de flexão em dentes de engrenagens da AGMA (American Gear Manufacturers Association), que resultou em uma capacidade de torque de , o que corresponde a uma tensão admissível a flexão de na raiz do dente da engrenagem planetária mais solicitada e nos elementos produzidos em Technyl®. Realizaram-se também ensaios em uma bancada dinamométrica para levantamento das curvas de eficiência do sistema em três condições distintas. Sendo do ensaio 1 com 220 rpm na entrada e na saída, o ensaio 2 com 220 rpm na entrada, 67 rpm no motor auxiliar e 370 rpm na saída e o ensaio 3 com 220 rpm na entrada 160 rpm nos motores auxiliares e 220 rpm na saída. Com os resultados foram montados gráficos de desempenho versus carregamento e pôde-se estimar uma média das eficiências da ordem de 48%, 67% e 59% para cada uma das condições de ensaio respectivamente.This work consists of dimensional analysis and survey of a planetary gear system. The system in question consists of a gear train mixed (spur, helical and conical) epicyclic with three inputs and one output, with the ability to vary the gear ratio. For this purpose measurements were performed with the components and they were employed methods of calculation of bending stress in gear teeth AGMA (American Gear Manufacturers Association), which resulted in a torque capacity of , which corresponds to an allowable stress flexion of in the tooth gear component most requested and the elements produced in Technyl®. Tests were also conducted on a bench dynamometric for lifting the efficiency curves of the system in three different test 1 with 220 rpm on input and output, test 2 with 220 rpm on input, 67 rpm on auxiliary drive and 370 rpm on output and finaly, test 3 with 220 rpm on input and 160 rpm on auxiliary drives and 220 rpm on output. With the results were mounted graphics performance versus loading and could estimate an average of the efficiencies of the order of 48%, 67% and 59% for each of the test conditions respectively.application/pdfporEngenharia mecânicaPlanetary gearBendEfficiencyAnálise e dimensionamento de um sistema de engrengens [sic] planetáriasAnalysis and sizing of a system of planetary gears info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2013Engenharia Mecânicagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895374.pdf000895374.pdfTexto completoapplication/pdf907069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77147/1/000895374.pdf6219dad3149d769b2858b40f56235359MD51TEXT000895374.pdf.txt000895374.pdf.txtExtracted Texttext/plain30576http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77147/2/000895374.pdf.txta378bd7ffa935e737c0bd0647f3f83abMD52THUMBNAIL000895374.pdf.jpg000895374.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77147/3/000895374.pdf.jpg579126d60b8667761dd9751ed10f0725MD5310183/771472018-10-16 08:59:44.587oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77147Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T11:59:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise e dimensionamento de um sistema de engrengens [sic] planetárias
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Analysis and sizing of a system of planetary gears
title Análise e dimensionamento de um sistema de engrengens [sic] planetárias
spellingShingle Análise e dimensionamento de um sistema de engrengens [sic] planetárias
Costa, Alter Durand da
Engenharia mecânica
Planetary gear
Bend
Efficiency
title_short Análise e dimensionamento de um sistema de engrengens [sic] planetárias
title_full Análise e dimensionamento de um sistema de engrengens [sic] planetárias
title_fullStr Análise e dimensionamento de um sistema de engrengens [sic] planetárias
title_full_unstemmed Análise e dimensionamento de um sistema de engrengens [sic] planetárias
title_sort Análise e dimensionamento de um sistema de engrengens [sic] planetárias
author Costa, Alter Durand da
author_facet Costa, Alter Durand da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alter Durand da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Laranja, Rafael Antonio Comparsi
contributor_str_mv Laranja, Rafael Antonio Comparsi
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
topic Engenharia mecânica
Planetary gear
Bend
Efficiency
dc.subject.eng.fl_str_mv Planetary gear
Bend
Efficiency
description Este trabalho consiste da análise e levantamento dimensional de um sistema de engrenagens planetárias. O sistema em questão consiste de um trem de engrenagens misto (dentes retos, helicoidais e cônicos) epicíclico com três entradas e uma saída, com capacidade de variar a relação de transmissão. Para este objetivo foram executadas medições dos componentes e com elas foram empregados os métodos de calculo de tensão de flexão em dentes de engrenagens da AGMA (American Gear Manufacturers Association), que resultou em uma capacidade de torque de , o que corresponde a uma tensão admissível a flexão de na raiz do dente da engrenagem planetária mais solicitada e nos elementos produzidos em Technyl®. Realizaram-se também ensaios em uma bancada dinamométrica para levantamento das curvas de eficiência do sistema em três condições distintas. Sendo do ensaio 1 com 220 rpm na entrada e na saída, o ensaio 2 com 220 rpm na entrada, 67 rpm no motor auxiliar e 370 rpm na saída e o ensaio 3 com 220 rpm na entrada 160 rpm nos motores auxiliares e 220 rpm na saída. Com os resultados foram montados gráficos de desempenho versus carregamento e pôde-se estimar uma média das eficiências da ordem de 48%, 67% e 59% para cada uma das condições de ensaio respectivamente.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-16T01:46:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77147
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895374
url http://hdl.handle.net/10183/77147
identifier_str_mv 000895374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77147/1/000895374.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77147/2/000895374.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77147/3/000895374.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6219dad3149d769b2858b40f56235359
a378bd7ffa935e737c0bd0647f3f83ab
579126d60b8667761dd9751ed10f0725
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224450192965632