Hy-Brazil, terra celta? Uma abordagem histórica e etnográfica à cena musical celta-irlandesa no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Caetano Maschio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/150813
Resumo: Esta monografia procura investigar a cena musical celta-irlandesa no Brasil, apresentando uma reflexão crítica sobre algumas de suas características tendo como modelo o grupo de pessoas envolvidas com essa prática musical na cidade do Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. É construída com a contribuição de diversos colaboradores através de trabalho de campo (n)etnográfico (realizado no Rio de Janeiro, em Curitiba e Porto Alegre), contextualizando o processo brasileiro no fenômeno mais amplo da globalização da música tradicional irlandesa e a "Celtic music" no mercado fonográfico mundial na década de 1980 através de revisão da literatura sobre o tema. Examinando três dimensões específicas dessa prática no contexto brasileiro (a Irish Session Rio, a trajetória do uilleann piper Alex Navar e os festivais medievais) procuro discutir aspectos das relações entre músicas tradicionais e processos de comodificação na economia cultural global e das agências de indivíduos e instituições (estado-nação, indústria fonográfica) na circulação e relocalização dessa prática musical. No curso da realização da pesquisa, foi produzido material fonográfico em colaboração com Alex Navar, com o fim de registrar um exemplo da produção de música celta-irlandesa realizada no Brasil.
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