A influência da educação corporativa no comportamento e desenvolvimento de lideranças no setor bancário : o caso do Banco X

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andressa Friedrich Ferreira da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169895
Resumo: A partir do momento em que carreira passa a ter maior relevância, a preparação para cargos futuros e o aperfeiçoamento profissional tornam-se fatores relevantes. Nesse contexto, as lideranças são cada vez mais importantes, uma vez que são responsáveis pelo incentivo a educação de sua equipe. As organizações vêm buscando na Educação Corporativa uma forma de auxiliar seus profissionais nessa crescente necessidade de aprendizagem contínua. A Educação Corporativa é, portanto, uma forma de vincular a estratégia da organização enquanto busca os objetivos da mesma e considera as necessidades de sua área de atuação. O trabalho teve como objetivo identificar e analisar de que forma a Educação Corporativa influencia o comportamento e desenvolvimento de lideranças no setor bancário. A pesquisa foi desenvolvida junto a um banco específico, denominado banco X. A pesquisa utilizou o método survey, que auxiliou na obtenção de dados com as características e opiniões do grupo amostral, qual seja os gerentes de agência do banco X, utilizando como coleta de dados um questionário estruturado. A partir dos dados obtidos, pode-se constatar que os gestores consideram os cursos comportamentais mais importantes que os cursos técnicos, e que há uma coesão entre o formato teórico de Educação Corporativa, e o que ocorre na organização. Os gestores buscam incentivar sua equipe e se mostram a favor desse modelo de aprendizagem. Além disso, foi constatado que a Educação Corporativa é fator relevante para a amostra pesquisada, revelando ser influência positiva para o seu desenvolvimento enquanto liderança. Por fim, verificou-se que na opinião dos pesquisados a Universidade Corporativa da organização é bem estruturada e oferece suporte para aplicação do aprendizado no dia a dia das agências.
id UFRGS-2_a32c3ba050cc20c8e77c3df00e944b5d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169895
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Andressa Friedrich Ferreira daAntonello, Cláudia Simone2017-11-01T02:31:47Z2017http://hdl.handle.net/10183/169895001050738A partir do momento em que carreira passa a ter maior relevância, a preparação para cargos futuros e o aperfeiçoamento profissional tornam-se fatores relevantes. Nesse contexto, as lideranças são cada vez mais importantes, uma vez que são responsáveis pelo incentivo a educação de sua equipe. As organizações vêm buscando na Educação Corporativa uma forma de auxiliar seus profissionais nessa crescente necessidade de aprendizagem contínua. A Educação Corporativa é, portanto, uma forma de vincular a estratégia da organização enquanto busca os objetivos da mesma e considera as necessidades de sua área de atuação. O trabalho teve como objetivo identificar e analisar de que forma a Educação Corporativa influencia o comportamento e desenvolvimento de lideranças no setor bancário. A pesquisa foi desenvolvida junto a um banco específico, denominado banco X. A pesquisa utilizou o método survey, que auxiliou na obtenção de dados com as características e opiniões do grupo amostral, qual seja os gerentes de agência do banco X, utilizando como coleta de dados um questionário estruturado. A partir dos dados obtidos, pode-se constatar que os gestores consideram os cursos comportamentais mais importantes que os cursos técnicos, e que há uma coesão entre o formato teórico de Educação Corporativa, e o que ocorre na organização. Os gestores buscam incentivar sua equipe e se mostram a favor desse modelo de aprendizagem. Além disso, foi constatado que a Educação Corporativa é fator relevante para a amostra pesquisada, revelando ser influência positiva para o seu desenvolvimento enquanto liderança. Por fim, verificou-se que na opinião dos pesquisados a Universidade Corporativa da organização é bem estruturada e oferece suporte para aplicação do aprendizado no dia a dia das agências.From the moment that career becomes more relevant, preparation for future positions and professional improvement become important factors. In this context, leaderships are increasingly important, since they are responsible for encouraging the education of their team. Organizations have been seeking in Corporate Education a way to help their professionals in this growing need for continuous learning. Corporate Education is therefore a way of linking the organization's strategy while pursuing its objectives and considering the needs of its area of activity. This paper aims to identify and analyze how Corporate Education influences the behavior and development of leaders in the banking sector. The research will be done within a specific bank, denominated X bank. The research used as a method the survey, which aided in obtaining data with the characteristics and opinions of the sample group, namely the agency managers of bank X, using as collection A structured questionnaire. From the data found, it can be seen that managers consider behavioral courses more important than technical courses, and that there is a cohesion between the theoretical format of Corporate Education and what happens in the organization. Managers seek to encourage their team and show themselves in favor of this learning model. In addition, it was found that Corporate Education is a relevant factor for the sample surveyed, and has a positive influence on its development as a leader, since the Corporate University of the organization is well structured and supports the day-to-day running of the agencies.application/pdfporEducação corporativaDesenvolvimento de pessoalLiderançaCorporate EducationBehaviorDevelopmentManagersLeadershipCorporate UniversityA influência da educação corporativa no comportamento e desenvolvimento de lideranças no setor bancário : o caso do Banco Xinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001050738.pdf001050738.pdfTexto completoapplication/pdf1301701http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169895/1/001050738.pdf27cecd7e6eaacadc1758b52fd026688cMD51TEXT001050738.pdf.txt001050738.pdf.txtExtracted Texttext/plain128058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169895/2/001050738.pdf.txtcdbfc908d3618b32b259e62b1b6b2d00MD52THUMBNAIL001050738.pdf.jpg001050738.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1022http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169895/3/001050738.pdf.jpged5c8eec00326ce6764102e66aab557aMD5310183/1698952018-10-30 08:04:32.823oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169895Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:04:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da educação corporativa no comportamento e desenvolvimento de lideranças no setor bancário : o caso do Banco X
title A influência da educação corporativa no comportamento e desenvolvimento de lideranças no setor bancário : o caso do Banco X
spellingShingle A influência da educação corporativa no comportamento e desenvolvimento de lideranças no setor bancário : o caso do Banco X
Silva, Andressa Friedrich Ferreira da
Educação corporativa
Desenvolvimento de pessoal
Liderança
Corporate Education
Behavior
Development
Managers
Leadership
Corporate University
title_short A influência da educação corporativa no comportamento e desenvolvimento de lideranças no setor bancário : o caso do Banco X
title_full A influência da educação corporativa no comportamento e desenvolvimento de lideranças no setor bancário : o caso do Banco X
title_fullStr A influência da educação corporativa no comportamento e desenvolvimento de lideranças no setor bancário : o caso do Banco X
title_full_unstemmed A influência da educação corporativa no comportamento e desenvolvimento de lideranças no setor bancário : o caso do Banco X
title_sort A influência da educação corporativa no comportamento e desenvolvimento de lideranças no setor bancário : o caso do Banco X
author Silva, Andressa Friedrich Ferreira da
author_facet Silva, Andressa Friedrich Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andressa Friedrich Ferreira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonello, Cláudia Simone
contributor_str_mv Antonello, Cláudia Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Educação corporativa
Desenvolvimento de pessoal
Liderança
topic Educação corporativa
Desenvolvimento de pessoal
Liderança
Corporate Education
Behavior
Development
Managers
Leadership
Corporate University
dc.subject.eng.fl_str_mv Corporate Education
Behavior
Development
Managers
Leadership
Corporate University
description A partir do momento em que carreira passa a ter maior relevância, a preparação para cargos futuros e o aperfeiçoamento profissional tornam-se fatores relevantes. Nesse contexto, as lideranças são cada vez mais importantes, uma vez que são responsáveis pelo incentivo a educação de sua equipe. As organizações vêm buscando na Educação Corporativa uma forma de auxiliar seus profissionais nessa crescente necessidade de aprendizagem contínua. A Educação Corporativa é, portanto, uma forma de vincular a estratégia da organização enquanto busca os objetivos da mesma e considera as necessidades de sua área de atuação. O trabalho teve como objetivo identificar e analisar de que forma a Educação Corporativa influencia o comportamento e desenvolvimento de lideranças no setor bancário. A pesquisa foi desenvolvida junto a um banco específico, denominado banco X. A pesquisa utilizou o método survey, que auxiliou na obtenção de dados com as características e opiniões do grupo amostral, qual seja os gerentes de agência do banco X, utilizando como coleta de dados um questionário estruturado. A partir dos dados obtidos, pode-se constatar que os gestores consideram os cursos comportamentais mais importantes que os cursos técnicos, e que há uma coesão entre o formato teórico de Educação Corporativa, e o que ocorre na organização. Os gestores buscam incentivar sua equipe e se mostram a favor desse modelo de aprendizagem. Além disso, foi constatado que a Educação Corporativa é fator relevante para a amostra pesquisada, revelando ser influência positiva para o seu desenvolvimento enquanto liderança. Por fim, verificou-se que na opinião dos pesquisados a Universidade Corporativa da organização é bem estruturada e oferece suporte para aplicação do aprendizado no dia a dia das agências.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-01T02:31:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169895
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001050738
url http://hdl.handle.net/10183/169895
identifier_str_mv 001050738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169895/1/001050738.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169895/2/001050738.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169895/3/001050738.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 27cecd7e6eaacadc1758b52fd026688c
cdbfc908d3618b32b259e62b1b6b2d00
ed5c8eec00326ce6764102e66aab557a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224539694170112