Teatro um complemento na reabilitação de lesões cerebrais : revisão sistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Patrícia Vargas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/159532
Resumo: Introdução: O teatro viabiliza atividades de integração cognitiva, emocional, sensorial e motora no portador de distúrbios neurológicos. Desenvolve a reintegração, melhor qualidade de vida e autoestima dos participantes junto à sociedade. Objetivo: Apresentar a eficácia do teatro na reabilitação e reintegração de um indivíduo com lesão cerebral. A revisão sistemática de literatura foi realizada, analisando-se artigos em português, inglês francês e espanhol. Foi feita busca eletrônica, nas bases de dados PubMed, Scielo, Lilacs e periódicos CAPES. Os descritores foram: “Teatro”, “reabilitação” e “lesão neurológica”. Para localização dos artigos referentes ao assunto “Teatro um complemento na reabilitação de lesões cerebrais” realizou-se a associação destes descritores: (theater OR theatre OR dramaturgy) AND (rehabilitation) AND (neurological injury OR brain injury). Os resumos e títulos de manuscritos de estudos potencialmente relevantes para a pesquisa foram selecionados e analisados de acordo com os critérios de inclusão: (1) lesão neurológica; (2) teatro; (3) reabilitação. Por fim os resultados foram refinados com a finalidade de delimitar o objetivo da pesquisa sistematizada de literatura de forma descritiva e integrativa. Os estudos que não apresentaram os critérios da pesquisa foram considerados não elegíveis para inclusão na presente revisão sistemática. Foram identificados 159 estudos, sendo 66 excluídos, por não contemplarem a exigência inicial. Dos 93 artigos selecionados, 54 foram analisados na íntegra, já que 12 estavam disponibilizados apenas o resumo. Destes, 17 estudos atenderam os critérios da pesquisa constatando que o teatro é persuasivo na reabilitação dos portadores de lesões neurológicas facilitando a comunicação oral e corporal, integrando todas as faculdades humanas. É pouco explorado na área da saúde para reabilitação neurológica. Conclusão: A revisão sistemática evidenciou que o teatro tem valor expressivo na saúde clínica e na qualidade de vida diária do portador de distúrbios cerebrais. Mas, ainda é um desafio para a neurociência.
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Os resumos e títulos de manuscritos de estudos potencialmente relevantes para a pesquisa foram selecionados e analisados de acordo com os critérios de inclusão: (1) lesão neurológica; (2) teatro; (3) reabilitação. Por fim os resultados foram refinados com a finalidade de delimitar o objetivo da pesquisa sistematizada de literatura de forma descritiva e integrativa. Os estudos que não apresentaram os critérios da pesquisa foram considerados não elegíveis para inclusão na presente revisão sistemática. Foram identificados 159 estudos, sendo 66 excluídos, por não contemplarem a exigência inicial. Dos 93 artigos selecionados, 54 foram analisados na íntegra, já que 12 estavam disponibilizados apenas o resumo. Destes, 17 estudos atenderam os critérios da pesquisa constatando que o teatro é persuasivo na reabilitação dos portadores de lesões neurológicas facilitando a comunicação oral e corporal, integrando todas as faculdades humanas. É pouco explorado na área da saúde para reabilitação neurológica. Conclusão: A revisão sistemática evidenciou que o teatro tem valor expressivo na saúde clínica e na qualidade de vida diária do portador de distúrbios cerebrais. Mas, ainda é um desafio para a neurociência.Introdução: Theater enables activities of cognitive, emotional, sensorial and motor integration in the carrier of neurological disorders. It develops the reintegration, better quality of life and self-esteem of the participants in society. Objective: To present the effectiveness of theater in the rehabilitation and reintegration of an individual with neurological injury. Method: The systematic review of literature was performed analyzing articles in Portuguese, French, English and Spanish. Electronic search was made in the databases PubMed, Scielo, Lilacs and CAPES periodicals. The descriptors were: "theater", "rehabilitation" and "neurological injury". To locate the articles referring to the subject "Theater a complement in the rehabilitation of brain lesions" the association of these descriptors was used: (theater OR theatre OR dramaturgy) AND (rehabilitation) AND (neurological injury OR brain injury). The abstracts and titles of potentially relevant manuscripts of studies were selected and analyzed according to the following inclusion criteria: (1) neurological lesion; (2) theater; (3) rehabilitation. Finally, the results were refined in order to delimit the objective of systematized literature research in a descriptive and integrative way. Results: A total of 159 studies were identified, of which 66 were excluded because they did not meet the initial requirement. Of the 93 articles selected, 54 were analyzed in their entirety, since in 12 of them only the abstract was available for reading. Of these, 17 studies met the research criteria finding that theater is persuasive in the rehabilitation of patients with neurological lesions, facilitating oral and corporal communication, integrating all human faculties. But it is still a challenge for neuroscience. It is little explored in the health area for neurological rehabilitation. Conclusion: The systematic review showed that theater has significant value in clinical health and in the quality of daily life of patients with brain disorders. But it is still a challenge for neuroscience.application/pdfporNeuropsicologiaTeatroTheaterRehabilitationNeurologic injuryTeatro um complemento na reabilitação de lesões cerebrais : revisão sistemática de literaturaTheater a complement in the rehabilitation of brain lesions : systematic literature reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2017especializaçãoCurso de Especialização em Neuropsicologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001023426.pdf001023426.pdfTexto completoapplication/pdf153895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159532/1/001023426.pdfc206452cafb72d011c2aec44e4f6c489MD51TEXT001023426.pdf.txt001023426.pdf.txtExtracted Texttext/plain24174http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159532/2/001023426.pdf.txt958dd76bbdafc1abda8abbd6673a52c7MD52THUMBNAIL001023426.pdf.jpg001023426.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1120http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/159532/3/001023426.pdf.jpg57e55524910a6ffda5a3700c1838c741MD5310183/1595322018-10-23 09:09:38.055oai:www.lume.ufrgs.br:10183/159532Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:09:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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