Comunicação organizacional e diversidades: uma análise sobre os sentidos de mulher materializados pela revista Exame

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kehl, Renata Karoline
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253748
Resumo: O presente trabalho de conclusão buscou analisar a comunicação organizacional da Revista Exame, com o objetivo de entender os sentidos de mulher materializados nas matérias com a temática da diversidade publicadas pela revista. Nessa perspectiva, os capítulos teóricos versam sobre (1) as noções de identidade, diferença e diversidades (HALL, 2006; 2013; SILVA, 2013), a história e os debates dos movimentos feministas (PINTO, 2010; LOURO, 1997), a presença e a participação das mulheres nas organizações (MOTTA, 2005); e, (2) as noções de organizações (BALDISSERA; VINHOLA, 2020), de cultura organizacional (SCHEIN, 2020) e de comunicação organizacional (BALDISSERA, 2009, 2012). O estudo foi realizado a partir dos procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), pela técnica qualitativa de análise temática, com os quais analisamos 115 sequências de texto, extraídas de 15 matérias, que versavam sobre diversidades, de edições publicadas entre janeiro e dezembro de 2019. A partir análise realizada e à luz do referencial teórico, foi possível concluir que a Revista Exame materializa sete de sentidos de mulher: cerceada, emocional, amparada, aprendiz, guerreira, vantajosa, exemplar. Além disso, inferimos que a mulher exemplar é indicada como o modelo de mulher na comunicação organizacional.
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