Currículo e identidades na EJAdolescente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72583 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema o currículo para adolescentes que freqüentam a Educação de Jovens e Adultos a partir de um cotidiano composto por jovens que, muitas vezes, vivem sem perspectiva, sem projeto de vida ou sem saber o que querem e para onde irão. A partir de minha vivência como professora da Modalidade EJA na Rede Municipal de Educação de Esteio, inquietou-me acompanhar a dificuldade de muitos jovens em se manterem na escola para concluir o seu Ensino Fundamental, visto que estes já haviam passado pela escola anteriormente. Uma das possibilidades para isto é a organização curricular estruturada para estes jovens que retornam à escola com urgências próprias. A intenção foi, através de pesquisa do tipo participante, com o uso de entrevista semi-estruturada junto a alunos, professores e equipes diretivas de 4 instituições, identificar o que estes sujeitos, que vivem a EJA, pensam sobre esta modalidade a partir do currículo considerando: a visão do aluno e do professor sobre a EJA, as contribuições da EJA para o aluno, os motivos de permanência e afastamento da EJA dos alunos, as características dos jovens identificadas pelos seus professores e as razões pelas quais os docentes atuam nesta modalidade. Todas estas questões foram analisadas para verificar em que medida estas visões, entendimentos, percepções e concepções são utilizadas como elementos constitutivos de um currículo coerente com a EJAdolescente e dialogadas com o contexto destes jovens de modo a instrumentalizá-los e humanizá-los suficientemente para atuarem em suas realidades. Para isto, busquei subsídios em Moreira que discute a relação entre currículo, cultura e sociedade, Carrano, Martins e Dayrell que discutem a juvenilização na EJA, Brandão que aborda a pesquisa participante, além de outros autores que contribuíram no que se refere aos aspectos legais e históricos na EJA. |
id |
UFRGS-2_a37fcd233596aae29a0703f197d15007 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72583 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, LiégeFiss, Dóris Maria Luzzardi2013-06-19T01:43:56Z2011http://hdl.handle.net/10183/72583000881848Esta pesquisa tem como tema o currículo para adolescentes que freqüentam a Educação de Jovens e Adultos a partir de um cotidiano composto por jovens que, muitas vezes, vivem sem perspectiva, sem projeto de vida ou sem saber o que querem e para onde irão. A partir de minha vivência como professora da Modalidade EJA na Rede Municipal de Educação de Esteio, inquietou-me acompanhar a dificuldade de muitos jovens em se manterem na escola para concluir o seu Ensino Fundamental, visto que estes já haviam passado pela escola anteriormente. Uma das possibilidades para isto é a organização curricular estruturada para estes jovens que retornam à escola com urgências próprias. A intenção foi, através de pesquisa do tipo participante, com o uso de entrevista semi-estruturada junto a alunos, professores e equipes diretivas de 4 instituições, identificar o que estes sujeitos, que vivem a EJA, pensam sobre esta modalidade a partir do currículo considerando: a visão do aluno e do professor sobre a EJA, as contribuições da EJA para o aluno, os motivos de permanência e afastamento da EJA dos alunos, as características dos jovens identificadas pelos seus professores e as razões pelas quais os docentes atuam nesta modalidade. Todas estas questões foram analisadas para verificar em que medida estas visões, entendimentos, percepções e concepções são utilizadas como elementos constitutivos de um currículo coerente com a EJAdolescente e dialogadas com o contexto destes jovens de modo a instrumentalizá-los e humanizá-los suficientemente para atuarem em suas realidades. Para isto, busquei subsídios em Moreira que discute a relação entre currículo, cultura e sociedade, Carrano, Martins e Dayrell que discutem a juvenilização na EJA, Brandão que aborda a pesquisa participante, além de outros autores que contribuíram no que se refere aos aspectos legais e históricos na EJA.application/pdfporCurrículoIdentidadeEducação de jovens e adultosAdolescenteCurrículo e identidades na EJAdolescenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em EJA e Privados de Liberdadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000881848.pdf000881848.pdfTexto completoapplication/pdf1770110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72583/1/000881848.pdf09ad35aff9d74e9d73d6d96601fc44e6MD51TEXT000881848.pdf.txt000881848.pdf.txtExtracted Texttext/plain184766http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72583/2/000881848.pdf.txt3e3296023e1f8535cebfe0e004220ae5MD52THUMBNAIL000881848.pdf.jpg000881848.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1071http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72583/3/000881848.pdf.jpg83447f0623da2a515b85ba04c304da49MD5310183/725832018-10-16 09:32:17.53oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72583Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T12:32:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Currículo e identidades na EJAdolescente |
title |
Currículo e identidades na EJAdolescente |
spellingShingle |
Currículo e identidades na EJAdolescente Teixeira, Liége Currículo Identidade Educação de jovens e adultos Adolescente |
title_short |
Currículo e identidades na EJAdolescente |
title_full |
Currículo e identidades na EJAdolescente |
title_fullStr |
Currículo e identidades na EJAdolescente |
title_full_unstemmed |
Currículo e identidades na EJAdolescente |
title_sort |
Currículo e identidades na EJAdolescente |
author |
Teixeira, Liége |
author_facet |
Teixeira, Liége |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Liége |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fiss, Dóris Maria Luzzardi |
contributor_str_mv |
Fiss, Dóris Maria Luzzardi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Identidade Educação de jovens e adultos Adolescente |
topic |
Currículo Identidade Educação de jovens e adultos Adolescente |
description |
Esta pesquisa tem como tema o currículo para adolescentes que freqüentam a Educação de Jovens e Adultos a partir de um cotidiano composto por jovens que, muitas vezes, vivem sem perspectiva, sem projeto de vida ou sem saber o que querem e para onde irão. A partir de minha vivência como professora da Modalidade EJA na Rede Municipal de Educação de Esteio, inquietou-me acompanhar a dificuldade de muitos jovens em se manterem na escola para concluir o seu Ensino Fundamental, visto que estes já haviam passado pela escola anteriormente. Uma das possibilidades para isto é a organização curricular estruturada para estes jovens que retornam à escola com urgências próprias. A intenção foi, através de pesquisa do tipo participante, com o uso de entrevista semi-estruturada junto a alunos, professores e equipes diretivas de 4 instituições, identificar o que estes sujeitos, que vivem a EJA, pensam sobre esta modalidade a partir do currículo considerando: a visão do aluno e do professor sobre a EJA, as contribuições da EJA para o aluno, os motivos de permanência e afastamento da EJA dos alunos, as características dos jovens identificadas pelos seus professores e as razões pelas quais os docentes atuam nesta modalidade. Todas estas questões foram analisadas para verificar em que medida estas visões, entendimentos, percepções e concepções são utilizadas como elementos constitutivos de um currículo coerente com a EJAdolescente e dialogadas com o contexto destes jovens de modo a instrumentalizá-los e humanizá-los suficientemente para atuarem em suas realidades. Para isto, busquei subsídios em Moreira que discute a relação entre currículo, cultura e sociedade, Carrano, Martins e Dayrell que discutem a juvenilização na EJA, Brandão que aborda a pesquisa participante, além de outros autores que contribuíram no que se refere aos aspectos legais e históricos na EJA. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-19T01:43:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72583 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000881848 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72583 |
identifier_str_mv |
000881848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72583/1/000881848.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72583/2/000881848.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72583/3/000881848.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
09ad35aff9d74e9d73d6d96601fc44e6 3e3296023e1f8535cebfe0e004220ae5 83447f0623da2a515b85ba04c304da49 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447108831936512 |