Análise da acessibilidade a equipamentos públicos de educação em áreas de expansão urbana utilizando técnicas de geoprocessamento : bacia hidrográfica do Arroio do Salso em Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115406 |
Resumo: | O trabalho investigatório objetivou analisar o grau de acessibilidade aos equipamentos públicos de ensino básico através do uso de ferramentas de Geoprocessamento. A área de estudo selecionada foi a Bacia Hidrográfica do Arroio do Salso, na zona sul do município de Porto Alegre, caracterizada pela diversidade de paisagens, naturais e antrópicas, e por se constituir, atualmente, em um dos principais vetores de expansão urbana da capital do Rio Grande do Sul. A operacionalização da pesquisa foi baseada na produção de tabelas, gráficos e mapas temáticos, utilizando-se o software de SIG ArcGis 10.1. Também foram utilizados os dados do censo do IBGE (2010) e do censo escolar do INEP (2013). Nesta pesquisa foi utilizada uma técnica de desagregação espacial dos dados do Censo do IBGE, em escala cartográfica maior que a do setor censitário, com a finalidade de obter um melhor detalhamento na localização das áreas prioritárias para a implantação dos próximos equipamentos de ensino básico. Como conclusão, destaca-se que o bairro Restinga apresenta acessibilidade qualificada para todos os equipamentos comunitários analisados na área da Bacia do Arroio do Salso. Por outro lado, a área conjunta dos bairros Aberta dos Morros e Hípica apresentou consideráveis áreas habitadas muito distantes dos equipamentos de ensino infantil e médio mais próximos, sendo identificadas três áreas prioritárias para a implantação de equipamentos de ensino infantil e uma área para o ensino médio, nestes dois bairros. |
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Verran, Pedro GodinhoStrohaecker, Tania Marques2015-04-17T01:58:08Z2014http://hdl.handle.net/10183/115406000963675O trabalho investigatório objetivou analisar o grau de acessibilidade aos equipamentos públicos de ensino básico através do uso de ferramentas de Geoprocessamento. A área de estudo selecionada foi a Bacia Hidrográfica do Arroio do Salso, na zona sul do município de Porto Alegre, caracterizada pela diversidade de paisagens, naturais e antrópicas, e por se constituir, atualmente, em um dos principais vetores de expansão urbana da capital do Rio Grande do Sul. A operacionalização da pesquisa foi baseada na produção de tabelas, gráficos e mapas temáticos, utilizando-se o software de SIG ArcGis 10.1. Também foram utilizados os dados do censo do IBGE (2010) e do censo escolar do INEP (2013). Nesta pesquisa foi utilizada uma técnica de desagregação espacial dos dados do Censo do IBGE, em escala cartográfica maior que a do setor censitário, com a finalidade de obter um melhor detalhamento na localização das áreas prioritárias para a implantação dos próximos equipamentos de ensino básico. Como conclusão, destaca-se que o bairro Restinga apresenta acessibilidade qualificada para todos os equipamentos comunitários analisados na área da Bacia do Arroio do Salso. Por outro lado, a área conjunta dos bairros Aberta dos Morros e Hípica apresentou consideráveis áreas habitadas muito distantes dos equipamentos de ensino infantil e médio mais próximos, sendo identificadas três áreas prioritárias para a implantação de equipamentos de ensino infantil e uma área para o ensino médio, nestes dois bairros.The investigative work aimed to analyze the accessibility rate to public facilities of basic education through the use of Geoprocessing tools. The study area selected was the BaciaHidrográfica do Arroio do Salso, in the southern zone of Porto Alegre city, characterized by the diversity of landscapes, natural and anthropic, and for being, currently, in one of the major urban expansion vectors of the capital of Rio Grande do Sul. The research operationalization was based on the production of tables, graphics and thematic maps, using the GIS software Arc Gis 10.1. IBGE census data (2010) and the school census of INEP (2013) were also used. In this study it was used a spatial disaggregation technique of IBGE Census data, in a cartographic scale larger than the census sector, in order to get a better detailing in the location of priority areas for the implementation of the next basic education facility. In conclusion, it is emphasized that Restinga neighborhood has qualified accessibility to all educational facilities analyzed in the area of BaciaHidrográfica do Arroio do Salso. On the other hand, the joint area of Aberta dos Morros and Hípica neighborhoods presented very distant inhabited considerable areas from the closest primary and high education facilities, being identified three priority areas for implementation of primary education facilities and one area for high school facilities in these two neighborhoods.application/pdfporGeoprocessamentoAcessibilidadeAnálise socioespacialGeoprocessingAccessbilitySocio-spacial analysisSchool network planningSpacial disaggregationAnálise da acessibilidade a equipamentos públicos de educação em áreas de expansão urbana utilizando técnicas de geoprocessamento : bacia hidrográfica do Arroio do Salso em Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2014Geografia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000963675.pdf000963675.pdfTexto completoapplication/pdf3686945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115406/1/000963675.pdfd78486f561d994a2a6c7e22e20d89ba0MD51TEXT000963675.pdf.txt000963675.pdf.txtExtracted Texttext/plain99143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115406/2/000963675.pdf.txtdc01f934a02760a69163b75a3578b47bMD52THUMBNAIL000963675.pdf.jpg000963675.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1116http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115406/3/000963675.pdf.jpg7dd80d454b0de2956fcdb9254081202bMD5310183/1154062018-10-19 10:46:04.446oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115406Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:46:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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