Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272981 |
Resumo: | Objetivo: Elaborar e validar um cenário de telessimulação para estudantes de enfermagem no cuidado ao prematuro tardio com hipoglicemia. Métodos: Estudo metodológico, realizado entre agosto de 2021 e maio de 2022, em ambiente virtual envolvendo construção e validação de conteúdo com 10 especialistas e teste do cenário com 10 estudantes. Foi utilizado índice de validade de conteúdo igual ou superior a 80% e análise de sugestões por aproximação semântica. Resultados: Na validação, os 14 itens do cenário foram considerados adequados, com índice geral de 97,8% e 98,5% para clareza e pertinência, respectivamente. No teste do cenário, o índice foi de 99,7%, sendo que o item “recursos” obteve o menor escore. Foram realizados ajustes nos objetivos, termos técnicos, recursos e público-alvo. Conclusão: A telessimulação é uma tecnologia educacional viável e aceita na capacitação de estudantes de enfermagem e com potencial para melhorar a qualidade do ensino e da assistência neonatal. |
id |
UFRGS-2_a3c352591e9c4ac337fc0daecf49d0c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272981 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Porto, Débora SchimittCunha, Maria Luzia Chollopetz da2024-03-07T05:00:51Z20230034-7167http://hdl.handle.net/10183/272981001197073Objetivo: Elaborar e validar um cenário de telessimulação para estudantes de enfermagem no cuidado ao prematuro tardio com hipoglicemia. Métodos: Estudo metodológico, realizado entre agosto de 2021 e maio de 2022, em ambiente virtual envolvendo construção e validação de conteúdo com 10 especialistas e teste do cenário com 10 estudantes. Foi utilizado índice de validade de conteúdo igual ou superior a 80% e análise de sugestões por aproximação semântica. Resultados: Na validação, os 14 itens do cenário foram considerados adequados, com índice geral de 97,8% e 98,5% para clareza e pertinência, respectivamente. No teste do cenário, o índice foi de 99,7%, sendo que o item “recursos” obteve o menor escore. Foram realizados ajustes nos objetivos, termos técnicos, recursos e público-alvo. Conclusão: A telessimulação é uma tecnologia educacional viável e aceita na capacitação de estudantes de enfermagem e com potencial para melhorar a qualidade do ensino e da assistência neonatal.Objective: To develop and validate a telesimulation scenario for nursing students in the care of late preterm infants with hypoglycemia. Methods: A methodological study conducted between August 2021 and May 2022 in a virtual environment involved constructing and validating the scenario with 10 experts, and testing it with 10 students. The content validity index assessed validity, with a threshold of 80% or higher, and suggestions were analyzed using semantic approximation. Results: Validation confirmed the appropriateness of all 14 scenario items, with an overall index of 97.8% and clarity and relevance indices of 98.5%. During testing, the overall index was 99.7%, with the “resources” item receiving the lowest score. Adjustments were made to objectives, technical terms, resources, and target audience based on feedback. Conclusion: Telesimulation is a widely accepted educational technology for training nursing students, with potential to enhance teaching quality and neonatal care.Objetivo: Desarrollar y validar un escenario de telesimulación para estudiantes de enfermería en el cuidado de recién nacidos prematuros tardíos con hipoglucemia. Métodos: Estudio metodológico virtual entre agosto de 2021 y mayo de 2022, con construcción y validación del escenario por 10 expertos y prueba con 10 estudiantes. Se utilizó un índice de validez de contenido con umbral del 80% o superior y se analizaron sugerencias mediante aproximación semántica. Resultados: Validación confirmó la adecuación de los 14 elementos del escenario, con un índice general del 97.8% y claridad y pertinencia del 98.5%. En la prueba del escenario, el índice general fue del 99.7%, con “recursos” obteniendo la puntuación más baja. Se ajustaron objetivos, términos técnicos, recursos y público objetivo según comentarios recibidos. Conclusión: Telesimulación es una tecnología educativa ampliamente aceptada para formación de estudiantes de enfermería, con potencial para mejorar la calidad de la enseñanza y el cuidado neonatal.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Vol. 76, supl. 4 (2023), e20220438, 9 p.Estudo de validaçãoRecém-nascido prematuroTreinamento por simulaçãoTreinamento por simulaçãoEstudantes de enfermagemValidation studyPremature newbornSimulation trainingTelesimulationNursing studentsEstudio de validaciónRecién nacido prematuroEntrenamiento de simulaciónTelesimulaciónEstudiantes de enfermeiraValidação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagemValidation of telesimulation in the care of late preterm newborns with hypoglycemia for nursing students Validación de la telesimulación en el cuidado del recién nacido prematuro tardío con hipoglucemia para estudiantes de enfermeira info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197073.pdf.txt001197073.pdf.txtExtracted Texttext/plain52963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272981/2/001197073.pdf.txtf8621b8156b5ca2ba072d22ab7d7cbb4MD52ORIGINAL001197073.pdfTexto completoapplication/pdf200832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272981/1/001197073.pdf9968bf81a0ab5df15151a5c3dd9c53a5MD5110183/2729812024-03-08 05:00:10.833309oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272981Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-08T08:00:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Validation of telesimulation in the care of late preterm newborns with hypoglycemia for nursing students |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Validación de la telesimulación en el cuidado del recién nacido prematuro tardío con hipoglucemia para estudiantes de enfermeira |
title |
Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem |
spellingShingle |
Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem Porto, Débora Schimitt Estudo de validação Recém-nascido prematuro Treinamento por simulação Treinamento por simulação Estudantes de enfermagem Validation study Premature newborn Simulation training Telesimulation Nursing students Estudio de validación Recién nacido prematuro Entrenamiento de simulación Telesimulación Estudiantes de enfermeira |
title_short |
Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem |
title_full |
Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem |
title_fullStr |
Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem |
title_sort |
Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem |
author |
Porto, Débora Schimitt |
author_facet |
Porto, Débora Schimitt Cunha, Maria Luzia Chollopetz da |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Maria Luzia Chollopetz da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Débora Schimitt Cunha, Maria Luzia Chollopetz da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudo de validação Recém-nascido prematuro Treinamento por simulação Treinamento por simulação Estudantes de enfermagem |
topic |
Estudo de validação Recém-nascido prematuro Treinamento por simulação Treinamento por simulação Estudantes de enfermagem Validation study Premature newborn Simulation training Telesimulation Nursing students Estudio de validación Recién nacido prematuro Entrenamiento de simulación Telesimulación Estudiantes de enfermeira |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Validation study Premature newborn Simulation training Telesimulation Nursing students |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Estudio de validación Recién nacido prematuro Entrenamiento de simulación Telesimulación Estudiantes de enfermeira |
description |
Objetivo: Elaborar e validar um cenário de telessimulação para estudantes de enfermagem no cuidado ao prematuro tardio com hipoglicemia. Métodos: Estudo metodológico, realizado entre agosto de 2021 e maio de 2022, em ambiente virtual envolvendo construção e validação de conteúdo com 10 especialistas e teste do cenário com 10 estudantes. Foi utilizado índice de validade de conteúdo igual ou superior a 80% e análise de sugestões por aproximação semântica. Resultados: Na validação, os 14 itens do cenário foram considerados adequados, com índice geral de 97,8% e 98,5% para clareza e pertinência, respectivamente. No teste do cenário, o índice foi de 99,7%, sendo que o item “recursos” obteve o menor escore. Foram realizados ajustes nos objetivos, termos técnicos, recursos e público-alvo. Conclusão: A telessimulação é uma tecnologia educacional viável e aceita na capacitação de estudantes de enfermagem e com potencial para melhorar a qualidade do ensino e da assistência neonatal. |
publishDate |
2023 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-07T05:00:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/272981 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0034-7167 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001197073 |
identifier_str_mv |
0034-7167 001197073 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/272981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de enfermagem. Vol. 76, supl. 4 (2023), e20220438, 9 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272981/2/001197073.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272981/1/001197073.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f8621b8156b5ca2ba072d22ab7d7cbb4 9968bf81a0ab5df15151a5c3dd9c53a5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225113234833408 |