Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Débora Schimitt
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cunha, Maria Luzia Chollopetz da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272981
Resumo: Objetivo: Elaborar e validar um cenário de telessimulação para estudantes de enfermagem no cuidado ao prematuro tardio com hipoglicemia. Métodos: Estudo metodológico, realizado entre agosto de 2021 e maio de 2022, em ambiente virtual envolvendo construção e validação de conteúdo com 10 especialistas e teste do cenário com 10 estudantes. Foi utilizado índice de validade de conteúdo igual ou superior a 80% e análise de sugestões por aproximação semântica. Resultados: Na validação, os 14 itens do cenário foram considerados adequados, com índice geral de 97,8% e 98,5% para clareza e pertinência, respectivamente. No teste do cenário, o índice foi de 99,7%, sendo que o item “recursos” obteve o menor escore. Foram realizados ajustes nos objetivos, termos técnicos, recursos e público-alvo. Conclusão: A telessimulação é uma tecnologia educacional viável e aceita na capacitação de estudantes de enfermagem e com potencial para melhorar a qualidade do ensino e da assistência neonatal.
id UFRGS-2_a3c352591e9c4ac337fc0daecf49d0c5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272981
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Porto, Débora SchimittCunha, Maria Luzia Chollopetz da2024-03-07T05:00:51Z20230034-7167http://hdl.handle.net/10183/272981001197073Objetivo: Elaborar e validar um cenário de telessimulação para estudantes de enfermagem no cuidado ao prematuro tardio com hipoglicemia. Métodos: Estudo metodológico, realizado entre agosto de 2021 e maio de 2022, em ambiente virtual envolvendo construção e validação de conteúdo com 10 especialistas e teste do cenário com 10 estudantes. Foi utilizado índice de validade de conteúdo igual ou superior a 80% e análise de sugestões por aproximação semântica. Resultados: Na validação, os 14 itens do cenário foram considerados adequados, com índice geral de 97,8% e 98,5% para clareza e pertinência, respectivamente. No teste do cenário, o índice foi de 99,7%, sendo que o item “recursos” obteve o menor escore. Foram realizados ajustes nos objetivos, termos técnicos, recursos e público-alvo. Conclusão: A telessimulação é uma tecnologia educacional viável e aceita na capacitação de estudantes de enfermagem e com potencial para melhorar a qualidade do ensino e da assistência neonatal.Objective: To develop and validate a telesimulation scenario for nursing students in the care of late preterm infants with hypoglycemia. Methods: A methodological study conducted between August 2021 and May 2022 in a virtual environment involved constructing and validating the scenario with 10 experts, and testing it with 10 students. The content validity index assessed validity, with a threshold of 80% or higher, and suggestions were analyzed using semantic approximation. Results: Validation confirmed the appropriateness of all 14 scenario items, with an overall index of 97.8% and clarity and relevance indices of 98.5%. During testing, the overall index was 99.7%, with the “resources” item receiving the lowest score. Adjustments were made to objectives, technical terms, resources, and target audience based on feedback. Conclusion: Telesimulation is a widely accepted educational technology for training nursing students, with potential to enhance teaching quality and neonatal care.Objetivo: Desarrollar y validar un escenario de telesimulación para estudiantes de enfermería en el cuidado de recién nacidos prematuros tardíos con hipoglucemia. Métodos: Estudio metodológico virtual entre agosto de 2021 y mayo de 2022, con construcción y validación del escenario por 10 expertos y prueba con 10 estudiantes. Se utilizó un índice de validez de contenido con umbral del 80% o superior y se analizaron sugerencias mediante aproximación semántica. Resultados: Validación confirmó la adecuación de los 14 elementos del escenario, con un índice general del 97.8% y claridad y pertinencia del 98.5%. En la prueba del escenario, el índice general fue del 99.7%, con “recursos” obteniendo la puntuación más baja. Se ajustaron objetivos, términos técnicos, recursos y público objetivo según comentarios recibidos. Conclusión: Telesimulación es una tecnología educativa ampliamente aceptada para formación de estudiantes de enfermería, con potencial para mejorar la calidad de la enseñanza y el cuidado neonatal.application/pdfporRevista brasileira de enfermagem. Vol. 76, supl. 4 (2023), e20220438, 9 p.Estudo de validaçãoRecém-nascido prematuroTreinamento por simulaçãoTreinamento por simulaçãoEstudantes de enfermagemValidation studyPremature newbornSimulation trainingTelesimulationNursing studentsEstudio de validaciónRecién nacido prematuroEntrenamiento de simulaciónTelesimulaciónEstudiantes de enfermeiraValidação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagemValidation of telesimulation in the care of late preterm newborns with hypoglycemia for nursing students Validación de la telesimulación en el cuidado del recién nacido prematuro tardío con hipoglucemia para estudiantes de enfermeira info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001197073.pdf.txt001197073.pdf.txtExtracted Texttext/plain52963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272981/2/001197073.pdf.txtf8621b8156b5ca2ba072d22ab7d7cbb4MD52ORIGINAL001197073.pdfTexto completoapplication/pdf200832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272981/1/001197073.pdf9968bf81a0ab5df15151a5c3dd9c53a5MD5110183/2729812024-03-08 05:00:10.833309oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272981Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-08T08:00:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Validation of telesimulation in the care of late preterm newborns with hypoglycemia for nursing students
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Validación de la telesimulación en el cuidado del recién nacido prematuro tardío con hipoglucemia para estudiantes de enfermeira
title Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem
spellingShingle Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem
Porto, Débora Schimitt
Estudo de validação
Recém-nascido prematuro
Treinamento por simulação
Treinamento por simulação
Estudantes de enfermagem
Validation study
Premature newborn
Simulation training
Telesimulation
Nursing students
Estudio de validación
Recién nacido prematuro
Entrenamiento de simulación
Telesimulación
Estudiantes de enfermeira
title_short Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem
title_full Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem
title_fullStr Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem
title_sort Validação de telessimulação no cuidado ao recém-nascido prematuro tardio com hipoglicemia para estudantes de enfermagem
author Porto, Débora Schimitt
author_facet Porto, Débora Schimitt
Cunha, Maria Luzia Chollopetz da
author_role author
author2 Cunha, Maria Luzia Chollopetz da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Débora Schimitt
Cunha, Maria Luzia Chollopetz da
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de validação
Recém-nascido prematuro
Treinamento por simulação
Treinamento por simulação
Estudantes de enfermagem
topic Estudo de validação
Recém-nascido prematuro
Treinamento por simulação
Treinamento por simulação
Estudantes de enfermagem
Validation study
Premature newborn
Simulation training
Telesimulation
Nursing students
Estudio de validación
Recién nacido prematuro
Entrenamiento de simulación
Telesimulación
Estudiantes de enfermeira
dc.subject.eng.fl_str_mv Validation study
Premature newborn
Simulation training
Telesimulation
Nursing students
dc.subject.spa.fl_str_mv Estudio de validación
Recién nacido prematuro
Entrenamiento de simulación
Telesimulación
Estudiantes de enfermeira
description Objetivo: Elaborar e validar um cenário de telessimulação para estudantes de enfermagem no cuidado ao prematuro tardio com hipoglicemia. Métodos: Estudo metodológico, realizado entre agosto de 2021 e maio de 2022, em ambiente virtual envolvendo construção e validação de conteúdo com 10 especialistas e teste do cenário com 10 estudantes. Foi utilizado índice de validade de conteúdo igual ou superior a 80% e análise de sugestões por aproximação semântica. Resultados: Na validação, os 14 itens do cenário foram considerados adequados, com índice geral de 97,8% e 98,5% para clareza e pertinência, respectivamente. No teste do cenário, o índice foi de 99,7%, sendo que o item “recursos” obteve o menor escore. Foram realizados ajustes nos objetivos, termos técnicos, recursos e público-alvo. Conclusão: A telessimulação é uma tecnologia educacional viável e aceita na capacitação de estudantes de enfermagem e com potencial para melhorar a qualidade do ensino e da assistência neonatal.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-07T05:00:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/272981
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7167
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001197073
identifier_str_mv 0034-7167
001197073
url http://hdl.handle.net/10183/272981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de enfermagem. Vol. 76, supl. 4 (2023), e20220438, 9 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272981/2/001197073.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272981/1/001197073.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f8621b8156b5ca2ba072d22ab7d7cbb4
9968bf81a0ab5df15151a5c3dd9c53a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225113234833408