Causas do absenteísmo por motivo de saúde de professores em uma prefeitura da Região Metropolitana de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140264 |
Resumo: | Este estudo apresenta as causas dos afastamentos do trabalho de professores de uma Prefeitura da Região Metropolitana de Porto Alegre. Também, apresenta a percepção dos professores do município sobre os afastamentos e a relação destes com o trabalho. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa documental das licenças-saúde concedidas aos professores no ano de 2014 e entrevistas com oito destes professores, sendo que um entrevistado já fez parte da direção escolar e os outros são de algumas escolas do município. Após a obtenção das informações coletadas, foi feito o levantamento dos motivos dos afastamentos e o cruzamento dos dados sobre o perfil dos professores, bem como a análise de diversos elementos encontrados nas falas dos servidores nas entrevistas, que sugerem relações entre os afastamentos com o exercício do trabalho, ambiente escolar, estrutura física do local de trabalho, relacionamento interpessoal, apoio institucional, entre outros. Constatou-se que 67 (50%) dos professores estiveram em licença-saúde por transtornos mentais e comportamentais, caracterizando um número muito elevado. Em segundo lugar estão as doenças do sistema osteomuscular e tecido conjuntivo, acometendo doze professores (9%), indicador bastante inferior ao primeiro. A maioria das doenças relacionadas aos transtornos mentais e comportamentais são os transtornos depressivos (leves e graves). Dados das entrevistas sugerem que estes afastamentos podem ter sido causados principalmente devido à violência nas escolas, envolvendo os alunos e a comunidade. A partir dos resultados encontrados, pretende-se auxiliar a Administração Municipal a realizar ações voltadas à prevenção e promoção à saúde para os professores do município. |
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Moreira, Daniela ZanoniRodrigues, Maria Beatriz2016-05-05T02:08:34Z2015http://hdl.handle.net/10183/140264000989603Este estudo apresenta as causas dos afastamentos do trabalho de professores de uma Prefeitura da Região Metropolitana de Porto Alegre. Também, apresenta a percepção dos professores do município sobre os afastamentos e a relação destes com o trabalho. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa documental das licenças-saúde concedidas aos professores no ano de 2014 e entrevistas com oito destes professores, sendo que um entrevistado já fez parte da direção escolar e os outros são de algumas escolas do município. Após a obtenção das informações coletadas, foi feito o levantamento dos motivos dos afastamentos e o cruzamento dos dados sobre o perfil dos professores, bem como a análise de diversos elementos encontrados nas falas dos servidores nas entrevistas, que sugerem relações entre os afastamentos com o exercício do trabalho, ambiente escolar, estrutura física do local de trabalho, relacionamento interpessoal, apoio institucional, entre outros. Constatou-se que 67 (50%) dos professores estiveram em licença-saúde por transtornos mentais e comportamentais, caracterizando um número muito elevado. Em segundo lugar estão as doenças do sistema osteomuscular e tecido conjuntivo, acometendo doze professores (9%), indicador bastante inferior ao primeiro. A maioria das doenças relacionadas aos transtornos mentais e comportamentais são os transtornos depressivos (leves e graves). Dados das entrevistas sugerem que estes afastamentos podem ter sido causados principalmente devido à violência nas escolas, envolvendo os alunos e a comunidade. A partir dos resultados encontrados, pretende-se auxiliar a Administração Municipal a realizar ações voltadas à prevenção e promoção à saúde para os professores do município.This study presents the causes of teacher absenteeism for health reasons in a city of metropolitan area of the Porto Alegre. Also presents the perception of municipal teachers on sick leave and their relationship with work. To achieve the proposed objectives, it was conducted a documentary research of sick leave granted to teachers in 2014 and interviews were conducted with eight of these teachers, and one respondent was part of the management team and others are some municipal schools. From procurement of information that was collected was made the classification of the reasons of sick leave and the intersection of data on the profile of teachers as well as the analysis of various elements found in the speech of servers in the interview that suggest relationships between the absence with the exercise of work, school environment, structure of the workplace, interpersonal relationship, institutional support, among others. It was found that 67 (50%) of teachers were on sick leave for mental and behavioral disorders, showing a very high number. Second are diseases of the musculoskeletal system and connective tissue, affecting twelve teachers (9%), well below the first indicator. Most diseases related to mental and behavioral disorders are depressive disorders (mild and severe). The interviews suggest that these sick leaves may have been caused mainly due to violence in schools, involving students and also the community. From these results, it is intended to assist the Municipal Administration to conduct actions aimed at prevention and health promotion for the city's teachers.application/pdfporSaúde do trabalhadorTrabalho docenteAbsenteísmoAbsenteeismOccupational healthTeachingSick leave for teachersCausas do absenteísmo por motivo de saúde de professores em uma prefeitura da Região Metropolitana de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2015/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989603.pdf000989603.pdfTexto completoapplication/pdf1560844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140264/1/000989603.pdf74e4202053344b5a942f40ed008cf2e6MD51TEXT000989603.pdf.txt000989603.pdf.txtExtracted Texttext/plain179601http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140264/2/000989603.pdf.txtae313e76bfcfa7e6adfae2787fadf1bfMD52THUMBNAIL000989603.pdf.jpg000989603.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1188http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140264/3/000989603.pdf.jpg3d304900655201e4db2a5ea40e3a5507MD5310183/1402642018-10-25 09:27:33.493oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140264Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:27:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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