Apontamentos sobre ética na pesquisa : tensões da educação no encontro com a saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115552 |
Resumo: | Esta escritura foi disparada com o seminário avançado sobre Ética na pesquisa, que envolvia questões e proposições para a Educação e para a Saúde Coletiva, realizado no primeiro semestre letivo de 2014, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - uma promoção dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Saúde Coletiva. Trouxemos, neste artigo, apontamentos sobre a vida e os encontros, tomando-os como tarefa ética quando se investiga em ciência e na produção de conhecimento em saúde. Pensamos, aí, uma Ética “da educação” no cuidado em saúde. Sugerimos a potência de permanentemente aprender, durante a pesquisa, porque se pesquisa. Pesquisar é aceitar o imprevisível, é se deixar ser afetado, é a capacidade de suportar o que não para de diferir. Pesquisar exige Ética para com o que pede passagem, com a densidade da vida e com a labilidade das formas. Propomos que “parafernálias do encontro” - e não as tralhas tecnológicas - sejam disparadoras de potência para a afirmação da vida. |
id |
UFRGS-2_a42601a0eb2358225e3f5868fc2caaf6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115552 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ceccim, Ricardo BurgGai, Daniele Noal2015-04-24T01:58:58Z20152446-4813http://hdl.handle.net/10183/115552000964296Esta escritura foi disparada com o seminário avançado sobre Ética na pesquisa, que envolvia questões e proposições para a Educação e para a Saúde Coletiva, realizado no primeiro semestre letivo de 2014, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - uma promoção dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Saúde Coletiva. Trouxemos, neste artigo, apontamentos sobre a vida e os encontros, tomando-os como tarefa ética quando se investiga em ciência e na produção de conhecimento em saúde. Pensamos, aí, uma Ética “da educação” no cuidado em saúde. Sugerimos a potência de permanentemente aprender, durante a pesquisa, porque se pesquisa. Pesquisar é aceitar o imprevisível, é se deixar ser afetado, é a capacidade de suportar o que não para de diferir. Pesquisar exige Ética para com o que pede passagem, com a densidade da vida e com a labilidade das formas. Propomos que “parafernálias do encontro” - e não as tralhas tecnológicas - sejam disparadoras de potência para a afirmação da vida.This writing was triggered by the advanced seminar on Ethics in research involving issues and propositions for Education and Collective Health. The seminar was held in the first semester of 2014, in the Federal University of Rio Grande do Sul, promoted by the programs of Graduate Studies in Education and Collective Health. We brought, in this article, notes on life and encounters, taking them as an ethical task when investigating in science and in knowledge production in health. We think, there, an “education” Ethics in health care. We suggest the potency of learning permanently, during the research, why we research. Researching is accepting the unpredictable; is to letting yourself be affected; it is the ability to endure what does not stop from differ. Researching requires Ethics to what asks for passage, to the density of life and to the lability of the forms. We propose that “paraphernalia of encounter” – and not the technological junk - be the trigger of the potency to the affirmation of life.application/pdfporSaúde em Redes. Porto Alegre. Vol. 1, n. 1 (2015), p. 31-38Ética em pesquisaPesquisa : EducaçãoSaúde : PesquisaResearch ethicsResearch-educationResearch-healthLife-healthLife-educationApontamentos sobre ética na pesquisa : tensões da educação no encontro com a saúdeNotes about research ethics : tensions of education in the encounter with the healthinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000964296.pdf.txt000964296.pdf.txtExtracted Texttext/plain27441http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115552/2/000964296.pdf.txtff97a19f98ecf4f025b70aa2d241ddd2MD52ORIGINAL000964296.pdf000964296.pdfTexto completoapplication/pdf189935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115552/1/000964296.pdf61d6644415da3847ed69a35b13a5e6beMD51THUMBNAIL000964296.pdf.jpg000964296.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2093http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115552/3/000964296.pdf.jpg0ab68bb52de641132c05b1ee21eea87eMD5310183/1155522018-10-22 07:27:45.151oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115552Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T10:27:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Apontamentos sobre ética na pesquisa : tensões da educação no encontro com a saúde |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Notes about research ethics : tensions of education in the encounter with the health |
title |
Apontamentos sobre ética na pesquisa : tensões da educação no encontro com a saúde |
spellingShingle |
Apontamentos sobre ética na pesquisa : tensões da educação no encontro com a saúde Ceccim, Ricardo Burg Ética em pesquisa Pesquisa : Educação Saúde : Pesquisa Research ethics Research-education Research-health Life-health Life-education |
title_short |
Apontamentos sobre ética na pesquisa : tensões da educação no encontro com a saúde |
title_full |
Apontamentos sobre ética na pesquisa : tensões da educação no encontro com a saúde |
title_fullStr |
Apontamentos sobre ética na pesquisa : tensões da educação no encontro com a saúde |
title_full_unstemmed |
Apontamentos sobre ética na pesquisa : tensões da educação no encontro com a saúde |
title_sort |
Apontamentos sobre ética na pesquisa : tensões da educação no encontro com a saúde |
author |
Ceccim, Ricardo Burg |
author_facet |
Ceccim, Ricardo Burg Gai, Daniele Noal |
author_role |
author |
author2 |
Gai, Daniele Noal |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ceccim, Ricardo Burg Gai, Daniele Noal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética em pesquisa Pesquisa : Educação Saúde : Pesquisa |
topic |
Ética em pesquisa Pesquisa : Educação Saúde : Pesquisa Research ethics Research-education Research-health Life-health Life-education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Research ethics Research-education Research-health Life-health Life-education |
description |
Esta escritura foi disparada com o seminário avançado sobre Ética na pesquisa, que envolvia questões e proposições para a Educação e para a Saúde Coletiva, realizado no primeiro semestre letivo de 2014, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - uma promoção dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Saúde Coletiva. Trouxemos, neste artigo, apontamentos sobre a vida e os encontros, tomando-os como tarefa ética quando se investiga em ciência e na produção de conhecimento em saúde. Pensamos, aí, uma Ética “da educação” no cuidado em saúde. Sugerimos a potência de permanentemente aprender, durante a pesquisa, porque se pesquisa. Pesquisar é aceitar o imprevisível, é se deixar ser afetado, é a capacidade de suportar o que não para de diferir. Pesquisar exige Ética para com o que pede passagem, com a densidade da vida e com a labilidade das formas. Propomos que “parafernálias do encontro” - e não as tralhas tecnológicas - sejam disparadoras de potência para a afirmação da vida. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-24T01:58:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115552 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2446-4813 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000964296 |
identifier_str_mv |
2446-4813 000964296 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Saúde em Redes. Porto Alegre. Vol. 1, n. 1 (2015), p. 31-38 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115552/2/000964296.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115552/1/000964296.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115552/3/000964296.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff97a19f98ecf4f025b70aa2d241ddd2 61d6644415da3847ed69a35b13a5e6be 0ab68bb52de641132c05b1ee21eea87e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487283936002048 |