Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/267108 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar três exemplares de livros didáticos da disciplina de Ciências para o oitavo ano do ensino fundamental, adotados pela escola EMEF América localizada na zona leste de Porto Alegre. Serão analisados os conteúdos relacionados aos sistemas do corpo humano, em relação à nova diretriz nacional, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como as suas abordagens e à contextualização dos assuntos. Será utilizado um roteiro de perguntas baseadas nas competências para o ensino de Ciências que auxiliará na análise bibliográfica dos livros. Levando em consideração que os alunos precisam de um ensino contextualizado que favoreça a aprendizagem e aproxime-os da sua realidade. Apesar de o livro didático ser utilizado como um instrumento de ensino, ele acaba sendo um material generalizado, pois não leva em consideração as vivências dos alunos. É necessário trabalhar o contexto, proporcionar interação entre a teoria e a prática escolar. Respeitando a diversidade, a pluralidade de ideias, as formas de aprendizado e buscando sempre a visão de conjunto, no qual as informações terão um significado positivo na vida do educando. |
id |
UFRGS-2_a4934c8d9cea70634b8d9f57bea48b8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267108 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Conceição, Rubia Pinto da SilvaSilva, Rodrigo Sychocki daOliveira, Ana Paula Santellano de2023-11-14T03:25:00Z2021http://hdl.handle.net/10183/267108001166156Esta pesquisa tem por objetivo analisar três exemplares de livros didáticos da disciplina de Ciências para o oitavo ano do ensino fundamental, adotados pela escola EMEF América localizada na zona leste de Porto Alegre. Serão analisados os conteúdos relacionados aos sistemas do corpo humano, em relação à nova diretriz nacional, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como as suas abordagens e à contextualização dos assuntos. Será utilizado um roteiro de perguntas baseadas nas competências para o ensino de Ciências que auxiliará na análise bibliográfica dos livros. Levando em consideração que os alunos precisam de um ensino contextualizado que favoreça a aprendizagem e aproxime-os da sua realidade. Apesar de o livro didático ser utilizado como um instrumento de ensino, ele acaba sendo um material generalizado, pois não leva em consideração as vivências dos alunos. É necessário trabalhar o contexto, proporcionar interação entre a teoria e a prática escolar. Respeitando a diversidade, a pluralidade de ideias, as formas de aprendizado e buscando sempre a visão de conjunto, no qual as informações terão um significado positivo na vida do educando.This research aims to analyze three copies of science textbooks for the eighth year of elementary school, adopted by the EMEF América school located in the east of Porto Alegre. Contents related to human body systems will be analyzed, in relation to the new national guideline, the Common National Curriculum Base (BNCC), as well as their approaches and contextualization of the subjects. A script of questions based on competences for the teaching of Science will be used, which will help in the bibliographic analysis of the books. Taking into account that students need contextualized teaching that favors learning and brings them closer to their reality. Although the textbook is used as a teaching tool, it ends up being a generalized material, as it does not take into account the students' experiences. It is necessary to work the context, provide interaction between theory and school practice. Respecting diversity, plurality of ideas, ways of learning and always looking for an overall view, where information will have a positive meaning in the student's life.application/pdfporEnsino de ciênciasCorpo humanoMateriais de ensinoTextbook AnalysisNational Curriculum GuidelinesScience TeachingSistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166156.pdf.txt001166156.pdf.txtExtracted Texttext/plain59935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267108/2/001166156.pdf.txtd59c1252b035bddd54f2a98596d453f1MD52ORIGINAL001166156.pdfTexto completoapplication/pdf3145029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267108/1/001166156.pdff3a6e8686dc463c5ee547ff3503be1eaMD5110183/2671082023-11-15 04:26:53.12453oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267108Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-15T06:26:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais |
title |
Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais |
spellingShingle |
Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais Conceição, Rubia Pinto da Silva Ensino de ciências Corpo humano Materiais de ensino Textbook Analysis National Curriculum Guidelines Science Teaching |
title_short |
Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais |
title_full |
Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais |
title_fullStr |
Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais |
title_full_unstemmed |
Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais |
title_sort |
Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais |
author |
Conceição, Rubia Pinto da Silva |
author_facet |
Conceição, Rubia Pinto da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Conceição, Rubia Pinto da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rodrigo Sychocki da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Paula Santellano de |
contributor_str_mv |
Silva, Rodrigo Sychocki da Oliveira, Ana Paula Santellano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Corpo humano Materiais de ensino |
topic |
Ensino de ciências Corpo humano Materiais de ensino Textbook Analysis National Curriculum Guidelines Science Teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Textbook Analysis National Curriculum Guidelines Science Teaching |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo analisar três exemplares de livros didáticos da disciplina de Ciências para o oitavo ano do ensino fundamental, adotados pela escola EMEF América localizada na zona leste de Porto Alegre. Serão analisados os conteúdos relacionados aos sistemas do corpo humano, em relação à nova diretriz nacional, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como as suas abordagens e à contextualização dos assuntos. Será utilizado um roteiro de perguntas baseadas nas competências para o ensino de Ciências que auxiliará na análise bibliográfica dos livros. Levando em consideração que os alunos precisam de um ensino contextualizado que favoreça a aprendizagem e aproxime-os da sua realidade. Apesar de o livro didático ser utilizado como um instrumento de ensino, ele acaba sendo um material generalizado, pois não leva em consideração as vivências dos alunos. É necessário trabalhar o contexto, proporcionar interação entre a teoria e a prática escolar. Respeitando a diversidade, a pluralidade de ideias, as formas de aprendizado e buscando sempre a visão de conjunto, no qual as informações terão um significado positivo na vida do educando. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-11-14T03:25:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/267108 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001166156 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/267108 |
identifier_str_mv |
001166156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267108/2/001166156.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267108/1/001166156.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d59c1252b035bddd54f2a98596d453f1 f3a6e8686dc463c5ee547ff3503be1ea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224670283825152 |