Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Rubia Pinto da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267108
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar três exemplares de livros didáticos da disciplina de Ciências para o oitavo ano do ensino fundamental, adotados pela escola EMEF América localizada na zona leste de Porto Alegre. Serão analisados os conteúdos relacionados aos sistemas do corpo humano, em relação à nova diretriz nacional, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como as suas abordagens e à contextualização dos assuntos. Será utilizado um roteiro de perguntas baseadas nas competências para o ensino de Ciências que auxiliará na análise bibliográfica dos livros. Levando em consideração que os alunos precisam de um ensino contextualizado que favoreça a aprendizagem e aproxime-os da sua realidade. Apesar de o livro didático ser utilizado como um instrumento de ensino, ele acaba sendo um material generalizado, pois não leva em consideração as vivências dos alunos. É necessário trabalhar o contexto, proporcionar interação entre a teoria e a prática escolar. Respeitando a diversidade, a pluralidade de ideias, as formas de aprendizado e buscando sempre a visão de conjunto, no qual as informações terão um significado positivo na vida do educando.
id UFRGS-2_a4934c8d9cea70634b8d9f57bea48b8e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267108
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Conceição, Rubia Pinto da SilvaSilva, Rodrigo Sychocki daOliveira, Ana Paula Santellano de2023-11-14T03:25:00Z2021http://hdl.handle.net/10183/267108001166156Esta pesquisa tem por objetivo analisar três exemplares de livros didáticos da disciplina de Ciências para o oitavo ano do ensino fundamental, adotados pela escola EMEF América localizada na zona leste de Porto Alegre. Serão analisados os conteúdos relacionados aos sistemas do corpo humano, em relação à nova diretriz nacional, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como as suas abordagens e à contextualização dos assuntos. Será utilizado um roteiro de perguntas baseadas nas competências para o ensino de Ciências que auxiliará na análise bibliográfica dos livros. Levando em consideração que os alunos precisam de um ensino contextualizado que favoreça a aprendizagem e aproxime-os da sua realidade. Apesar de o livro didático ser utilizado como um instrumento de ensino, ele acaba sendo um material generalizado, pois não leva em consideração as vivências dos alunos. É necessário trabalhar o contexto, proporcionar interação entre a teoria e a prática escolar. Respeitando a diversidade, a pluralidade de ideias, as formas de aprendizado e buscando sempre a visão de conjunto, no qual as informações terão um significado positivo na vida do educando.This research aims to analyze three copies of science textbooks for the eighth year of elementary school, adopted by the EMEF América school located in the east of Porto Alegre. Contents related to human body systems will be analyzed, in relation to the new national guideline, the Common National Curriculum Base (BNCC), as well as their approaches and contextualization of the subjects. A script of questions based on competences for the teaching of Science will be used, which will help in the bibliographic analysis of the books. Taking into account that students need contextualized teaching that favors learning and brings them closer to their reality. Although the textbook is used as a teaching tool, it ends up being a generalized material, as it does not take into account the students' experiences. It is necessary to work the context, provide interaction between theory and school practice. Respecting diversity, plurality of ideas, ways of learning and always looking for an overall view, where information will have a positive meaning in the student's life.application/pdfporEnsino de ciênciasCorpo humanoMateriais de ensinoTextbook AnalysisNational Curriculum GuidelinesScience TeachingSistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001166156.pdf.txt001166156.pdf.txtExtracted Texttext/plain59935http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267108/2/001166156.pdf.txtd59c1252b035bddd54f2a98596d453f1MD52ORIGINAL001166156.pdfTexto completoapplication/pdf3145029http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267108/1/001166156.pdff3a6e8686dc463c5ee547ff3503be1eaMD5110183/2671082023-11-15 04:26:53.12453oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267108Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-11-15T06:26:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais
title Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais
spellingShingle Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais
Conceição, Rubia Pinto da Silva
Ensino de ciências
Corpo humano
Materiais de ensino
Textbook Analysis
National Curriculum Guidelines
Science Teaching
title_short Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais
title_full Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais
title_fullStr Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais
title_full_unstemmed Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais
title_sort Sistemas do corpo e ensino de Ciências : uma análise de livros didáticos à luz das diretrizes curriculares nacionais
author Conceição, Rubia Pinto da Silva
author_facet Conceição, Rubia Pinto da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Rubia Pinto da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Oliveira, Ana Paula Santellano de
contributor_str_mv Silva, Rodrigo Sychocki da
Oliveira, Ana Paula Santellano de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Corpo humano
Materiais de ensino
topic Ensino de ciências
Corpo humano
Materiais de ensino
Textbook Analysis
National Curriculum Guidelines
Science Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Textbook Analysis
National Curriculum Guidelines
Science Teaching
description Esta pesquisa tem por objetivo analisar três exemplares de livros didáticos da disciplina de Ciências para o oitavo ano do ensino fundamental, adotados pela escola EMEF América localizada na zona leste de Porto Alegre. Serão analisados os conteúdos relacionados aos sistemas do corpo humano, em relação à nova diretriz nacional, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como as suas abordagens e à contextualização dos assuntos. Será utilizado um roteiro de perguntas baseadas nas competências para o ensino de Ciências que auxiliará na análise bibliográfica dos livros. Levando em consideração que os alunos precisam de um ensino contextualizado que favoreça a aprendizagem e aproxime-os da sua realidade. Apesar de o livro didático ser utilizado como um instrumento de ensino, ele acaba sendo um material generalizado, pois não leva em consideração as vivências dos alunos. É necessário trabalhar o contexto, proporcionar interação entre a teoria e a prática escolar. Respeitando a diversidade, a pluralidade de ideias, as formas de aprendizado e buscando sempre a visão de conjunto, no qual as informações terão um significado positivo na vida do educando.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-14T03:25:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/267108
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001166156
url http://hdl.handle.net/10183/267108
identifier_str_mv 001166156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267108/2/001166156.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267108/1/001166156.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d59c1252b035bddd54f2a98596d453f1
f3a6e8686dc463c5ee547ff3503be1ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224670283825152